 |
Alonso tem chegado à frente do finlandês |
Perguntado recentemente o porque da disparidade de resultados entre os campeões
Fernando Alonso e
Kimi Raikkonen, o diretor técnico da equipe,
James Allison, respondeu:
"Ele está um pouco mais lento que Alonso no momento" , mas acrescentou uma ressalva importante:
"mas essa diferença está diminuindo conforme o ano avança".
O fato é que, pelo menos até agora, mesmo com outro carro ruim nas mãos, Alonso está se saindo constantemente melhor que o finlandês, mantendo a 3ª posição na tabela de pontos ante ao longínquo 12º do companheiro e Allison joga algumas luzes sobre esse cenário em que aparentemente Kimi estaria sofrendo mais com o modelo F14T:
"Eu não creio que seja inteiramente verdade que que ele (Kimi) esteja sofrendo mais que Fernando. Ambos tem dado um retorno parecido do comportamento do carro e há aspectos das novas regras desse ano que fazem todos os carros mais difíceis para os pilotos. Há muito mais torque nos motores, muito menos pressão aerodinâmica e os pneus são claramente menos agressivos (aderentes) que os do ano passado".
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
 |
James Allison e Kimi Raikkonen |
Será então que esses problemas são mais particulares aos carros da Ferrari? O diretor técnico também acredita que não:
"De todas as formas eles (os carros) não são fáceis de pilotar, não é fácil para ninguém, esteja você na frente ou no fundo do grid", e acrescenta:
"Os problemas que Kimi tem com as frenagens do carro e nas reduções de marchas são os mesmos do Fernando e também o de outros pilotos em outras equipes", enfatizando no entanto que a diferença de tempos entre ambos tem diminuído e lembrando que Allison era o projetista da Lotus nos dois anos em que o finlandês ainda também estava andando (e bem) por lá.
É esperada para o
GP do Canadá, que ocorre nesse final de semana, uma série de atualizações importantes no carro da Ferrari que, segundo Fernando Alonso, marcará uma nova fase para a equipe no campeonato desse ano.
Vamos aguardar para ver se com essas modificações, projetadas certamente levando em conta também o estilo de pilotagem de Kimi, os carros da Ferrari ganham em competitividade e sua dupla passa a ter resultados mais parecidos entre si, preferencialmente se metendo De qualquer modo também parece necessário que Kimi - assim como
Sebastian Vettel na Red Bull - corra atrás do prejuízo ante a aparente melhor adaptação de seu companheiro à essa nova Fórmula 1.