quarta-feira, 13 de junho de 2012

GP do Canadá: Massa vs Alonso

Como vemos na comparação abaixo, a competitividade de Felipe Massa com Fernando Alonso foi bastante equilibrada no GP do Canadá, mas a rodada de Felipe na volta 6 que lhe custou quase 10 segundos estragou suas chances de uma corrida melhor. Também que o desgaste dos pneus de ambos se dá mais ou menso nos mesmos momentos após seus respectivos pit-stops, dando a entender que talvez Felipe tenha aprendido a lidar melhor com o desgaste dos pneus que lhe atormentava até recentemente.

Como milagres não existem, no fim do segundo jogo do espanhol, quando ele já está só "no bagaço", Massa faz a troca por seu terceiro jogo e a diferença entre eles se torna um abismo a favor do brasileiro, explicando porque Fernando Alonso caiu da 1ª para a 5ª posição tão rapidamente.

Está claro que a Ferrari super estimou a durabilidade dos pneus que calçavam F2012, um carro que ainda desgasta mais seus pneus que a concorrência. Grosjean, por exemplo, adotando uma estratégia parecida chegou num sólido em 2º lugar em bom ritmo de voltas mostrando que seu Lotus E20 trata melhor os compostos da Pirelli.

Corrida que vem os pneus médios voltam a ser usados, e aí vamos ver se a evolução da Ferrari e o jogo de forças se mantem com esse tipo de composto.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1