segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Fotos novas da Mercedes W03

Eis que surgem na internet mais 3 boas fotos da nova Mercedes 2012, o modelo W03. O carro foi fotografado enquanto fazia filmagens para fins promocionais da equipe e divulgados pelo site holandês f1today .

Pelas imagens vemos que a solução inicial dos escapamentos é parecida com a vista na Williams, por exemplo, isto é: em cima da carenagem lateral, mais próxima ao centro. Além disso o degrau no bico não é reto como os vistos na Ferrari e Williams, mas com o centro rebaixado, como na Force Índia e Toro Rosso.

As entradas de ar laterais continuam com a configuração vista na segunda metade do ano passado com os ângulo de abertura virado  para dentro. Além disso aquela pequena entrada de ar superior atrás da câmera continua lá, ainda que com um desenho levemente distinto.

Com certeza a equipe deverá mudar algumas coisas nos próximos testes e nas primeiras etapas, como tem sido regra com quase todas as equipes nos últimos anos. Clique nas imagens para ampliá-las!

O escapamento da Red Bull

Preste atenção nessa foto abaixo, ela flagra o exato momento que os gases são explidos do motor e o funcionamento de um conceito relativamente simples que está sendo alvo de atenção por parte da concorrência da Red Bull.

Além do misteriosa entrada de ar no bico que pode ser algo mais que mero respiro para o cockpit dos pilotos, alguns técnicos defendem que esse posicionamento da saída dos escapes junto à carenagem central do carro ajudaria no fluxo de ar parte a traseira (especialmente asa inferior), já otimizado pelo desenho esguio do RB8 e assim colaboraria para que através de uma maior pressão aerodinâmica e consequentemente aderência, os pneus traseiros alcançassem com maior eficiência a temperatura ideal de trabalho, sem queimá-los com o direcionamento dos gases super quentes que saem do motor direto nos pneus.

Para isso contariam com a angulação do tubo de escape e com o formato achatado "de asa" dos braços de suspensão e carenagem que recobre os semi-eixos traseiros, formando, segundo essa teoria, um verdadeiro "corredor térmico" como mostra a animação abaixo que a TV italiana fez. Para quem acha que isso é tudo, Adrian  Newey ainda acrescentou: "Essa é uma das áreas onde ainda temos algumas ideias na nossas mangas".

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