domingo, 29 de maio de 2011

GP de Mônaco - análise e resultados finais

Fim de semana festivo nas pistas do mundo. Primeiro um GP de Mônaco disputado como há muito não se via, com ultrapassagens arrojadas, forçadas e algumas desastrosas, desfazendo em parte o mito de que ninguém passa ninguém nas ruas do principado. Agradeça à Pirelli e ao inconformismo dos intrépidos pilotos.

Minha visão rápida e resumida dos 2 grande eventos automotivos de hoje:

GP de Mônaco - Corrida disputadíssima onde o traçado travado dificulta muito, mostrando que realmente o melhor carro ajuda (costuma largar em posições melhores e se sustentar melhor), mas não garante tudo, ou Alonso não teria chegado em segundo com sua errática Ferrari. Red Bull mais uma vez muito bem, preservando pneus além do que o esperado mesmo com a "troca bônus" na bandeira vermelha. Aplausos para Alonso e Button que foram fortes na pista. Kobayashi também merece ser reconhecido por seu pulo do gato chegando em 5º, ainda que superado por Webber no fim. A melhor chegada do Japonês até agora.

Hamilton...

Lewis Hamilton estava precisando tomar um Rivotril antes de largar: se comportou quase como um doido na pista. Ok, ser combativo é legal, todos gostamos de ultrapassagens ousadas, mas o bom senso tem que imperar, e não foi o que vimos, tanto que foi punido em 20 segundos (o que nada mudou na classificação) por tirar o pobre Maldonado da corrida depois de ja ter levado um drive-through por ter tentado fazer o mesmo com Massa, algo que também conseguiu, ainda que 2 curvas depois do impacto inicial.

Ainda sobre seu destempero, vale ver sua revoltada entrevista pós-GP:



Quanto aos demais, Force Índia, Toro Rosso, Lotus, Hispânia e Virgin se comportaram bem dentro daquilo que se esperava de cada uma delas, sem grande evolução de desempenho em relação ao que vimos nos GP´s passados. A se lamentar apenas o erro de Di Resta que acabou lhe custando posições e o bico e O fim de corrida de Sutil, que de um sólido 4º lugar caiu para 7º graças o "fim" de seus pneus. As Mercedes não foram bem, especialmente Rosberg e a Renault parece realmente cada vez mais longe das brigas por pódio mostradas nas duas primeiras etapas. Sobre a Williams, finalmente pontuou, e pontuaria mais se não fosse o possuído Hamilton jogar Maldonado no muro, mas tenho cá minhas dúvidas se essa melhora é real ou se foi a pista que ajudou (o mesmo vale pra Ferrari). Aguardemos, pois, o Canadá, onde - palpite meu - o jogo de forças entre as equipes deve voltar a ser mais próximo do que era no GP da Espanha.

Eis os resultados finais corrigidos:

Pos. PilotoEquipeTempo
1. Sebastian VettelRed Bull2:09:38.373
2. Fernando AlonsoFerrari+1.138
3. Jenson ButtonMcLaren+2.378
4. Mark WebberRed Bull+23.101
5. Kamui KobayashiSauber+26.916
6. Lewis HamiltonMcLaren+47.210
7. Adrian SutilForce India F1+1 Volta
8. Nick HeidfeldRenault+1 Volta
9. Rubens BarrichelloWilliams+1 Volta
10. Sebastien BuemiScuderia Toro Rosso+1 Volta
11. Nico RosbergMercedes Grand Prix+2 Voltas
12. Paul di RestaForce India F1+2 Voltas
13. Jarno TrulliLotus F1+2 Voltas
14. Heikki KovalainenLotus F1+2 Voltas
15. Jerome d` AmbrosioVirgin Racing+3 Voltas
16. Vitantonio LiuzziHRT F1 Team+3 Voltas
17. Narain KarthikeyanHRT F1 Team+4 Voltas
Não terminaram
18. Pastor MaldonadoWilliams+5 Voltas
19. Vitaly PetrovRenault+11 Voltas
20. Jaime AlguersuariScuderia Toro Rosso+12 Voltas
21. Felipe MassaFerrari+46 Voltas
22. Michael SchumacherMercedes Grand Prix+46 Voltas
23. Timo GlockVirgin Racing+48 Voltas