segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O que esperar de Felipe Massa em 2013

Todos os anos faço essa coluna sobre o que esperar dos pilotos brasileiros na temporada que ainda não se iniciou oficialmente. As espectativas são quase sempre previsíveis: marcar o maior número de pontos possíveis, não bater, superar seu companheiro de equipe e manter a melhor relação possível com sua equipe, sendo cordato, passando informações precisas sobre o carro e pensando estrategicamente um GP.

No caso de Felipe Massa é um pouco diferente. Se você ler minhas análises de inicio de ano sobre ele dos anos passado e retrasado, verá que sua grande missão nos dois anos era reagir à supremacia acachapante que Fernando Alonso lhe impunha nos resultados das corridas, sempre terminando o ano com mais de 100 pontos de diferença nas tabelas do campeonato.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Todos sabem que Fernando Alonso é o piloto principal da equipe italiana, mas no início do ano o equipamento e tratamento que ambos recebem da equipe é idêntico e se Massa conseguir pontuar, frequentar pódios e até mesmo ganhar corridas nesse período, mantendo-se na disputa pelo título, ficará muito mais difícil para a Ferrari obrigá-lo a trabalhar para o espanhol antes do fim do ano e assim Felipe conseguiria fazer uma temporada melhor e se cacifar para uma boa equipe em 2014, já que sua permanência na Ferrari não é certa. Sim: dar canseira no espanhol pode ser seu passaporte para uma boa vaga em 2014 (qual equipe seriam outros 500...)

Além disso, se lembrarmos do terço final do campeonato do brasileiro em 2012, recordaremos que ele estava bem melhor psicologicamente, se entendendo com carros pneus e com sua própria motivação, com os resultados aparecendo visivelmente no cronômetro ao superar Alonso em vários momentos a ponto de ter que tirar o pé para beneficiar o companheiro na sua disputa contra Vettel, uma realidade bem distante do início do ano quando sequer pontuava e era achincalhado pela imprensa italiana.

É com esse espírito renovado e aguerrido que Felipe vai começar 2013 e apesar de analisar e opinar sobre seus resultados com distanciamento ético, acredito e torço por seu sucesso, mesmo que superar Alonso, na maioria das vezes não esteja no cardápio de opções.

Testes de Barcelona - quem testa quando

Essa é a escala de pilotos confirmados (nem todas as equipes o fizeram) para os próximos 4 dias de testes coletivos de inverno da Fórmula 1 em Barcelona.

Os testes nessa pista tem mais importância do que os de Jerez pois se trata de uma pista do calendário de corridas do campeonato e tem o asfalto menos abrasivo e mais parecido com o que será visto no resto do campeonato, diferente da lixa que é Jerez, que acaba não servindo muito como parâmetro para medir o consumo de pneus (algo vital na F1 atual) para as equipes e nem mesmo para a Pirelli.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Além disso, veremos as primeiras modificações dos carros em relação à semana retrasada e a estréia do novo carro da equipe Williams, o FW35. Conforme as equipes atualizarem os nomes dos pilotos escalados, eu vou atualizando aqui também!

Equipe Terça Quarta Quinta Sexta
Red Bull Vettel Vettel Webber Webber
Ferrari Alonso Alonso Alonso Massa
McLaren Perez Perez Button Button
Lotus Raikkonen Raikkonen Grosjean Grosjean
Mercedes Rosberg Hamilton Rosberg Hamilton
Sauber Gutierrez Hulkenberg Hulkenberg Gutierrez
Force Índia Di Resta Di Resta Sutil Bianchi
Williams Maldonado  Bottas Mald./Bottas  Bottas/Mald.
Toro Rosso  Ricciardo Ricciardo Vergne Vergne
Caterham Pic vd Garde vd Garde Pic
Marussia Chilton Chilton Razia Razia