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Massa e seu empresário |
Desses dois, vejo brasileiro com ligeiros e importantes diferenciais, alguns como vantagens factuais, alguns ainda no campo potencial, conforme explicarei a seguir.
- Experiência em equipe grande - No campo das vantagens factuais temos uma temporada com grandes mudanças pela frente e aí certamente a experiência de oito temporadas de Massa dentro de uma organização de excelência como a Ferrari seria de grande valia para a auxiliar a equipe dos carros pretos e dourados, ao passo que Hulkenberg correu um ano na Williams, outro na Force índia e agora na Sauber.
- Mais tempo de pista: Ao fim desse ano, Massa terá acumulado mais de 10 temporadas de pista desde sua estréia em 2002 (ele não correu 2003 e cerca de metade da temporada 2009), grande parte dirigindo carros competitivos junto a pilotos tarimbados como Villeneuve, Schumacher, Raikkonen e Alonso, o que lhe dá uma gama de conhecimentos técnicos mais profundos do que o competente Hulkenberg e seus então 3 anos de estrada como titular em equipes médias.
Agora vamos ao campo dos diferenciais potenciais, que não são garantidos mas em se concretizando, tornariam as coisas ainda mais interessantes para o brasileiro. Quero deixar claro, entretanto, que tudo isso a seguir está claramente no campo teórico, pois que não sabemos até que ponto essas partes citadas se dispõem a agir nesse sentido ou com qual intensidade:
- Como atual único representante do Brasil nas pistas de F1, Massa poderia conseguir o apoio da montadora Renault, fornecedora de motores da Lotus e que poderia ter em um ressurgente Massa um bom garoto propaganda para seus produtos por aqui.
- O fundo de investimentos Genii, dono da equipe Lotus tem interesse em ampliar suas operações em mercados emergentes e o Brasil é declaradamente um deles. Ter um famoso piloto local como garoto propaganda poderia ajudar nesse tipo de negócio?
- Ciente da importância de de ter um brasileiro na categoria, preferencialmente bem colocado, a Rede Globo poderia facilitar acordos comerciais com possíveis parceiros brasileiros que se disponham a cacifar Felipe com eventuais patrocínios.
- Bernie Ecclestone tem muito interesse em manter o GP Brasil e a Rede Globo como parceira, já que lucra muito com isso e assim poderia interceder políticamente junto à alta cúpula da Lotus para que a decisão se incline mais para o lado de Massa.
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Será que todos esses pequenos diferenciais de Massa serão suficientes para garantir-lhe a vaga na equipe Lotus para 2014 (se o carro vai ser bom, são outros quinhentos)? A resposta não virá tão depressa, pois Eric Boullier sabe que o tempo corre a seu favor com esses dois pilotos fazendo de tudo para melhorar suas chances junto a melhor vaga disponível no grid, o que inclui mostrar nas próximas 7 corridas toda a velocidade e regularidade que tem à certamente correr junto com seus respectivos empresários atrás de mais investidores a lhes cacifar.