sexta-feira, 19 de julho de 2013

Vettel termina testes na frente

Nos 3 dias de testes para novatos onde não apenas novatos testaram (cada equipe poderia contar com seus titulares por um dos três dias) em Silverstone, Inglaterra, coube ao tricampeão e atual líder do campeonato Sebastian Vettel terminar o último dia na frente.

Hoje também tivemos Felipe Massa ao volante da Ferrari e a piloto Suzie Wolff guiando pela Williams, registrando um tempo de volta nada decepcionante para quem estava sem correr em monopostos faz tempo, ainda que não tenha sido nenhum temporal de encher os olhos.

A equipe que mais andou hoje foi a Caterham, com 125 voltas amealhadas entre Charles Pic e Giedo Van der Garde Red Bull, com 114 voltas entre Vettel e Carlos Sainz Jr., seguida pela Force Índia com 104 giros, sem que os tempos, como já disse antes, reflitam muita coisa, dadas às muitas variáveis das condições dos testes. Clique nas imagens para ampliá-las!

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


 

Sensores da F1

Separei aqui alguns dos sensores usados pelas equipes de Fórmula 1 nos testes de inverno, de novatos e mesmo em algumas das sextas-feiras de treinos, livres ao longo da temporada para medir consumo de pneus, temperatura, fluxo de ar, etc.

Várias das fotos mostram um mesmo tipo de sensor em lugares, tamanhos e configurações diferentes, (dependendo da equipe se assemelham a uma grade ou a varias varetinhas com tubinhos espetados horizontalmente em cima e embaixo) nestes casos trata-se do sensor de fluxo de ar e cada um desses tubinhos (pitots, como aqueles nos aviões) mede a velocidade que o ar passa por eles e juntos formam uma imagem computadorizada.

Os outros são sensores que consegui identificar, são infra-vermelhos, câmeras, etc para analisar comportamento de temperarura do escapamentos, dos pneus, além desses que mencionei, que medem o fluxo de ar em partes específicas do carro:

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1











TV Corrida de 17/07/2013 c/ Pedro Rodrigo

Segue a íntegra do nosso programa "TV Corrida" dessa semana, com a presença do radialista Pedro Rodrigo, com quem conversei sobre F1, WEC, F-Indy, Felipe Massa, Bruno Senna, Felipe Nasr e muito mais, confira:

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

A evolução dos volantes de F1

Nesse interessante vídeo de meses atrás da equipe Sauber mas que até agora não tinha visto circulando, é traçado uma evolução ano-a-ano dos volantes de seus carros de Fórmula 1 desde 1993, ano de sua estréia na categoria quando tinham apenas 2 simples botões na parte da frente e as recém inventadas 2 borboletas do câmbio na parte de atrás, até os dias atuais, com um padrão bem mais complexo com centenas de combinações em suas dezenas de botões de apertar, girar, alavanquinhas e o painel eletrônico com diversas luzes de alerta que passou a ser incorporado ao próprio corpo do volante (antes ficava fixo no carro):

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1