quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bruno Senna substituido por Sakon Yamamoto em Silverstone

O jornalista inglês Joe Saward anunciou, Colin Kolles, diretor da Hispania confirmou: Sakon Yamamoto substituirá o piloto brasileiro no cockpit do Hispânia esse fim de semana.

A razão para a substição seria dinheiro de patrocinios que o japonês traria consigo.

Não se sabe se essa substituição valeria apenas em Silverstone ou para as demais  corridas do campeonato, e mesmo que seja apenas para essa corrida, se Bruno vai querer voltar depois dessa puxada de tapete.

Mais detalhes serão divulgados pela equipe somente na manhã de sexta-feira.

A Williams e a Sucessão

Pouco a pouco a equipe Williams vai passando de mão. Em 2004 Patrick Head, sócio de Frank Williams na equipe abdicou de seu cargo de Diretor técnico em favor de Sam Michael, embora continue na Williams como diretor de engenharia. No começo do ano Eles venderam uma parcela minoritária de suas ações para Toto Wolff. Hoje foi a vez de Frank Williams passar a Diretoria Executiva para Adam Parr (à direita na foto), que está na equipe desde 2006. Frank continuará na equipe como chefe do Conselho, mas na prática o dia-a-dia da gestão da equipe passa para a "próxima geração".

Agora resta esperar e torcer para que essas mudanças dêem inicio a outras, mais técnicas, que resultem no reestabelecimento da equipe, permitindo-a alçar voos mais altos e disputar vitórias, como fez até pela última vez em 2004.

PS: A Williams também deve anunciar a qualquer momento a permanência da Cosworth como sua fornecedora de motores para 2011.

Análise do meio de ano: SAUBER

Após o quase fechamento no fim do ano Passado, a equipe recomprada emergencialmente por Peter Sauber iniciou a pré-temporada virando tempos bons no inverno europeu, e arrancando elogios da fabricante de pneus Bridgestone, que chegou a dizer que o carro deles era o que melhor usava seus compostos. Sem o dinheiro farto e garantido da montadora bávara, Peter Sauber resolveu apostar na larga experiência de Pedro de la Rosa como piloto de testes da Mclaren como garantia de desenvolvimento do carro ao longo do ano e na juventude e arrojo de Kamui Kobayashi, único representante nipônico na categoria, o que também significaria potenciais patrocinadores japoneses.

Com o início da temporada, ficou claro que o carro da Sauber era ruim: Lento, ficava sempre lá atrás nos grids de largada e nas corridas, quase sempre quebrava. O tempo foi passando e os resultados não foram chegando, com isso tampouco vieram os potencias patrocinadores, os carros continuam brancos e entre seus pilotos, de la Rosa vem apresentando rendimentos abaixo do esperado. Eis que chega a etapa de Valência e tudo parece mudar de figura. Após uma classificação melhorzinha, mas ainda longe da ideal (lembrem-se que a BMW-Sauber iniciou 2009 acreditando no título), uma corrida com estratégias diferentes para seus pilotos e com a providencial presença do Safety-Car garantiu a Kobayashi a oportunidade de andar quase toda a corrida com pneus duros em terceiro lugar e as últimas voltas com pneus macios em ritmo espetacular, passando Fernando Alonso na penúltima volta e Buemi na última curva, garantindo para equipe valiosíssimos pontos no campeonato e uma lufada de ar fresco no ambiente pesado que se instalava na equipe pela falta de rendimento. Agora resta ver se nas etapas seguintes a equipe vai continuar a frequentar a zona de pontos pela melhora real de seus carros ou se o 7º lugar em Valência foi apenas um golpe de sorte isolado. Dependendo do que conseguirem daqui pra frente, 2011 pode estar em risco.