segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Prost pilota a Red Bull de Vettel

O Tetracampeão de Fórmula 1 (1985/86/89/93) Alain Prost pilotou nesse fim de semana o RB6, carro do primeiro título de Sebastian Vettel (2010). Foi parte de uma ação entre a equipe Red Bull e a fornecedora de motores, a francesa Renault no fim de semana de corrida da Renault World Series em Paul Ricard, França.

Após algumas voltas no carro projetado por Adrian Newey, o mesmo que projetou o carro de seu último título, a Williams FW15 de 1993, o francês disse:

"No geral não é tão diferente do último carro que pilotei em 1996 (a McLaren MP4-11, nos testes de inverno), só que que tudo é mais perfeito. Parece que nós evoluímos em todos os departamentos", disse

"A maior diferença, especialmente para mim, foi em termos de ergonomia, como o piloto fica dentro do carro. Suas pernas ficam muito altas e você só tem dois pedais e a embreagem é no volante do carro, você tem que brecar com o pé esquerdo, o que é muito estranho para mim pois nunca fiz isso antes", acrescentou.


"Há varias coisas que parecem diferentes, mas você sente que pode ficar bem confortável no carro". ele também admitiu que o carro de 2010 foi um gigantesco passo à frente em relação ao Renault de 1983 que lhe deu o vice-campeonato daquele ano:

“Eu dirigi meu carro de 1983 aqui ano passado e foi algo realmente estranho: você fica se perguntando como nós podíamos pilotar carros como esse?"

Novamente sobre o RB6, Prost acrescenta: "O câmbio é fantástico, é fantástico como a potencia vem, é bem linear", concluindo "Estou muito impressionado e bastante feliz por ser capaz de fazer esse tipo de teste porque te permite ver as corridas atuais e trabalhar os pilotos de uma maneira diferente, é muito útil ter experiência com esse tipo de carro, então agradeço à equipe, estou muito agradecido."