domingo, 22 de julho de 2012

GP de Edmonton - Resultados e pitacos

Creio que o GP de Edmonton foi a primeira corrida de Fórmula Indy que eu vi que não teve nenhuma batida nem bandeira amarela. Não digo que foi a primeira vez que isso ocorreu, mas a primeira que vi! Tirando isso a corrida não foi fantástica (como também não foi o GP da Alemanha de F1, então sem bairrismo!), tendo sim algumas boas disputas ocasionais culminando com a excelente vitória de Helio Castroneves e sua Penske (que com isso sobe para a vice-liderança do campeonato e se aproxima de Hunter-Ray).

A salientar as boas corridas de Takuma Sato, que deu trabalho para Helinho nas 10 voltas finais e Will Power, que marca pontos importantes para a disputa do título com os dois mencionados no parágrafo anterior.

De resto nada demais, a não ser a performance discreta dos carros da Ganassi, com Franchitti cada vez mais longe do título, e da participação pífia dos carros da KV Racing, que não permitiu seus pilotos disputar posições importantes, jogando os 3 para o pelotão do esquecimento. Jimmy Vasser e Kevin Kalkhoven dormirão com as orelhas quentes essa noite...

Parabéns Hélio!

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Eis as posições de chegada:

Pos.   Piloto                      
1      Helio Castroneves
2        Takuma Sato
3        Will Power
4        Graham Rahal
5        Alex Tagliani
6         Dario Franchitti
7        Ryan Hunter-Reay
8        Ryan Briscoe
9        Justin Wilson
10       Scott Dixon
11       Mike Conway
12       James Hinchcliffe
14       Charlie Kimball
15     Rubens Barrichello
16       Marco Andretti
17       Sebastien Bourdais
18       EJ Viso
19     Tony Kanaan
20       Simon Pagenaud
21       JR Hildebrand
22       Ed Carpenter
23       Simona de Silvestro
25       James Jakes

Button deixou espaço para Vettel?





Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Sim. Pelas imagens acima me parece claro que Button deixou espaço inicial para Vettel, que preferiu espalhar para abrir mais a curva. "Ah, mas lá fora é sujo, o alemão não ganhou vantagem". o que está em debate, penso, não é bem isso, mas o fato de um piloto ter utilizado deliberadamente a área de escape quando havia espaço (de sobra) para ele contornar a curva pela pista. Saiu porque sabia que teria que tirar o pé ao ver sua tentativa de dar o "X" em Button frustrada...

É o que parece, mas traçar uma linha do que pode e não pode nesse tipo de manobra nunca há certezas absolutas. O que vocês acham?

ATUALIZADO: Pela segunda imagem, percebe-se que Button , talvez vendo que Vettel já estava bem por fora e saindo mais embalado, retoma a trajetória. Mas Vettel está bem fora da pista... Difícil.

GP da Alemanha - Resultados e "Análise equipe-por-equipe"

Nesse GP da Alemanha sem chuva, a emoção, convenhamos, também passou ao largo: foram poucos os momentos que despertaram emoção embora muita gente tenha andado sorte e algumas vezes disputado posições. Alonso cada vez mais se assenhorando do campeonato. Vamos agora à minha tradicional "Análise Equipe-por-Equipe" do GP:


FERRARI: Fernando Alonso largou bem e de lá da frente controlou a corrida inteira, deixando seus rivais se aproximarem apenas dentro do seu limite de segurança, sem cometer erro algum e mantendo-se num ritmo forte o tempo todo. Tem tudo para ser campeão, mas para isso precisa continuar contando com um bom equipamento e sorte. Massa largando no bolo estava sujeito a azares maiores e o toque em Ricciardo comprovou isso, jogando-o lá pra traz e o obrigando a trocar o bico. Uma pena, pois tinha ritmo bom e ainda precisa ir bem para renovar seu contrato, o que ainda creio que deva acontecer.

McLAREN: Se na chuva não se acharam, no seco parece que a situação era bem melhor. Button fez uma corrida forte e foi escalando até o 2º lugar, sendo superado por Vettel (mas retomado seu lugar pelas mãos da FIA) só na penúltima volta, marcando um importante pódio para quem só ficava lá atrás. Hamilton, com pneu furado na 1ª volta teve sua corrida arruinada e no fim abandonou, até lá andou forte e passou Vettel na pista, mesmo uma volta atrás. Os pontos de Button foram decisivos para colocar a equipe no 3º lugar no camp. de construtores, 1 ponto à frente da Lotus.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

LOTUS: Com Grosjean mais uma vez se envolvendo em confusão na 1ª volta, coube a Kimi pontuar pela equipe, e foi o que ele fez com um sólido 4º lugar que com a punição a Vettel virou 3º. Se ele fizer uma boa classificação numa corrida, poderá voltar ao pódio ou mesmo sonhar com a vitória. Já o piloto pseudo-francês perdeu mais uma chance de não se envolver em lances polêmicos de condução, o que nada o ajuda a equipe na sua batalha na pontuação contra a McLaren.

SAUBER: Depois de uma corrida sem pontos na Inglaterra, marcar 20 pontos com seus dois carros na zona de pontos é um tremendo "boost" para a equipe que estaria tentando seduzir a Volkswagen para uma parceria. kobayashi e Perez foram muito combativos, e se pensarmos que ambos largaram fora do top 10, o resultado é ainda mais significativo, especialmente para Kobayashi que tem sua vaga cobiçada por alguns pilotos.

