terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Porque a Force Índia não divulga seus pilotos

Interessante essa demora da Force Índia em divulgar os nomes de seus pilotos.

Hoje veio-me a notícia que Willy Weber, empresário de Hulkenberg ainda não garante que seu piloto vá ser realmente o piloto reserva da equipe indiana pois ainda estariam negociando com outras equipes. As alternativas para Hulk seriam correr na Hispânia, se ele levasse muito dinheiro para lá (e se a equipe realmente correr esse ano) ou ser reserva em alguma outra equipe além da própria Force-Índia.

Mas isso não é razão para o time de Vijay Mallya posterga tanto o anuncio de seus pilotos. Essa razão tem nome: Vitantonio Liuzzi. Segundo o jornalista inglês J. Saward que cobre a F1, como Liuzzi não teve um desempenho péssimo a ponto de justificar aos olhos de uma corte arbitral uma rescisão por falta de desempenho, Vijay estaria tentando convencer Liuzzi a abdicar de sua vaga na equipe em favor de Paul di Resta de maneira pacífica. Isso porque a equipe já vem tendo vários reveses nos tribunais, perdendo batalhas jurídicas para ex-patrocinadores, ex-pilotos e assim correndo o risco de perder a credibilidade junto às instituições que gerem a F1 e analisam suas pendegas legais. Para isso o dono da equipe estaria oferecendo uma quantidade ainda maior de dinheiro que a multa contratual de rescisão lhe daria, para que não houvesse litígio nos tribunais nem mais desgaste à imagem do time e de seu dono. Só que para Liuzzi receber um saco de dinheiro e não correr em 2011 não é um negócio vantajoso pois suas chances de voltar a um cockpit de F1 seriam muito remotas no futuro, seja por seus resultados não-tão-grandiosos, seja porque não tem um grande patrocinador para bancá-lo no futuro.

Ora, então Liuzzi poderia usar esse dinheiro que receberia a mais para comprar sua vaga na Hispânia, onde sua experiência e o dinheiro da Force Índia seriam muito bem vindos, pensará alguém. Mas para Liuzzi, e com toda a razão, não compensa. Correr nessa equipe (que nem sabemos se realmente alinhará e com que carro) colocaria os pregos que faltam no caixão de sua carreira.

Desse modo a negociação com Liuzzi ganhará ainda mais alguns capítulos silenciosos e somente depois de resolvido teremos o anuncio de quem vai pilotar para a equipe esse ano.

A ver.