quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

E a FIA voltou atrás



Como muitos de vocês leram, a FIA anunciou que as mudanças aerodinâmicas previstas para as próximas temporadas nos carros da Fórmula 1 foram canceladas, mantendo-se a configuração de 2012. Com isso a chance de vermos asas dianteiras menores e mais simples (sem aquele monte de aletas e sub-asinhas) e bicos baixos, como no inicio dos anos 90, foram por terra.

A razão desse recuo é dinheiro é que custaria muito para as equipes reprojetarem os carros da estaca zero com essas novas regras e aí as equipes com mais dinheiro e recursos técnicos teriam maiores chances de se saírem melhor, criando novamente um distanciamento entre os carros na pista, algo que não vimos esse ano, que prejudicaria a competitividade e faria a vida das equipes médias e pequenas - todas já com pires na mão - ainda mais difíceis, lembrando que no mesmo ano de 2014 estrearão os novos e caros motores 1.6L V6 Turbo com KERS de 160cv no lugar dos atuais 2.4L V8 e KERS de 80cv e que custam a metade do preço.

Com isso, as mudanças previstas para 2013 são o aumento do peso nos testes de flexibilidade na asa dianteira, reforços no Santo Antônio dos carros para melhorar a segurança em caso de capotagens, maior rigor da FIA nas analises de abandonos de carro na pista após a classificação e corrida no que tange ao combustível que tem que sobrar para análise, uso de carga máxima nos testes de rigidez em todos os chassis (antes era em apenas um de cada equipe), aumento de peso mínimo para compensar o aumento do peso dos novos pneus (que por fora são idênticos). Também fica restrito o uso da asa móvel/DRS a apenas as áreas em que poderiam ser usadas na corrida (1 ou 2 pontos da pista, dependendo do circuito) e o "toque de recolher" das equipes nos boxes foi ampliado de 6 para 8 horas, com apenas 2 exceções permitidas por ano (antes eram 4)

Em 2014 o peso mínimo será novamente aumentado para compensar os novos motores e KERS e aquela necessidade dos carro usarem apenas a potência gerada pelo KERS para andar na região de Box fica adiada para 2017.

Como está a "dança das cadeiras" de 2013

Assim vejo a atual situação na "dança das cadeiras" pelas vagas na Fórmula 1 2013. Pelo que levantei, a situação de Bruno é complicada, não tendo grandes chances na Force Índia (mas não largou a possibilidade ainda) nem na Lotus e ainda incerto se a Caterham vale a pena e -se valer - teria que disputar com outros pilotos fortes e alguns também bem calçados financeiramente.

Nesse cenário, aquele teste numa Mercedes de DTM semana passada, mais do que um indício pró-Force Índia, pode ser também uma possibilidade real (boa) para sua carreira, ao meu ver.

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Além disso, algumas vagas ainda não confirmadas já tem seus francos favoritos, como o escocês Paul di Resta na Force Índia (bancado pela Mercedes) e o estreante inglês Max Chilton na Marussia (seu pai teria comprado 30% da equipe).

Aguardemos, pois, os leilões pelas vagas restantes que devem durar até o início de 2013...

Red Bull

Sebastian Vettel
Mark Webber


Ferrari
Fernando Alonso
Felipe Massa


McLaren
Jenson Button
Sergio Pérez


Mercedes
Lewis Hamilton  
Nico Rosberg  

Sauber
Nico Hülkenberg
Esteban Gutiérrez


Williams
Pastor Maldonado 
Valtteri Bottas


Toro Rosso
Jean-Éric Vergne
Daniel Ricciardo
 

Lotus
Kimi Räikkönen
Romain Grosjean
Kamui Kobayashi

Heikki Kovalainen Jérôme D'Ambrosio


Force India
Paul di Resta - favorito
Adrian Sutil
Jaime Alguersuari
Sébastien Buemi
Jules Bianchi
Bruno Senna
Luiz Razia

Caterham
Charles Pic
Giedo van der Garde
Heikki Kovalainen
Vitaly Petrov
Bruno Senna 
Kamui Kobayashi
Ma Qing Hua
Luiz Razia

Marussia
Timo Glock
Max Chilton - favorito
Vitaly Petrov
Kamui Kobayashi
Ma Qing Hua
Luiz Razia