sábado, 3 de março de 2012

Testes da F1 - Tempos do Sábado

Esse são os dados finais do 3º dia da última bateria de testes da Fórmula 1 em Barcelona. Hoje Lotus e McLaren ficaram na lanterna em número de voltas completadas (43 e 44 respectivamente), enquanto a maioria de suas rivais superou a marca de 100 voltas, com destaque para Mercedes e Toro Rosso que chegaram a sólidas 131 e 129 voltas completadas .

A novidade dessa sessão foi a chuva no período da tarde, o que fez várias equipes desistirem de voltar a pista ou andar menos embora algumas tenham aproveitado para conhecer pela primeira vez o comportamento dos novos carros com os pneus de chuva. Bruno Senna marcou boas 11 voltas e marcou um bom tempo, mostrando que o FW34 pode andar bem quando exigido, mas daí a sabermos a realidade competitiva do modelo ante a seus rivais, teremos que esperar a classificação do GP da Austrália.

Outro que andou bastante e também marcou um bom tempo foi Felipe Massa da Ferrari, mas o destaque nesse sentido ficou mesmo para Sérgio Perez da Sauber, que marcou o melhor tempo do dia apenas 0,009 à frente da McLaren de Button. Aliás, um dado interessante é que o 4º tempo de Massa de hoje foi obtido com pneus super-macios, como Ricciardo (0,3 mais rápido que ele). Perez e Button, usaram os pneus macios, que são mais lentos que o usado pela Ferrari...

Para saber que piloto andará amanhã no último dia de testes que ainda resta, clique AQUI.


Pos.
Piloto/Equipe Melhor Volta
Diferença Voltas
1
S. Perez
Sauber
1:22.094

114
2
J. Button
McLaren
1:22.103
+0.009 44
3
D. Ricciardo
Toro Rosso
1:22.155
+0.061 131
4
F. Massa
Ferrari
1:22.413
+0.319 122
5
P. di Resta
Force India
1:22.446
+0.352 108
6
B. Senna
Williams
1:22.480
+0.386 111
7
H. Kovalainen
Caterham
1:22.630
+0.536 64
8
M. Webber
Red Bull
1:22.662
+0.568 70
9
N. Rosberg
Mercedes
1:22.932
+0.838 129
10
K. Raikkonen
Lotus
1:25.379
+3.285 43

Williams com "orelhas de Shrek"

Depois de estrear ontem uma nova asa dianteira (que você viu AQUI), a Williams agora fez uma pequena modificação em seu bico. Ele continua com o degrau hediondo, mas agora nas extremidades ele ganhou "orelhas de Shrek", com o redesenho dos suportes das câmeras laterais, obrigatórios em todos os carros, ainda que eles não fiquem na mesma posição (algumas equipes os "escondem" embaixo do bico, junto a asa principal, ou mais recuados, nas laterais).

Pelo tempo obtido por Bruno Senna hoje, essas pequenas atualizações parecem estar melhorando o ritmo do carro, mas se os tempos mostrados representam a realidade competitiva do carro ante a seus rivais, (o que é difícil se lembrarmos que em 2011 eles foram muito bem nos testes de inverno), só saberemos mesmo daquei 2 semanas na classificação do GP da Austrália. Clique na imagem para ampliá-la.

Red Bull já muda seu carro

A equipe mais observada do grid e campeã dos dois últimos campeonatos mundiais, a Red Bull, se mexeu novamente.

Dessa vez eles mudaram completamente a localização dos escapamentos do RB8, tornando-os mais parecidos com o modelo introduzido pela rival McLaren e também usado pela Sauber.

Os dutos do escape saíram de junto da carenagem central do fim do carro (imagem de baixo), bem embaixo de um dos braços do triângulo superior da suspensão traseira e se mudaram para a laterais da carenagem (imagem de cima), ao fim das extremidades do carro, que também ganhou um leve redesenho naquela região junto ao assoalho, veja:

Clique na imagem para ampliá-la.