quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Massa não usou escapes diferentes de Alonso

O jornal "20 Minutos" espanhol disse essa semana que o melhor ritmo apresentado por Felipe Massa no GP da Coreia se deu graças ao fato dele estar usando um novo modelo de escapamentos mais avançado e eficiente que o do espanhol, baseado no modelo que a Red Bull usa e que Fernando Alonso só passaria a usar também a partir do GP da Índia.

Não é o que as fotos captadas ao longo da corrida cor mostram: Claramente o brasileiro e o espanhol usaram o mesmíssimo modelo de escapamentos, o mesmo que utilizaram no Japão, por sinal, sem nenhuma novidade. Se vier novidade na etapa indiana, ela ainda não foi usada por Alonso nem Massa em corridas anteriores nem foram fotografadas ou filmadas até o momento. Clique nas imagens para ampliá-las

Uso dos motores

Abaixo está a situação atual do uso dos motores até agora no campeonato 2012 da Fórmula 1 para cada um dos vinte e quatro pilotos do grid. Lembro-os de algumas coisas:

Desde 2010, cada piloto tem direito a usar OITO motores ao longo do ano. Se usar um nono, perde 10 posições no grid na corrida em que ele estrear, caso já vivido esse ano por Charles Pic da Marussia, que por sempre largar do fundão, não fez lá muita diferença, mas afetaria a disputa de campeonato se ocorresse com Vettel ou Alonso, por exemplo.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Outra coisa importante para fazer a correta leitura desses números é que se alguém está no seu oitavo e último motor, não está necessariamente numa situação crítica, já que ele pode continuar usando os motores mais antigos conforme a conveniência, usando os mais antigos para os treinos livres da sexta-feira, deixando os mais novos para as classificações e corridas, por exemplo. Lembro ainda que esses motores mais antigos podem inclusive nem ter chegado ao fim de sua vida útil e estarem perfeitos para o uso normal.

Sebastian Vettel - 7
Mark Webber - 7

Jenson Button - 8
Lewis Hamilton - 8

Fernando Alonso - 7
Felipe Massa - 7

Michael Schumacher - 8
Nico Rosberg - 8

Kimi Räikkönen - 7
Romain Grosjean - 7

Sergio Pérez - 7
Kamui Kobayashi - 7

Nico Hülkenberg - 7
Paul di Resta - 7

Jean-Éric Vergne - 7
Daniel Ricciardo - 7

Pastor Maldonado - 7
Bruno Senna - 7

Heikki Kovalainen - 7
Vitaly Petrov - 7

Timo Glock - 7
Charles Pic - 9

Pedro de la Rosa - 7
Narain Karthikeyan - 7