sexta-feira, 20 de abril de 2012

O segredo dos ótimos pit-stops da Ferrari

Na verdade, como sabemos, o "segredo" que define o sucesso de uma parada de box (pit-stop) de uma equipe é todo um conjunto de fatores: o momento certo de parar, equipamentos que funcionem perfeitamente, equipe treinada e afiada para fazer cada um a sua função e o piloto parar no lugar certo e sair o mais rapidamente possível quando autorizado - e essa autorização tem que ser dada na hora certa para evitar que o piloto saia com uma roda ainda sem prender, como aconteceu com Schumacher no último GP da China...

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Mas a troca dos pneus em si é um dos fatores mais importantes: quanto menor for o tempo de desaparafusar e reparafusar as rodas no carro, melhor, e parece que a Ferrari teve uma idéia muito simples para acelerar esse processo: aumentou "o passo" da rosca e diminuiu substancialmente o número de voltas que as porcas tem que percorrer no processo em relação aos concorrentes!
Clique na imagem para ampliá-la e compare:

Entrevista dos pilotos engraçadinhos

Como vimos nos posts anteriores, Schumacher e Button ficaram fazendo gracinhas uns com os outros durante uma entrevista com a TV Chinesa. Agora temos a íntegra do programa que reuniu os 6 campeões mundiais da F1 na ativa e vemos que eles realmente ficaram boiando com a lingua local, apesar da peripatética tradutora presente e matavam o tempo se divertindo entre si, com Kimi e Vettel também tomando parte. Dica do leitor Leonardo!  Prestem atenção nos minutos 2:50, 3:44 e 8:41.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

1º e 2º treinos livres da F1 - Resultados

Esse foi o resultado do 1º treino livre, onde Bruno Senna não correu (o reserva da equipe Williams, Valteri Bottas, sim).
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pos.    Piloto                Equipe               Tempo     Dif.  Voltas
 1. Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes       1m33.572            11
 2. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault       1m33.877s  + 0.305  21
 3. Paul di Resta         Force India-Mercedes   1m34.150s  + 0.578  26
 4. Nico Rosberg          Mercedes               1m34.249s  + 0.677  23
 5. Jenson Button         McLaren-Mercedes       1m34.277s  + 0.705  14
 6. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes   1m34.344s  + 0.772  26
 7. Michael Schumacher    Mercedes               1m34.483s  + 0.911  17
 8. Mark Webber           Red Bull-Renault       1m34.552s  + 0.980  22
 9. Kimi Raikkonen        Lotus-Renault          1m34.609s  + 1.037  17
10. Romain Grosjean       Lotus-Renault          1m34.847s  + 1.275  20
11. Sergio Perez          Sauber-Ferrari         1m35.024s  + 1.452  22
12. Pastor Maldonado      Williams-Renault       1m35.268s  + 1.696  24
13. Fernando Alonso       Ferrari                1m35.436s  + 1.864  21
14. Valtteri Bottas       Williams-Renault       1m35.497s  + 1.925  24
15. Felipe Massa          Ferrari                1m35.719s  + 2.147  19
16. Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari         1m35.929s  + 2.357  24
17. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Ferrari     1m36.195s  + 2.623  20
18. Heikki Kovalainen     Caterham-Renault       1m36.330s  + 2.758  11
19. Vitaly Petrov         Caterham-Renault       1m36.484s  + 2.912  18
20. Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari     1m36.591s  + 3.019  20
21. Charles Pic           Marussia-Cosworth      1m37.467s  + 3.895  17
22. Timo Glock            Marussia-Cosworth      1m38.006s  + 4.434  18
23. Pedro de la Rosa      HRT-Cosworth           1m38.877s  + 5.305  19
24. Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth           1m39.996s  + 6.424  23

E abaixo está o resultado do segundo treino livre, onde Bruno registrou sua melhor volta com pneus duros, não refletindo seu real potencial. Além disso as 2 Force Índia não treinaram como sinal de protesto "silencioso" (e não assumido) pela corrida no Bahrein.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pos.  Piloto                  Equipe               Time      Dif.  Voltas
 1. Nico Rosberg          Mercedes              1m32.816s            35 
 2. Mark Webber           Red Bull-Renault      1m33.262s  + 0.446   26 
 3. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault      1m33.525s  + 0.709   28 
 4. Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes      1m33.747s  + 0.931   26 
 5. Michael Schumacher    Mercedes              1m33.862s  + 1.046   31 
 6. Jenson Button         McLaren-Mercedes      1m34.246s  + 1.430   28 
 7. Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari        1m34.411s  + 1.595   34 
 8. Fernando Alonso       Ferrari               1m34.449s  + 1.633   31 
 9. Romain Grosjean       Lotus-Renault         1m34.615s  + 1.799   32 
10. Sergio Perez          Sauber-Ferrari        1m34.893s  + 2.077   34 
11. Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari    1m34.895s  + 2.079   29 
12. Felipe Massa          Ferrari               1m34.941s  + 2.125   29 
13. Kimi Raikkonen        Lotus-Renault         1m35.183s  + 2.367   33 
14. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Ferrari    1m35.229s  + 2.413   26 
15. Pastor Maldonado      Williams-Renault      1m35.459s  + 2.643   38 
16. Vitaly Petrov         Caterham-Renault      1m35.913s  + 3.097   32 
17. Heikki Kovalainen     Caterham-Renault      1m35.968s  + 3.152   35 
18. Bruno Senna           Williams-Renault      1m36.169s  + 3.353   30 
19. Timo Glock            Marussia-Cosworth     1m36.587s  + 3.771   32 
20. Charles Pic           Marussia-Cosworth     1m37.803s  + 4.987   33 
21. Pedro de la Rosa      HRT-Cosworth          1m37.812s  + 4.996   28 
22. Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth          1m39.649s  + 6.833   27