terça-feira, 2 de março de 2010

A mutação da Williams

Enquanto as favoritas Ferrari, Red-Bull, Mclaren e Mercedes monopolizam as atenções da mídia internacional, a tradicional equipe de Frank Williams e Patrick Head atualmente no "pelotão intermediário" da F1, afia suas garras para tentar se meter nesse grupo e beliscar um pódio.

Vejas como, silenciosamente, a Williams mudou desde o início dos testes. Nas 2 primeiras fotos ao lado, vemos a lateral do carro. Veja a parte da carenagem na frente das rodas traseiras: Agora tem uma parte preta que se estende do fim das entradas de ar laterais até o assoalho.

Note também como aquele pequeno difusor de ar retangular ao lado do cockpit, agora se estende até mais embaixo, e ganhou uma curva (o carro de baixo é o novo).

Agora observe essas fotos abaixo do carro visto de frente. Nota algo diferente? Reparou como as entradas de ar laterais estão bem mais esguias na nova versão, à direita?



Por fim, prestem atenção na imagem abaixo. Vejam o tamanho e complexidade do difusor do carro de Barrichello e Hulkenberg. Trata-se de uma peça bem complexa com verdadeiros túneis que terminam acima do assoalho jogando o ar para trás e para cima, para ganhar Downforce:



(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIA-LAS)

Grandes mulheres, grandes carros 3


O "casal" de hoje é Leci Brandão e o Dodge Dart.

Leci Brandão da Silva, nascida no Rio de Janeiro em 12 de Setembro de 1944, é cantora, compositora e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira.

Começou sua carreira no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira. Ao longo de sua carreira, gravou 20 álbuns e três compactos.

Participou do Festival MPB-Shell promovido pela Rede Globo, em 1980, com a música "Essa tal criatura". Em 1985, gravou "Isso é fundo de quintal". Também regravou o sucesso "Papai vadiou" do sambista Pedro Pedreiro entre outros. Atuou na telenovela "Xica da Silva" da TV Manchete, como Severina. Atualmente, além de se dedicar à carreira musical, é membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Desde 2003 também vem exercendo a função de comentarista dos desfiles de escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo, pela Rede Globo.

Já o Dodge Dart foi fabricado no Brasil entre 1969 e 1980. O primeiro modelo saiu somente na versão 4 portas (o coupé saiu em 1971) sendo que nesse mesmo ano foi eleito o carro do ano, segundo a Revista Autoesporte - principal publicação especializada da época.

Possui o maior motor a gasolina fabricado no Brasil. Trata-se de um V8 5.2 L ou 318 pol3 , 198 cv brutos com gasolina comum e 215 cv nos modelos RT preparados para receber gasolina AZUL maior taxa de compressão. Tem funcionamento suave, disponibilizando torque a qualquer momento.

O motor foi projetado nos EUA em meados de 60 e durou até o fim dos anos 90 no modelos Dodge Dakota e Jeep Grand Cherokee Limited, mas já com injeção eletrônica, desenvolvendo cerca de 250cv. Tem uma resistência incontestável pois derivava dos caminhões da linha Dodge, os modelos D-100.

O Dart foi o modelo-base para os outros modelos fabricados na familia V8 da Dodge no Brasil, que mudavam conforme o estilo e o acabamento. Os modelos fabricados no Brasil a partir de 1971 diferiam do modelo americano principalmente na estética frontal e traseira, porém a engenharia da motorização era a mesma utilizada nos modelos importados. Seus concorrentes diretos no setor de luxuosos era o Ford Galaxie e entre os esportivos enfrentava o Ford Maverick V8 (ver coluna "Grande mulheres, grandes carros 2") e Chevrolet Opala 250-S.

Em 1980 a Volkswagen comprou o restante das ações da fábrica brasileira e em 1981 sua produção foi interrompida. Neste mesmo período a fábrica parou de produzir ali automóveis, aproveitando porém os motores V8 em sua linha de caminhões utilitários.

Desde então Os modelos desse carro podem ser encontrados entre colecionadores cuja minoria os "tunam", mas a maior parte de seus proprietários os mantém com a maior originalidade possível, fazendo com que o preço desses exemplares custe até 60 mil reais.

A relação entre Leci e o Dart é total, pois ambos são, cada uma à sua maneira, brasileiros e tem grande admiração de seus fãs (que comentário mais genérico heim! Prometo pensar em algo melhor na próxima coluna).

fonte: Wikipedia, Clube do Dodge, minha memória