segunda-feira, 16 de julho de 2012

Caterham muda de endereço

A equipe Caterham de  F1 e GP2, cujos carros vieram com modificações que mostrei AQUI, esta de endereço novo. Após o GP da Hungria, daqui 2 semanas, os carros da equipe retornarão direto para a nova sede na cidade de Leafield, região de Oxfordshire, conhecida como "Motorsport Valley", ou "Vale dos esporte a motor", exatamente pela grande concentração de equipes de F1, como McLaren, Williams, Mercedes, Red Bull, Force Índia, Marussia, além de uma série de equipes de GP2, F3 e fornecedores da área.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Na verdade a "nova sede" já foi o quartel general de equipes como Arrows e Super Aguri e com isso mudança a equipe fica mais próxima a fornecedores, saindo parcialmente já que área de desenvolvimento de materiais continuará no atual endereço, em Hinghan, junto à fábrica dos carros de rua (de mesmo nome) do grupo e o centro de tecnologia também continuará na Alemanha.

Tomara que esse novo espaço, agora exclusivo para as divisões de competição do grupo, seja mais um passo rumo ao sucesso, das três equipes que entraram em 2012 essa é a que se mostrou mais séria, estruturada e conquistou minha simpatia.

Sobre o acidente de Maria de Villota

Hoje a equipe Marussia soltou um comunicado dizendo que após duas semanas de investigações internas, concluíram que o carro usado pela piloto Maria de Villota nada teve a ver com o carro da equipe, no sentido de afastar qualquer possibilidade de falha mecânica como causa do acidente.

Ok, isso pode (e deve) mesmo ser verdade, mas o que eles não abordam, tampouco as investigações oficiais que continuam a ser desenvolvidas é como pode num ambiente em que um carro atinge grandes velocidade a porta basculante do caminhão estar posicionada numa posição perigosa como aquela, de modo que quando a piloto, por qualquer que tenha sido a razão, perdeu o controle do carro, teve seus olhos e crânio afundados por sua extremidade.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

A imagem acima é bastante categórica: O caminhão estava estacionado de maneira no mínimo imprudente, e tivesse sua porta traseira aberta um palmo mais para baixo ou para cima, provavelmente a piloto e a equipe teria saído do acidente apenas com uma historia de danos materiais para contar. "Ah, foi um lance de azar", sim, um tremendo azar, uma fatalidade de fato, mas uma fatalidade que poderia ter sido evitada com facilidade.

Resta ver o que as autoridades inglesas, a agência independente contratada para investigar paralelamente e a silenciosa FIA vão revelar e opinar sobre as causas da aceleração do carro no momento do acidente e das medidas de segurança que devem ser adotadas em testes como esse, já que o fator imprudência (pela porta aberta) me parece daqui, do alto de meu sofá, bem clara.

A ver.

Caterham atualiza seu carro

A melhor das equipes novatas, a Caterham, trouxe para o GP da Inglaterra uma série de modificações para o seu carro, algumas delas visíveis. Com o tempo chuvoso acredita-se que eles não puderam capitalizar todo o potencial das novidades, algo que pode mudar um pouco já nesse fim de semana no GP da Alemanha (Hockenheim), aproximando-os um pouco mais das equipes do meio to pelotão, principalmente a Toro Rosso, que costuma ficar na rabeira desse grupo.

As principais modificações que vemos no novo lay-out do CT-01 são novos desenhos para a região dos escapamentos, agora mais parecidos com os vistos na McLaren e em várias outras equipes, asas verticais laterais com novo desenho, agora com uma abertura no meio, e uma nova asa dianteira, como novo desenho das extremidades, das aletas superiores e da ponta do elemento superior das asinhas centrais, agora sem um pequeno ângulo de abertura para cima.Além disso, passaram a usar um novo desenho nos dutos de resfriamento dos freios dianteiros. Clique nas imagens para ampliá-las.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1