terça-feira, 1 de abril de 2014

GP da Malásia - A corrida

De novo Alonso olha de longe carros melhores que o seu...

E com alguma atraso finalmente posso falar do GP da Malásia de Fórmula 1 de 2014, acontecido na madrugada desse domingo! A corrida em si não foi das mais animadoras, sem muitos lances de disputas por posições como gostaríamos. Vamos agora à nossa tradicional "análise equipe-por-equipe" da corrida!

MERCEDES: A equipe dos carros prateados continua dando as cartas, mas nesse fim de semana quem liderou - com folga, foi Lewis Hamilton. O inglês manteve Nico Rosberg sob domínio desde a classificação, valendo-se da pista molhada e depois de uma boa largada na corrida, não foi nenhuma vez ameaçado. O alemão não foi mal, ao contrário, continua tranquilo na liderança do campeonato que ainda está no começo, mas com o mesmo carro era esperado que ao menos ficasse mais próximo do inglês.

RED BULL: Daniel Ricciardo tem que se benzer. Depois de ser desclassificado no GP da Austrália teve problemas com o carro na Malásia, um pit-stop desastroso pelo qual foi punido duplamente (stop-and-go e perda de 10 posições no grid do Bahrein) e uma asa quebrada poucas voltas depois. Pobre Daniel, espero que tenha cabeça forte para não se deixar abater e continuar pondo pressão em Vettel. O alemão foi o melhor do resto, chegando ao pódio após o abandono na corrida anterior, sem ameaçar as Mercedes mas também sem ser incomodado por Alonso.

FERRARI: Entra ano sai ano e a equipe italiana continua sem um carro realmente competitivo. Nada de pódio até agora. Alonso tira leite de pedra e consegue salvar o máximo de pontos dentro da sua realidade. Isso deve cansar... Raikkonen vinha num fim de semana sensivelmente melhor mas teve um pneu furado logo no começo da corrida que acabou com suas chances. Ainda não conseguiu encaixar um bom resultado, mas já mostrou nos treinos que tem velocidade.

FORCE ÍNDIA: Hulkenberg segue sendo um claro destaque no grid da Fórmula 1, ainda que em equipes medianas. Nesse fim de semana marcou 10 pontos e tentou segurar Alonso o quanto pode numa estratégia de pneus mais ousada que valeu a pena. Perez nem largar conseguiu, mas na classificação pelo menos não foi tão bem como o alemão, que será um rival duríssimo.

McLAREN: A equipe inglesa não repetiu o mesmo bom desempenho da corrida anterior e fica a pergunta: Será que essa foi uma escorregada ou eles realmente não tem o ritmo imaginado inicialmente? Button não ficou perto de disputar o pódio e Magnussen teve problemas, mas também não teria feito muito melhor. O fato é que a pista malaia exige dos carros uma melhor eficiência aerodinâmica, sobretudo mais pressão em curvas de alta, setor que a McLaren parece estar um pouco atrás, apesar do estreia do bico novo - sem o qual teria sido ainda pior. Ganhar eficiência nessa área não virá fácil nem rapidamente.

WILLIAMS: O mesmo que a McLaren: numa pista onde os motores falam menos alto e a aerodinâmica fala mais alto, eles sofreram por não ter pressão aerodinâmica na traseira do carro, razão pela qual não conseguiam acelerar tanto nas saídas de curva para alcançarem seus rivais na reta, e razão também pela qual economizaram mais combustível, já que aceleravam mais devagar e mais tarde para não patinar. Felipe Massa e Botas estiveram equivalentes a corrida toda, e aquele final de corrida onde Massa foi orientado a não dificultar a ultrapassagem de Bottas, que por estar com pneus mais novos poderia tentar chegar em Button foi complicada. a equipe garante que o finlandês devolveria a posição se não conseguisse, mas Massa não arriscou e se manteve à frente, até a equipe mandar Bottas desistir. Certamente houve uma conversa direta entre a equipe e o brasileiro, mas acho que, no fim, ele fez bem em manter-se à frente, especialmente após a equipe reeditar a infeliz frase "Bottas is faster than you"...

TORO ROSSO: E o jovem estreante russo Kvyat pontuou de novo! Esse garoto tem mostrado até agora ter sido uma boa aposta da empresa de energéticos, não cometendo erros e sendo rápido, mesmo com tão pouca quilometragem acumulada por um piloto que nem correu de GP2. Seu companheiro Vergne também foi bem na corrida passada, mas nessa teve que abandonar dessa vez.

LOTUS: Continua pagando o preço por um carro nascido tardiamente. Maldonado abandonou de novo mas pelo menos Grosjean conseguiu completar a distância de uma corrida com o carro, ainda que zerados na tabela de pontos (a essas alturas eles já tinham uma vitória ano passado). Continuo achando que a Lotus desse ano não conseguirá grandes conquistas...

