quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Barrichello e Schumacher: 300 GP´s em Spa

Os únicos pilotos da história da Fórmula 1 a alcançar 300 GP´s disputados foram Michael Schumacher e Rubens Barrichello. Os dois ex-companheiros de Ferrari que dividiram o mesmo box por 6 anos e depois andaram se estranhando dentro e fora das pistas alcançaram, segundos seus próprios cálculos, a marca impressionante na mesma pista de Spa-Francorchamps.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

O brasileiro celebrou o recorde em 2010, usando um capacete especial e uma pintura comemorativa em sua Williams FW32, ambos em tons bem brasileiros. Já o alemão comemorou a mesma marca na corrida de dois anos depois, naquela que seria sua última temporada na categoria, estreando um capacete especial com a cor prata mais presente e seu carro levando inscritas na asa dianteira todas as trezentas corridas que disputara até então.

No fim das contas Schumacher se aposentou após estar presente em 308 GP´s até o fim de 2012, ao passo que Barrichello correu até 2011 tendo atendido à 326 corridas. Abaixo vemos os dois em nos seus momentos de glória trecentésima (clique nas imagens para ampliá-las):


GP da BÉLGICA - Programação e LINKS


Esses são os horários do GP da Bélgica de Fórmula 1 de 2013, que ocorre nesse fim de semana na tradicional pista de Spa-Francorchamps (horário de Brasília). Por ser um circuito o mais longo do calendário (7,004 Km)  de média de velocidade mais elevada e termos a previsão de tempo quente e seco para todo o
 fim de semana, vai ser interessante ver como os pneus se comportarão, lembrando que muitas equipes trouxeram novidades para esse GP pós férias de verão.

Sexta-feira:
5h-6:30h, 1º treino livre (SporTV)
9h-10:30h, 2º treino livre (SporTV)

Sábado:
6h-7h, 3º treino livre (SporTV)
9h, treino oficial (TV Globo)
18h - treino oficial - REPRISE - (SporTV)*

Domingo:
9h, largada, 44 voltas (TV Globo)
23h largada, 44 voltas - REPRISE - (SporTV)*

COMENTAREI OS TREINOS E A CORRIDA NO MEU TWITTER, o @inacioF1 
Para acompanhar a cronometragem oficial da F1, clique AQUIOs 
LINKS PARA ASSISTIR pelo computador seguem abaixo - É só clicar e fechar as propagandas que aparecem bem no meio da bendita tela da "TV":


LINK 1      LINK 2      LINK 3      LINK 4      LINK 5 

Se você tiver links melhores, favor repassá-los nos comentários para que possa divulgá-los! 


(*) Horário das reprises dependem de confirmação.

Querendo brigar pelo título, Mercedes trouxe novidades para Spa

Por se tratar de um pista de maior velocidade média, muitas equipes trazem para Spa asas traseiras redesenhadas numa configuração de baixa pressão aerodinâmica, para permitir maior velocidade nas longas retas do circuito. Uma consequência dessas assas de menor pressão é que o DRS teria menos efeito quando acionado, já que toda a asa trabalha com menos inclinação, criando uma diferença de velocidade menor quando acionada.

Uma das primeiras equipes a ter sua nova asa traseira visualizada foi a Mercedes, que pretende descobrir em Spa se realmente tem ritmo de corrida para enfrentar a Red Bull na disputa pelo título ou se o GP da Hungria foi um sucesso atípico em seu enfrentamento contra o outrora crônico desgaste de pneus.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

A nova peça da Mercedes é bem diferente da anterior. Primeiro porque tem bem menos superfície, exatamente para reduzir o arrasto e pressão aerodinâmica, por isso o acionador do DRS é mais curto. Em segundo lugar porque seus elementos horizontais tem as extremidades levemente curvas, tanto na asa principal como na que se abre com o DRS. Em terceiro, porque a lateral vertical das asas tem sulcos que ajudam na condução do fluxo de ar e em quarto lugar porque as fendas laterais mudaram de disposição e há uma nova abertura na parte lateral da asa onde antes havia uma parede sólida, como os detalhes mostram (a imagem comparativa da peça antiga foi invertida para ficar no mesmo ângulo da peça nova). Clique na imagem para ampliá-la e ver os detalhes