Nesse GP da Alemanha sem chuva, a emoção, convenhamos, também passou ao largo: foram poucos os momentos que despertaram emoção embora muita gente tenha andado sorte e algumas vezes disputado posições. Alonso cada vez mais se assenhorando do campeonato. Vamos agora à minha tradicional "Análise Equipe-por-Equipe" do GP:
FERRARI: Fernando Alonso largou bem e de lá da frente controlou a corrida inteira, deixando seus rivais se aproximarem apenas dentro do seu limite de segurança, sem cometer erro algum e mantendo-se num ritmo forte o tempo todo. Tem tudo para ser campeão, mas para isso precisa continuar contando com um bom equipamento e sorte. Massa largando no bolo estava sujeito a azares maiores e o toque em Ricciardo comprovou isso, jogando-o lá pra traz e o obrigando a trocar o bico. Uma pena, pois tinha ritmo bom e ainda precisa ir bem para renovar seu contrato, o que ainda creio que deva acontecer.
McLAREN: Se na chuva não se acharam, no seco parece que a situação era bem melhor. Button fez uma corrida forte e foi escalando até o 2º lugar, sendo superado por Vettel (mas retomado seu lugar pelas mãos da FIA) só na penúltima volta, marcando um importante pódio para quem só ficava lá atrás. Hamilton, com pneu furado na 1ª volta teve sua corrida arruinada e no fim abandonou, até lá andou forte e passou Vettel na pista, mesmo uma volta atrás. Os pontos de Button foram decisivos para colocar a equipe no 3º lugar no camp. de construtores, 1 ponto à frente da Lotus.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
LOTUS: Com Grosjean mais uma vez se envolvendo em confusão na 1ª volta, coube a Kimi pontuar pela equipe, e foi o que ele fez com um sólido 4º lugar que com a punição a Vettel virou 3º. Se ele fizer uma boa classificação numa corrida, poderá voltar ao pódio ou mesmo sonhar com a vitória. Já o piloto pseudo-francês perdeu mais uma chance de não se envolver em lances polêmicos de condução, o que nada o ajuda a equipe na sua batalha na pontuação contra a McLaren.
SAUBER: Depois de uma corrida sem pontos na Inglaterra, marcar 20 pontos com seus dois carros na zona de pontos é um tremendo "boost" para a equipe que estaria tentando seduzir a Volkswagen para uma parceria. kobayashi e Perez foram muito combativos, e se pensarmos que ambos largaram fora do top 10, o resultado é ainda mais significativo, especialmente para Kobayashi que tem sua vaga cobiçada por alguns pilotos.
RED BULL: Vettel comboiou o tempo todo, nunca realmente
ameaçando Alonso. A destacar sua ousada e controversa manobra para cima
de Button na penúltima volta passando com as quatro rodas do carro pela
área de escape, colocando-o mais próximo de Webber na pontuação. Sobre a
manobra ser justa ou não, lanço a pergunta: se la fosse brita ou grama,
ele teria passado Button? A FIA (e eu) entendeu que não Webber foi
discreto e chegou na mesma posição que largou, mas
ficou atrás de carros mais lentos que o seu, como as duas Sauber.
 |
Pela foto, ambos poderiam ter evitado a batida com facilidade |
|
MERCEDES: Aquilo que já vimos antes continua a acontecer: a equipe simplesmente não consegue repetir na corrida o bom desempenho das classificações. Schumacher (autor da melhor volta da corrida) perdeu 4 posições e Rosberg, em meio a carros não tão fortes como os que com Schummy disputava, marcou seu pontinho graças à desistências, furos de pneus, quebras de asas e, claro, seu ritmo forte também.
FORCE-ÍNDIA: Apesar de também apresentar uma queda de desempenho no ritmo de corrida, pontuou. Hulk fez o que podia mas era quase sempre ultrapassado pelos rivais e Di Resta ficou fora da zona de pontos e por pouco a equipe não passa a Williams na tabela (está a 1 ponto).
TORO ROSSO: Apesar do toque de Massa na 1ª volta Ricciardo não teve problemas e com um carro limitado chegou a um razoável 12º lugar, mais uma vez fora da zona de pontos, cada vez mais distante da equipe. Vergne chegou menos de 6 segundos atrás com Massa entre eles.
WILLIAMS: O azar de Senna na 1ª volta, ao ser tocado pelo estabanado Grosjean na curva 6 foi realmente lamentável (mas ele também podia ter evitado, havia espaço), mas mais lamentável ainda foi o desempenho de Maldonado que desde a largada só fez cair, isso sem ser tocado por ninguém (agora a Williams informa que na volta 12 ele passou em cima de pedaços de outros carros que danificaram o seu): de 5ª para 15º num ritmo fraco, especialmente se comparado a Senna que vinha tirando a enorme diferença na pista em uma recuperação forte. Fim de semana para esquecer.
CATERHAM: As mudanças no carro (que mostrei
AQUI) não parecem ter ajudado mudar a realidade da equipe, ainda no limbo entre as nanicas e as médias. Dessa vez foi Petrov quem chegou à frente na disputa interna.
MARUSSIA e HRT: Mais do mesmo, com o mérito de De La Rosa chegar à frente da Marussia de Timo Glock.
Pos. Piloto Equipe Tempo/Dif.
1. Alonso Ferrari 1h31:05.862
2. Button McLaren-Mercedes + 6.949
3. Raikkonen Lotus-Renault + 16.409
4. Kobayashi Sauber-Ferrari + 21.925
5. Vettel(P) Red Bull-Renault + 3.732
6. Perez Sauber-Ferrari + 27.896
7. Schumacher Mercedes + 28.960
8. Webber Red Bull-Renault + 46.900
9. Hulkenberg Force India-Mercedes + 48.100
10. Rosberg Mercedes + 48.800
11. Di Resta Force India-Mercedes + 59.200
12. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 1:11.400
13. Massa Ferrari + 1:16.800
14. Vergne Toro Rosso-Ferrari + 1:16.900
15. Maldonado Williams-Renault + 1 volta
16. Petrov Caterham-Renault + 1 volta
17. Senna Williams-Renault + 1 volta
18. Grosjean Lotus-Renault + 1 volta
19. Kovalainen Caterham-Renault + 2 voltas
20. Pic Marussia-Cosworth + 2 voltas
21. De la Rosa HRT-Cosworth + 3 voltas
22. Glock Marussia-Cosworth + 3 voltas
23. Karthikeyan HRT-Cosworth + 3 voltas
Volta mais rápida: Schumacher, 1:18.275
Abandonos
Piloto Equipe Na volta
Hamilton McLaren-Mercedes 58
Pontuação nos campeonatos após a 10ª etapa:
Pilotos: Construtores:
1. Alonso 154 1. Red Bull-Renault 233
2. Webber 120 2. Ferrari 177
3. Vettel 113 3. McLaren-Mercedes 160
4. Raikkonen 98 4. Lotus-Renault 159
5. Hamilton 92 5. Mercedes 105
6. Rosberg 76 6. Sauber-Ferrari 80
7. Button 68 7. Williams-Renault 47
8. Grosjean 61 8. Force India-Mercedes 46
9. Perez 47 9. Toro Rosso-Ferrari 6
10. Kobayashi 33
11. Maldonado 29
12. Schumacher 29
13. Di Resta 27
14. Massa 23
15. Hulkenberg 19
16. Senna 18
17. Vergne 4
18. Ricciardo 2