SAUBER: Seus dois pilotos abandonaram, mas quando estavam fora da zona de pontos, graças em parte a um carro que é apenas mediano e que ainda carrega cerca de 20 quilos a mais do que os rivais. Esse problema, aliás, só deverá ser resolvido em Maio, quando estreiam um novo chassis mais leve, que deverá descontar cerca de 0.6s para os demais carros. Fora isso Sutil e Gutierrez não brilharam muito antes de abandonar.

CATERHAM e MARUSSIA: Na disputa da turma do fundão, a equipe verde marcou um bom 13º lugar, algo que lhes faltou ano passado, por exemplo, e que lhes custou o 10º posto na tabela de construtores para a equipe dos carros vermelhos e pretos, que por sua vez teve como consolação ver Chilton terminar mais uma corrida, sua 21ª consecutiva desde a estreia ano passado...

Abaixo segue a tabela com os resultados e pontuação atualizada:

Curta nossa página no FACEBOOK clicando AQUI e também siga-me no Twitter: @inacioF1

Pos.Piloto                Equipe                     Diferença    Pontos
 1. Lewis Hamilton        Mercedes                1h40m25.974s        25
 2. Nico Rosberg          Mercedes                    +17.313s        18
 3. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault            +24.534s        15
 4. Fernando Alonso       Ferrari                     +35.992s        12 
 5. Nico Hulkenberg       Force Índia-Mercedes        +47.199s        10
 6. Jenson Button         McLaren-Mercedes          +1m23.691s         8 
 7. Felipe Massa          Williams-Mercedes         +1m25.076s         6    
 8. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes         +1m25.537s         4 
 9. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes            +1 volta         2
10. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault          +1 volta         1
11. Romain Grosjean       Lotus-Renault               +1 volta
12. Kimi Raikkonen        Ferrari                     +1 volta
13. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault            +1 volta
14. Marcus Ericsson       Caterham-Renault           +2 voltas
15. Max Chilton           Marussia-Ferrari           +2 voltas

Abandonos:                                                      
    Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault             49 voltas
    Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari               35 voltas
    Adrian Sutil          Sauber-Ferrari               32 voltas
    Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault           18 voltas
    Jules Bianchi         Marussia-Ferrari              8 voltas
    Pastor Maldonado      Lotus-Renault                 7 voltas
    Sergio Perez          Force Índia-Mercedes          0 voltas

Pontuação no campeonato após a 2ª etapa:

Pilotos                          Construtores                  
 1. Nico Rosberg       43        1. Mercedes                 68
 2. Lewis Hamilton     25        2. McLaren-Mercedes         43
 3. Fernando Alonso    24        3. Ferrari                  30
 4. Jenson Button      23        4. Williams-Mercedes        20
 5. Kevin Magnussen    20        5. Force India-Mercedes     19
 6. Nico Hulkenberg    18        6. Red Bull-Renault         15
 7. Sebastian Vettel   15        7. Toro Rosso-Renault       7
 8. Valtteri Bottas    14        8. Sauber-Ferrari           0
 9. Kimi Raikkonen     6         9. Lotus-Renault            0
10. Felipe Massa       6         10. Caterham-Renault        0
11. Jean-Eric Vergne   4         11. Marussia-Ferrari        0
12. Daniil Kvyat       3  
13. Sergio Perez       1

1º de abril: Massa demitido, Red Bull troca Renault por motor próprio


E nesse dia 1º de abril, "dia da mentira" a criatividade das notícias falsas alcançam novos patamares, com algumas deles sendo bem suculentas, se fossem verdade! Teve quem noticiasse a demissão de Massa da Williams, mas o site especializado 247grandprix, informa que a Red Bull teria tomado uma ousada decisão interna: vai trocar os motores franceses da Renault por um propulsor próprio e a mudança já viria no meio desse ano!

E as informações dessa matéria fantasiosa continuam impressionantes, adiantando que o motor se chamará DM1 e já estaria em estágio avançado de desenvolvimento a ponto de estrear já em Junho desse ano, com o valor devido à Renault continuando a ser pago por questões contratuais, mesmo que seus motores parem de ser usados.

Curta nossa página no FACEBOOK clicando AQUI e também siga-me no Twitter: @inacioF1

O desenvolvimento do motor teria recebido o "ok" do dono da equipe, Dietrisch Mastechitz, que haveria dito "sigam em frente, dinheiro não é problema" e apenas algumas pessoas em posição de liderança e apoio de setores da Nissan-Infiniti, que sempre se ressentiu de não participar mais ativamente do desenvolvimento da Fórmula 1 como a sua irmã Renault!

Seria muito interessante se isso fosse verdade não? Claro que teríamos que ignorar que Renault, Ferrari, Mercedes e mesmo a Honda investiram centenas de milhões de dólares ao longo de anos para desenvolverem seus propulsores novos, que ainda enfrentam problemas ao passo que a Red Bull o estaria conseguindo apenas em poucos meses, mas no reino da imaginação vale tudo!

E você, se pudesse escrever qualquer notícia falsa sobre a Fórmula 1, qual gostaria de ver realizada nesse dia 1º de abril?