quarta-feira, 4 de junho de 2014

McLaren: pequena antes, gigante hoje

Depois de uma boa pesquisada achei essas fotos das sedes da McLaren ao longo de seus mais de 50 anos de existência. Interessante notar como uma organização cresceu tanto e hoje é mais do que uma equipe de ponta da Fórmula 1, com atuações marcantes como fornecedora de tecnologia para outras categorias, indústria, além dos famosos carros esportivos de rua que nasceram no início da década de 90.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Curiosamente a foto que mais tive dificuldade para encontrar foi exatamente a da fábrica onde ficaram por mais tempo, dos anos 80 até o inicio dos ano 2000 (3ª na sequência abaixo, de baixa resolução), até se mudarem para o impressionante, inovador e premiado complexo atual, sempre na mesma cidade de Woking.

Hoje não atravessam uma fase das mais prósperas nas pistas e mesmo seu negócio de carros esportivos de rua estariam saindo mais caro que o imaginado, mas isso não diminui o mérito de Bruce McLaren, Ron Dennis e demais profissionais envolvidos nesse crescimento. Ah, se alguém achar imagens melhores dessa penúltima fase, me mandem pelo email contato@joseinacio.com!  Clique nas imagens para ampliá-las!
Anos 60, instalações mais espartanas

Nos anos 70, já campeã com Fittipaldi e Hunt, a estrutura já era perceptívelmente maior

Anos 80 e 90, com a associação de Ron Dennis, se transformaram
num gigante e sua sede também cresceu

Anos 2000, construíram o impressionante "McLaren Technology Centre"

Diretor da Ferrari: "Kimi está mais lento que Alonso"

Alonso tem chegado à frente do finlandês
Perguntado recentemente o porque da disparidade de resultados entre os campeões Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, o diretor técnico da equipe, James Allison, respondeu: "Ele está um pouco mais lento que Alonso no momento" , mas acrescentou uma ressalva importante: "mas essa diferença está diminuindo conforme o ano avança".

O fato é que, pelo menos até agora, mesmo com outro carro ruim nas mãos, Alonso está se saindo constantemente melhor que o finlandês, mantendo a 3ª posição na tabela de pontos ante ao longínquo 12º do companheiro e Allison joga algumas luzes sobre esse cenário em que aparentemente Kimi estaria sofrendo mais com o modelo F14T: "Eu não creio que seja inteiramente verdade que que ele (Kimi) esteja sofrendo mais que Fernando. Ambos tem dado um retorno parecido do comportamento do carro e há aspectos das novas regras desse ano que fazem todos os carros mais difíceis para os pilotos. Há muito mais torque nos motores, muito menos pressão aerodinâmica e os pneus são claramente menos agressivos (aderentes) que os do ano passado".

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

James Allison e Kimi Raikkonen
Será então que esses problemas são mais particulares aos carros da Ferrari? O diretor técnico também acredita que não: "De todas as formas eles (os carros) não são fáceis de pilotar, não é fácil para ninguém, esteja você na frente ou no fundo do grid", e acrescenta: "Os problemas que Kimi tem com as frenagens do carro e nas reduções de marchas são os mesmos do Fernando e também o de outros pilotos em outras equipes", enfatizando no entanto que a diferença de tempos entre ambos tem diminuído e lembrando que Allison era o projetista da Lotus nos dois anos em que o finlandês ainda também estava andando (e bem) por lá.

É esperada para o GP do Canadá, que ocorre nesse final de semana, uma série de atualizações importantes no carro da Ferrari que, segundo Fernando Alonso, marcará uma nova fase para a equipe no campeonato desse ano.

Vamos aguardar para ver se com essas modificações, projetadas certamente levando em conta também o estilo de pilotagem de Kimi, os carros da Ferrari ganham em competitividade e sua dupla passa a ter resultados mais parecidos entre si, preferencialmente se metendo  De qualquer modo também parece necessário que Kimi - assim como Sebastian Vettel na Red Bull - corra atrás do prejuízo ante a aparente melhor adaptação de seu companheiro à essa nova Fórmula 1.