Fim de semana festivo nas pistas do mundo. Primeiro um GP de Mônaco disputado como há muito não se via, com ultrapassagens arrojadas, forçadas e algumas desastrosas, desfazendo em parte o mito de que ninguém passa ninguém nas ruas do principado. Agradeça à Pirelli e ao inconformismo dos intrépidos pilotos.
Minha visão rápida e resumida dos 2 grande eventos automotivos de hoje:
GP de Mônaco - Corrida disputadíssima onde o traçado travado dificulta muito, mostrando que realmente o melhor carro ajuda (costuma largar em posições melhores e se sustentar melhor), mas não garante tudo, ou Alonso não teria chegado em segundo com sua errática Ferrari. Red Bull mais uma vez muito bem, preservando pneus além do que o esperado mesmo com a "troca bônus" na bandeira vermelha. Aplausos para Alonso e Button que foram fortes na pista. Kobayashi também merece ser reconhecido por seu pulo do gato chegando em 5º, ainda que superado por Webber no fim. A melhor chegada do Japonês até agora.
Hamilton...
Lewis Hamilton estava precisando tomar um Rivotril antes de largar: se comportou quase como um doido na pista. Ok, ser combativo é legal, todos gostamos de ultrapassagens ousadas, mas o bom senso tem que imperar, e não foi o que vimos, tanto que foi punido em 20 segundos (o que nada mudou na classificação) por tirar o pobre Maldonado da corrida depois de ja ter levado um drive-through por ter tentado fazer o mesmo com Massa, algo que também conseguiu, ainda que 2 curvas depois do impacto inicial.
Ainda sobre seu destempero, vale ver sua revoltada entrevista pós-GP:
Quanto aos demais, Force Índia, Toro Rosso, Lotus, Hispânia e Virgin se comportaram bem dentro daquilo que se esperava de cada uma delas, sem grande evolução de desempenho em relação ao que vimos nos GP´s passados. A se lamentar apenas o erro de Di Resta que acabou lhe custando posições e o bico e O fim de corrida de Sutil, que de um sólido 4º lugar caiu para 7º graças o "fim" de seus pneus. As Mercedes não foram bem, especialmente Rosberg e a Renault parece realmente cada vez mais longe das brigas por pódio mostradas nas duas primeiras etapas. Sobre a Williams, finalmente pontuou, e pontuaria mais se não fosse o possuído Hamilton jogar Maldonado no muro, mas tenho cá minhas dúvidas se essa melhora é real ou se foi a pista que ajudou (o mesmo vale pra Ferrari). Aguardemos, pois, o Canadá, onde - palpite meu - o jogo de forças entre as equipes deve voltar a ser mais próximo do que era no GP da Espanha.
Eis os resultados finais corrigidos:
Minha visão rápida e resumida dos 2 grande eventos automotivos de hoje:
GP de Mônaco - Corrida disputadíssima onde o traçado travado dificulta muito, mostrando que realmente o melhor carro ajuda (costuma largar em posições melhores e se sustentar melhor), mas não garante tudo, ou Alonso não teria chegado em segundo com sua errática Ferrari. Red Bull mais uma vez muito bem, preservando pneus além do que o esperado mesmo com a "troca bônus" na bandeira vermelha. Aplausos para Alonso e Button que foram fortes na pista. Kobayashi também merece ser reconhecido por seu pulo do gato chegando em 5º, ainda que superado por Webber no fim. A melhor chegada do Japonês até agora.
Hamilton...
Lewis Hamilton estava precisando tomar um Rivotril antes de largar: se comportou quase como um doido na pista. Ok, ser combativo é legal, todos gostamos de ultrapassagens ousadas, mas o bom senso tem que imperar, e não foi o que vimos, tanto que foi punido em 20 segundos (o que nada mudou na classificação) por tirar o pobre Maldonado da corrida depois de ja ter levado um drive-through por ter tentado fazer o mesmo com Massa, algo que também conseguiu, ainda que 2 curvas depois do impacto inicial.
Ainda sobre seu destempero, vale ver sua revoltada entrevista pós-GP:
Quanto aos demais, Force Índia, Toro Rosso, Lotus, Hispânia e Virgin se comportaram bem dentro daquilo que se esperava de cada uma delas, sem grande evolução de desempenho em relação ao que vimos nos GP´s passados. A se lamentar apenas o erro de Di Resta que acabou lhe custando posições e o bico e O fim de corrida de Sutil, que de um sólido 4º lugar caiu para 7º graças o "fim" de seus pneus. As Mercedes não foram bem, especialmente Rosberg e a Renault parece realmente cada vez mais longe das brigas por pódio mostradas nas duas primeiras etapas. Sobre a Williams, finalmente pontuou, e pontuaria mais se não fosse o possuído Hamilton jogar Maldonado no muro, mas tenho cá minhas dúvidas se essa melhora é real ou se foi a pista que ajudou (o mesmo vale pra Ferrari). Aguardemos, pois, o Canadá, onde - palpite meu - o jogo de forças entre as equipes deve voltar a ser mais próximo do que era no GP da Espanha.
Eis os resultados finais corrigidos:
Pos. | Piloto | Equipe | Tempo |
---|---|---|---|
1. | ![]() | Red Bull | 2:09:38.373 |
2. | ![]() | Ferrari | +1.138 |
3. | ![]() | McLaren | +2.378 |
4. | ![]() | Red Bull | +23.101 |
5. | ![]() | Sauber | +26.916 |
6. | ![]() | McLaren | +47.210 |
7. | ![]() | Force India F1 | +1 Volta |
8. | ![]() | Renault | +1 Volta |
9. | ![]() | Williams | +1 Volta |
10. | ![]() | Scuderia Toro Rosso | +1 Volta |
11. | ![]() | Mercedes Grand Prix | +2 Voltas |
12. | ![]() | Force India F1 | +2 Voltas |
13. | ![]() | Lotus F1 | +2 Voltas |
14. | ![]() | Lotus F1 | +2 Voltas |
15. | ![]() | Virgin Racing | +3 Voltas |
16. | ![]() | HRT F1 Team | +3 Voltas |
17. | ![]() | HRT F1 Team | +4 Voltas |
Não terminaram | |||
18. | ![]() | Williams | +5 Voltas |
19. | ![]() | Renault | +11 Voltas |
20. | ![]() | Scuderia Toro Rosso | +12 Voltas |
21. | ![]() | Ferrari | +46 Voltas |
22. | ![]() | Mercedes Grand Prix | +46 Voltas |
23. | ![]() | Virgin Racing | +48 Voltas |