sábado, 29 de outubro de 2011

Veja acidente de Massa na Classificação do GP da Índia

Conforme disse na minha análise da classificação no post abaixo, Felipe Massa teve a suspensão dianteira direita da sua Ferrari quebrada no finzinho da classificação do GP da Índia ao atropelar a parte interna e mais alta de uma zebra ao dar uma abusadinha na tomada de uma curva.


Ainda assim ele marcou o 6º melhor tempo (antes do acidente, é óbvio), confira o vídeo acima.

GP da Índia - Classificação e análise

Em uma classificação sem grandes zebras, Vettel larga mais uma vez na pole e Hamilton, que registrara o 2º melhor tempo cai pra 5º por conta da sua punição por ter ignorado bandeiras amarelas no treino de sexta-feira, abrindo espaço para a Red Bull fazer jogo de equipe para conceder à Webber a sua primeira vitória no ano. Já que não veio no braço, pode vir na camaradagem... Button não teve uma grande sessão e ele mesmo admite. Alonso gostou do ritmo do seu carro na classificação e espera que na corrida ele se mantenha, mas acredita que as Red Bull vão ser muito mais fortes.

Os Brasileiros não tiveram grandes desempenhos por razões diversas. Senna disse que não conseguiu encaixar uma volta rápida no Q2 e estava bastante chateado pois sabe que precisa mostrar mais serviço nessas 3 corridas que faltam, mas espera que o ritmo de corrida seja melhor. Barrichello se surpreendeu com pneus macios novos rendendo menos do que os usados que usara antes e também atribui às escapadas dos pilotos na pista como ingrediente desse pior desempenho (sujavam a pista logo à sua frente), citando Di Resta e Button como pilotos que sofreram pela mesma razão.

Já Felipe Massa teve sua suspensão quebrada ao atropelar a parte interna e mais alta de uma zebra ao dar uma abusadinha na tomada de uma curva (ver vídeo) e assim largará da 6ª posição do grid, fechando a trinca das equipes grandes.

De resto destaco ainda o mal desempenho das duas Sauber que se classificaram nas 17ª e 18ª colocações (Perez, punido pela mesma razão de Hamilton, caiu para 20º) e o bom desempenho das duas Toro Rosso que chegaram ao Q3. Sobre aquela história de largar do lado limpo ou sujo do grid, pelo que os pilotos falaram os dois lados estão sujos, então deve ter gente patinando dos dois lados do grid.

Eis a formação final do grid já computadas todas as punições aos pilotos 4 pilotos*:


POS.  PILOTO                EQUIPE
 1.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault
 2.  Mark Webber           Red Bull-Renault
 3.  Fernando Alonso       Ferrari
 4.  Jenson Button         McLaren-Mercedes
 5.  Lewis Hamilton*       McLaren-Mercedes
 6.  Felipe Massa          Ferrari
 7.  Nico Rosberg          Mercedes
 8.  Adrian Sutil          Force India-Mercedes
 9.  Sebastien Buemi       Toro Rosso-Ferrari
10.  Jaime Alguersuari     Toro Rosso-Ferrari
11.  Michael Schumacher    Mercedes
12.  Paul di Resta         Force India-Mercedes
13.  Pastor Maldonado      Williams-Cosworth
14.  Bruno Senna           Renault
15.  Rubens Barrichello    Williams-Cosworth
16.  Vitaly Petrov*        Renault
17.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari
18.  Heikki Kovalainen     Lotus-Renault
19.  Jarno Trulli          Lotus-Renault
20.  Sergio Perez*         Sauber-Ferrari
21.  Jerome D'Ambrosio     Virgin-Cosworth
22.  Daniel Ricciardo      HRT-Cosworth
23.  Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth
24.  Timo Glock*           Virgin-Cosworth

(*) Hamilton -3 por desrespeitar bandeira amarela, Perez -3 por desrespeitar bandeira amarela, Petrov -5 por bater em Schumacher no GP da Coreia e Glock -5 por trocar o câmbio.