segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Segue o desmonte da Lotus


Segundo informações de bastidores de pessoas bem informadas em Fórmula 1, entre eles o jornalista bretão Joe Saward, um desmonte parcial da equipe Lotus, que sequer participou dos testes iniciais da categoria da semana passada com seu carro novo (foto acima), continua a ocorrer lá pelos lados de Enstone.

Foi revelado que depois de perder nomes importantes como seu piloto principal Kimi Raikkonen, seu diretor técnico James Allison, seu chefe de equipe Eric Boullier, seu chefe de aerodinâmica Dirk de Beer, chefe de aerodinâmica computacional Jarrod Murphy, chefe de performance Davi Wheater, e o engenheiro chefe Rod Nelson, a equipe dos carros pretos, dourados e vermelhos na verdade perdeu cerca de 70 funcionários e ainda pretende dispensar outros 30 de forma a reduzir seus custos.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Além disso comenta-se que com tantas baixas o moral interno da equipe estaria baixo, sobretudo depois da fracassada associação com o grupo Quantum, com chegada de Pastor Maldonado, visto pela maioria como um piloto pagante e agora com a saída de Boullier do comando da equipe. A perda de motivação e de tantas pessoas (20% de seu pessoal, cujo total passará de 500 para 400 funcionários), grande parte dela gabaritadas e direto para a concorrência, que tem suas fábricas na vizinhança, poderá ter um preço no desenvolvimento do carro 2014 e até mesmo na concepção do carro de 2015.

Vamos ver como o novo chefe da equipe - e dono dela, Gerard Lopez vai lidar com essa situação, lembrando que no fim da semana passada foi anunciada a venda de cerca de 10% das ações da equipe para um grupo de comunicação russo, o que significa algum dinheirinho entrando. Resta agora aguardar os próximos passo e saber se esse dinheiro vai para o caixa da equipe ou direto para o bolso da Genii, que só teve prejuízos com a equipe desde que a compraram da Renault.

Audi fecha com di Grassi

Di Grassi e McNish
O piloto paulista Lucas di Grassi, que já tinha contrato com a equipe Audi da WEC para correr as etapas principais no ano passado agora fechou contrato para ser piloto titular da equipe em todas as etapas do campeonato 2014, assumindo o lugar do tricampeão das 24 Horas de Le Mans e recém aposentado Allan McNish.

Com isso di Grassi assumirá o volante do novo  Audi R18 de número 1 ao lado dos atuais campeões da categoria Tom Kristensen e Loïc Duval e cuja primeira corrida do ano será no dia 20 de abril nas 6 Horas de Silverstone, lembrando que o Brasil também recebe uma etapa em 30 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1 

Veja todos os novos F1

Marussia MR03
Sauber C33

Caterham CT05

Mercedes W05

Ferrari F14T

Force Índia VJ07

Red Bull RB10

Williams FW36

Toro Rosso STR9

McLaren MP4/29
Só faltou o carro da Lotus, única equipe a não estrear ou testar seu carro até agora, mas que deve fazê-lo na próxima sessão de testes no Bahrein daqui uma semana e meia.