segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Williams com a faca e o queijo na mão

Nunca uma equipe com desempenho tão fraco numa temporada teve tantos bons pilotos a sua disposição para contratar como a Williams está tendo atualmente. Repare bem que disse "com desempenho tão fraco numa temporada", pois a verdade é que a Williams, sob o ponto de vista desse ano, é uma âncora para a carreira de um piloto. Mas o fato é que 2012 deve ser melhor, com equipe técnica e motor novos, de modo que ela volta a ser atraente como uma equipe média.

Isto posto, Sutil, Barrichello, Senna e mesmo (correndo mais por fora) Petrov, Alguersuari, D´Ambrosio e Buemi gostariam de correr por ela, a maioria trazendo patrocínios de vultos variados e experiência também variada.

A Williams em breve vai se decidir sobre o que ela quer em 2012, levando em conta que o piloto que entrar provavelmente terá que liderar a equipe, já que Maldonado é inexperiente e, convenhamos, tecnicamente fraco para assumir o posto de líder.Também deverá ter que trazer patrocinadores consigo, já que a equipe está mal das pernas e terá ainda que ceder o carro no 1º treino livre para o finlandês Valtteri Bottas em quinze sextas-feiras, conforme previsto no novo contrato dele, devendo então o candidato ter razoável experiência para que esse treino a menos não pese tanto no desempenho e ajuste do carro no fim de semana da corrida.

A equipe deverá pesar todos esses aspectos e ainda considerar a questão motivacional: Quem é o melhor para fazer a equipe se entusiasmar de novo em sua fábrica: Um piloto experiente, que já conhece os meandros da Formula, de todas as pistas, da equipe e cada membro dela e passagens em diversas equipes, inclusive Top (Barrichello), ou pilotos mais novos, menos experientes mas com uma carreira em potencial pela frente e que precisam deslanchar, mas cujo feedback técnico pode não ser tão preciso numa temporada vital para a equipe em que eles tem que ir bem?

Não se engane, não será uma escolha fácil e as alternativas são todas muito qualificadas, cada uma à sua maneira.