sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Lotus confirma Maldonado e Grosjean

A equipe Lotus acaba de confirmar que Pastor MaldonadoRomain Grosjean serão seus pilotos titulares na temporada de 2014. Também divulgaram no Twitter essa foto bem humorada (abaixo) dos dois pilotos batidos quando ainda competiam pela GP2 - a legenda também é deles!

As petroleiras Total (francesa) e PDVSA (venezuelana) entraram num acordo para ambas poderem exibir seus logotipos nos carros da equipe sem conflitos, até porque atuam em mercados diferentes. Com essa confirmação fica claro que a equipe optou pela segurança financeira oferecida pelos patrocínios de Maldonado e que Nico Hulkenberg, opção preferida da equipe, acabará sendo confirmado na Force Índia, com que também já teria assinado.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

"A primeira vez a gente nunca esquece"
Algo me diz que o francês vai se sair melhor, isso SE (e esse é um grande "se") a equipe tiver condições de criar um carro tão competitivo como nos últimos anos após a debanda de engenheiros importantes para equipes rivais, "fugidos" da falta de segurança financeira que reina na Lotus ha meses e cujos novos sócios do controverso outro fundo de investimentos Quantum até agora não apareceram com o dinheiro prometido.

Acredita-se que a demora do anuncio oficial do ingresso de Maldonado na Lotus, que já havia sido adiantado pelo colega Américo Teixeira Jr., se deu porque seus patrocinadores estavam buscando garantias legais de que o dinheiro que eles pagassem seria efetivamente usado no desenvolvimento e atualizações do carro de 2014 ao logo da temporada e não seria usado para pagamentos de empréstimos antigos ou dívidas da equipe com credores diversos (fornecedores, investidores, Kimi Raikkonen...).

Felipe Nasr na Sauber?


Muito se tem comentado sobre o futuro de Felipe Nasr na Fórmula 1 e muito pouco se sabe ao certo sobre ele, então vamos passar um pente fino nas duas possibilidades mais discutidas nos bastidores da categoria.

A primeira é ser piloto reserva de alguma equipe média, como Williams, Sauber ou até Force Índia. A razão é que o custo de uma vaga de titular numa equipe média é muito alto, além do que o pool de seus patrocinadores permitiram. Ele testaria nos treinos de sexta-feira, como Bottas fez em 2012 na própria Williams e Hulkenberg na Force Índia em 2011. Sobre essa vaga de piloto reserva, várias pessoas esperavam que após o anúncio de Massa na Williams se seguiria a confirmação do outro Felipe por lá, mas por enquanto isso não ocorreu e ele segue negociando com a equipe, mas não só ela.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

E aí é que entra uma segunda possibilidade: pelo que se ouve aqui e ali, também existiria a chance do brasileiro ser reserva ou até mesmo - com chances menores - titular na equipe suíça, neste caso possivelmente ao lado do piloto alemão Adrian Sutil, que poderia ir para lá se perder sua vaga para Sérgio Perez na Force Índia (nesse cenário, muitos acreditam que Paul Di Resta é que teria perdido seu posto para Nico Hulkenberg). O russo Sergey Sirotkin, cujo aporte de dinheiro ainda é incerto, Esteban Gutierrez e o próprio Di Resta também estão na disputa por essas vagas.

Tudo, quero deixar bem claro, são possibilidades, não certezas e que o jogo pode mudar muito rapidamente de um dia para o outro dependendo de como as outras peças desse tabuleiro se mexerem e a peça fundamental que há de destravar todo esse emaranhado de possibilidades negociais é Pastor Maldonado quando anunciar oficialmente sua ida para a Lotus ao lado de Grosjean.

Vamos aguardar - e torcer por Nasr.