segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Campeões da McLaren

Abaixo vai um pequeno infográfico feito pela própria equipe McLaren reunindo todos os seus carros que levaram seus condutores ao título mundial de pilotos da Fórmula 1. Quatro desses doze títulos foram conquistados por brasileiros e dois desses campeões já morreram. Ayrton Senna, Mika Hakkinen e Lewis Hamilton (por enquanto) só conquistaram seus títulos correndo pela equipe inglesa. Curioso notar que se deram ao trabalho de fotoshopar as imagens para retirar os anúncios de cigarro.

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McLaren 50 anos





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Parabéns, McLaren, pelos seus 50 anos de história que comemoram hoje, ao lado de fantásticos campeões, desde o seu primeiro, o brasileiro Emerson Fittipaldi (levou 1 título com eles), passando por James Hunt (1), Niki Lauda (1), Alain Prost (3), Ayrton Senna (3), Mika Hakkinen (2) e Lewis Hamilton (1), todos retratados na bela imagem celebrativa que fizeram acima, que ainda retrata seu fundador, o neozelandês Bruce McLaren!

Impressões da WEC - 6 Horas de São Paulo

Minutos antes da largada
No dia seguinte à corrida, minimamente refeito da correria e com todos vocês já tendo visto a dobradinha tranquila da Audi (a única rival a altura, Toyota, levou só um carro e quando esse bateu os alemães nadaram de braçada), vamos à algumas informações interessantes que colhi junto a pilotos e engenheiros e dirigentes da categoria sobre a própria WEC e sobre a Fórmula 1 também...

  • A Michelin desenvolve um composto específico para cada equipe da categoria. Para haver lisura, entretanto, as rivais podem testar ou escolher o modelo usado pela concorrente;
  • A mesma Michelin confirma a vontade de retornar para a F1 e já estão negociando com a FIA. Eles querem que as rodas da F1 passem do atual aro 13 para 18, mas isso geraria altos custos de reengenharia junto aos carro e às equipes, que já estão com problemas financeiros para os novos carros de 2014;
  • Além disso, a fornecedora francesa quer outra marca rival na categoria para concorrer com os seus pneus, não ser fornecedora única como é a Pirelli atualmente;
  • Conversando com um alto dirigente da Audi, ele garante que o programa da Porsche, que retorna em 2014 é totalmente estanque e diferente ao da Audi, sem um sequer saber sobre o projeto do outro apesar de ambas as marcas serem da Volkswagen e uma possível sinergia significar a possível economia de dezenas de milhões de euros;
  • Ainda segundo ele, o novo carro 2014 será visualmente parecido com desse ano, mas não terá nada em comum com ele, já que pneus e chassis serão mais estreitos por força de regulamento, que ainda exigirá maior eficiência energética dos motores;
  • O possível retorno da Ferrari em 2015 é tratado como um movimento lógico pelos rivais, pois possibilitaria a equipe italiana usar nos seus protótipos os mesmos motores novos da Fórmula 1 e assim ter duas plataformas de desenvolvimento para eles;
  • Segundo Nicolas Prost, só o programa do motor elétrico da Audi tem mais dinheiro do que todo o orçamento da equipe pela qual compete (e continuará em 2014), a independente Rebelion, que não conta com tal tecnologia.
  • A Porsche, que retorna à categoria principal em 2014, ainda não sabe se manterá equipe própria na GT, pela qual competem atualmente com o modelo 911. De qualquer forma seus carros continuarão a ser fornecidos oficialmente à interessados e possíveis parceiros;
Abaixo vão algumas fotos do evento, que certamente agradou muito a quem compareceu ao autódromo de Interlagos. Clique nas imagens para ampliá-las!
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Dentro do carro da Rebelion, equipe independente da LMP1, pela qual corre Nicolas Prost

A nada confortável posição dentro do protótipo da Toyota. Entrar e sair exige contorcionismo

Dentro de um protótipo da LMP2

Kamui Kobayashi, "o mito", em sua Ferrari antes dela pegar fogo 

Bruno Senna preparando-se para assumir o cockpit do Aston Martin. Depois ele foi acertado por um carro e quebrou

Os vencedores da Audi repousam sobre seus troféus

O interior do novo Porsche Carrera.