sábado, 8 de janeiro de 2011

Raio X Ferrari 1997

Esse foi o último carro assinado por John Barnad na Ferrari que, depois das idas e vindas do projetista pela equipe italiana saia definitivamente rumo a Arrows do já falecido Tom Walkinshaw. Depois de um arrojado desenho para o modelo 1996, a ordem que o inglês recebeu era fazer um carro convencional, sem invencionices trabalhosas e que demoravam muito para surtir efeito na pista, quando surtiam.

O resultado foi um carro com um desenho mais tradicional, mas ainda assim fraco. O motor do carro era montado demasiadamente alto, acarretando um centro de gravidade elevado e consequentemente a perda de estabilidade em curva ante a seus rivais diretos. Segundo Ross Brawn, o F310B também sofreu problemas estruturais de projeto, sobretudo na suspensão, que não funcionava bem apesar das modificações implementadas pelo novo projetista Rory Byrne recem chegado da Benetton.

Ainda assim o carro brigou pelo título até (mais) um lamentável ato de Schumacher que jogou seu carro contra a Williams FW19 de Jacques Villeneuve no GP da Europa disputado em Jerez quando percebeu que seria ultrapassado. Como resultado passou reto na curva e perdeu o título para o canadense e para a escuderia de Frank Williams.

Clique na imagem para ampliá-la e analisá-la mais cuidadosamente