segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O acidente de Schumacher

Como vocês todos sabem, Michael Schumacher sofreu um grave acidente enquanto esquiava com a família nos Alpes franceses e está internado em estado de coma induzido no hospital de Grenoble tratando de um traumatismo craniano um edema cerebral difuso, além de ferimentos numa mão.

Hoje os médicos fizeram uma (e não duas como alguns noticiaram) intervenção cirúrgica para reduzir o edema e agora aguardam sua recuperação, que pode demorar dias ou semanas dependendo da evolução clínica desse desinchaço. Manter seu corpo em hipotermia para reduzir a necessidade de oxigenação do cérebro é um dos recurso utilizados pelos médicos, que tambem falaram ser muito cedo para precisar se ele terá sequelas decorrentes do acidente.

Existem dois fatores, entretanto, que jogam a favor do heptacampeão: ele usava capacete, o que ajudou a reduzir o impacto lateral que seu crânio recebeu e por ser um atleta ele tem o corpo absolutamente em forma, com capacidade respiratória e cardíaca excelentes, o que pode ajudar na recuperação de seu corpo.

Nomes como Sebastian Vettel, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, David Coulthard, Martin Brundle, Dario Franchitti, Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Helio Castroneves, Jenson Button, Gerhard Berger, Damon Hill entre outros vieram a público manifestar sua torcida pela recuperação do alemão. Seus ex chefes Ross Brawn e Jean Todt teriam viajado até o hospital para prestar solidariedade a família, que permanece ao lado do piloto.

Agora resta aguardar as próximas declarações medicas e torcer por sua plena recuperação.

ATUALIAZADO: Hoje, 31 de dezembro, os médicos franceses fizeram uma segunda operação no cérebro de Michael Schumacher para reduzir um edema e ele apresentou uma pequena melhora clínica, mas ainda é muito cedo para saber quando e como ele sairá dessa situação, pois sua situação ainda é de risco.

Outro fato pitoresco - para não dizer bizarro, é que um jornalista disfarçado de padre tentou entrar na sala cirúrgica, foi desmascarado e expulso do hospital. Não foram divulgados o nome nem o órgão de imprensa para quem esse infeliz trabalhava.