RED BULL: Vettel comboiou o tempo todo, nunca realmente ameaçando Alonso. A destacar sua ousada e controversa manobra para cima de Button na penúltima volta passando com as quatro rodas do carro pela área de escape, colocando-o mais próximo de Webber na pontuação. Sobre a manobra ser justa ou não, lanço a pergunta: se la fosse brita ou grama, ele teria passado Button? A FIA (e eu) entendeu que não  Webber foi discreto e chegou na mesma posição que largou, mas ficou atrás de carros mais lentos que o seu, como as duas Sauber.

Pela foto, ambos poderiam ter evitado a batida com facilidade
MERCEDES: Aquilo que já vimos antes continua a acontecer: a equipe simplesmente não consegue repetir na corrida o bom desempenho das classificações. Schumacher (autor da melhor volta da corrida) perdeu 4 posições e Rosberg, em meio a carros não tão fortes como os que com Schummy disputava, marcou seu pontinho graças à desistências, furos de pneus, quebras de asas e, claro, seu ritmo forte também.

FORCE-ÍNDIA: Apesar de também apresentar uma queda de desempenho no ritmo de corrida, pontuou. Hulk fez o que podia mas era quase sempre ultrapassado pelos rivais e Di Resta ficou fora da zona de pontos e por pouco a equipe não passa a Williams na tabela (está a 1 ponto).

TORO ROSSO: Apesar do toque de Massa na 1ª volta Ricciardo não teve problemas e com um carro limitado chegou a um razoável 12º lugar, mais uma vez fora da zona de pontos, cada vez mais distante da equipe. Vergne chegou menos de 6 segundos atrás com Massa entre eles.

WILLIAMS: O azar de Senna na 1ª volta, ao ser tocado pelo estabanado Grosjean na curva 6 foi realmente lamentável (mas ele também podia ter evitado, havia espaço), mas mais lamentável ainda foi o desempenho de Maldonado que desde a largada só fez cair, isso sem ser tocado por ninguém (agora a Williams informa que na volta 12 ele passou em cima de pedaços de outros carros que danificaram o seu): de 5ª para 15º num ritmo fraco, especialmente se comparado a Senna que vinha tirando a enorme diferença na pista em uma recuperação forte. Fim de semana para esquecer.

CATERHAM: As mudanças no carro (que mostrei AQUI) não parecem ter ajudado mudar a realidade da equipe, ainda no limbo entre as nanicas e as médias. Dessa vez foi Petrov quem chegou à frente na disputa interna.

MARUSSIA e HRT
: Mais do mesmo, com o mérito de De La Rosa chegar à frente da Marussia de Timo Glock.




Pos. Piloto        Equipe                     Tempo/Dif. 
 1.  Alonso        Ferrari                    1h31:05.862
 2.  Button        McLaren-Mercedes           +     6.949
 3.  Raikkonen     Lotus-Renault              +    16.409
 4.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +    21.925
 5.  Vettel(P)     Red Bull-Renault           +     3.732
 6.  Perez         Sauber-Ferrari             +    27.896
 7.  Schumacher    Mercedes                   +    28.960
 8.  Webber        Red Bull-Renault           +    46.900
 9.  Hulkenberg    Force India-Mercedes       +    48.100
10.  Rosberg       Mercedes                   +    48.800
11.  Di Resta      Force India-Mercedes       +    59.200
12.  Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari         +  1:11.400
13.  Massa         Ferrari                    +  1:16.800
14.  Vergne        Toro Rosso-Ferrari         +  1:16.900
15.  Maldonado     Williams-Renault           +   1 volta
16.  Petrov        Caterham-Renault           +   1 volta
17.  Senna         Williams-Renault           +   1 volta
18.  Grosjean      Lotus-Renault              +   1 volta
19.  Kovalainen    Caterham-Renault           +  2 voltas
20.  Pic           Marussia-Cosworth          +  2 voltas
21.  De la Rosa    HRT-Cosworth               +  3 voltas
22.  Glock         Marussia-Cosworth          +  3 voltas
23.  Karthikeyan   HRT-Cosworth               +  3 voltas

Volta mais rápida: Schumacher, 1:18.275  

Abandonos

Piloto        Equipe                    Na volta
Hamilton      McLaren-Mercedes             58


Pontuação nos campeonatos após a 10ª etapa: 

               
Pilotos:                    Construtores:                     
 1.  Alonso       154        1.  Red Bull-Renault          233
 2.  Webber       120        2.  Ferrari                   177
 3.  Vettel       113        3.  McLaren-Mercedes          160
 4.  Raikkonen     98        4.  Lotus-Renault             159
 5.  Hamilton      92        5.  Mercedes                  105
 6.  Rosberg       76        6.  Sauber-Ferrari             80
 7.  Button        68        7.  Williams-Renault           47
 8.  Grosjean      61        8.  Force India-Mercedes       46
 9.  Perez         47        9.  Toro Rosso-Ferrari          6
10.  Kobayashi     33       
11.  Maldonado     29       
12.  Schumacher    29       
13.  Di Resta      27       
14.  Massa         23       
15.  Hulkenberg    19       
16.  Senna         18       
17.  Vergne         4       
18.  Ricciardo      2