segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Assoalho Duplo da Renault

Motivo de surpresa para muitos fãs da F-1, o desempenho da Renault tem sido alvo de uma intensa investigação por parte desse que vos bloga. Agora trago detalhes do novo assoalho duplo da equipe francesa.

A equipe introduziu um enorme pacote aerodinâmico em Sepang, com aletas novas, redesnho das entradas de ar laterais, difusor dianteiro, etc. Além de dividir o ar das rodas dianteiras para as laterais direita e esquerda do carro, o novo difusor dianteiropacote sinaliza o início de um assoalho duplo. Bem acima do assoalho "padrão", ha agora uma pequena abertura de um 3 centímetros de altura. Olhando detalhadamente a imagem, vê-se que que essa espaço se estente embaixo da área de impacto lateral e sob toda a largura da entrada de ar lateral. Embra não esteja claro como esse ar é aproveitado, o novo difusor traseiro de 3 andares que foi apresentado no mesmo pacote, sugere que pode ser essa sua função: abastecer de ar o "andar mais alto" do difusor.
Funcionariara assim: Do mesmo modo que o fluxo de ar corre embaixo do carro, o que corre nesses canais internos seria acelerado graças a expansão que ocorre no difusor traseiro, assim o ar é "sugado" pela parte da frente, reduzindo o arrasto na frente do carro ao mesmo tempo que aumenta a pressão aerodinâmica (o "dowfnorce") na traseira do carro. Veja as fotos e manifestem-se a vontade: