sábado, 4 de junho de 2011

O futuro de Webber

Mark Webber não deu, depois de 6 etapas, sinais reais de que possa fazer frente a Sebastian Vettel na Red Bull em 2011. Ainda há muito campeonato pela frente claro, mas sabendo-se que ele não tem contrato para 2012, já é pertinente questionarmos seus possíveis caminhos pela frente.

O primeiro é o da renovação contratual. Ele ainda é um piloto rápido, colabora bastante para o desenvolvimento do carro com sua experiência e se por um lado não se mostra mais um contendor ao título (ao menos por enquanto), por outro lado não oferece à Vettel aquela pressão desestabilizadora de 2010, quando ambos travaram uma guerra psicológica onde Vettel saiu vitorioso ao fim da disputa. Para alguns parece até que Webber "assimilou" ou papel de segundo piloto.

O segundo é a da mudança de equipe, e aí Flávio Briatore, seu empresário e amigo pode tentar colocá-lo na Renault se Kubica não voltar e Hiedfeld não ficar lá ano que vem (meu palpite é que não fica) e até na Ferrari, onde outro cliente agenciado por ele reina absoluto e não teria objeções em ter a experiência de um piloto que correu 5 anos com os carros de Adrian Newey ao lado: Fernando Alonso. Isso sem falar em equipes menores, onde ele poderia se encaixar.

A última alternativa que vislumbro é a aposentadoria, algo não muito remoto se Webber não ficar na Red Bull e perceber que não terá guarida numa equipe que o motive minimamente. Nesse sentido ele próprio disse que quer continuar, preferencialmente na Red Bull, mas querer não é poder.

A partir de Junho/Julho o campeonato estará mais avançado e o período de troca-troca de sondagens, convites e visitas de agentes à equipes na Formula-1 começa a ebulir e então deveremos ter algumas notícias e muitos rumores para abastecer nossa curiosidade e discutir teorias.

E você, no que aposta pra Webber em 2012 (perguntei no que aposta, não no que gostaria que acontecesse!)?