domingo, 27 de maio de 2012

500 Milhas de Indianápolis - Análise e Resultados


E quase deu Tony Kanaan! E mais quase ainda deu Takuma Sato, mas no final deu Dario Franchitti, pela 3ª vez nessa pista - ao mesmo tempo primeira vitória do ano de um motor Honda e de sua equipe, a Ganassi, logo uma dobradinha.
A corrida em si foi marcada por acidentes, rodadas e uma intensa troca de líderes, cabendo até ao estreante Barrichello esse gostinho por 2 voltas. Hélio, um dos favoritos à vitória acabou em 10º seguido de Rubens. Bia bateu, consertou seu carro e voltou 10 voltas atrás, mas terminou a corrida. As batidas de Conway e Will Power assustaram, sobretudo com o pneu solto que Helio num misto de perícia e sorte conseguiu desviar, mas que relou em seu próprio pneu dianteiro direito e arrancou a câmera do Santo Antônio de outro carro que estava na pista. Outros pontos que saliento:
  • Parece que quando esses carros batem no muro de traseira realmente há uma perigosa tendência de decolar. 
  • É lamentável que Alesí e Simona tenham sido obrigados a sair da corrida pela organização. Não lamento a ordem da direção de prova, entendam, lamento sim é que a fornecedora de motores – Lotus –seja tão incompetente a ponto de submeter seus únicos dois pilotos restantes (as outras 3 equipes já desertaram)a tamanho vexame e ignomínia na prova mais famosa do calendário.
  • Bia Figueiredo agora volta à batalha para conseguir patrocínio para correr outras etapas desse ano. Por enquanto está a pé.
  • Barrichello foi o melhor entre os 9 novatos que correram na pista, chegando em 11º lugar à frente, por exemplo de, de seu companheir Ernesto Viso. e na mesma volta do líder.
  • Dallara tem lição de casa para fazer: prender melhor as rodas para que não se soltem nas batidas e redesenhar a traseira do carro para evitar decolagens indesejadas. A primeira coisa é simples, a segunda nem tanto, pois o resultado poderia mudar o comportamento do carro e demandaria novos (custosos) testes para as equipes entender o novo comportamento.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Resultados - 200 Voltas:

Pos. Piloto               Equipe/Motor                Tempo/Diferença
 1.  Dario Franchitti     Ganassi DW12-Honda            2h58m51.2532s
 2.  Scott Dixon          Ganassi DW12-Honda                + 0.0295s
 3.  Tony Kanaan          KV DW12-Chevy                     + 0.0677s
 4.  Oriol Servia         Panther/DRR DW12-Chevy            + 2.9166s
 5.  Ryan Briscoe         Penske DW12-Chevy                 + 3.6721s
 6.  James Hinchcliffe    Andretti DW12-Chevy               + 4.0962s
 7.  Justin Wilson        Dale Coyne DW12-Honda             + 4.2430s
 8.  Charlie Kimball      Ganassi DW12-Honda                + 4.6056s
 9.  Townsend Bell        Schmidt DW12-Honda                + 5.6168s
10.  Helio Castroneves    Penske DW12-Chevy                 + 7.6352s
11.  Rubens Barrichello   KV DW12-Chevy                     + 7.9240s
12.  Alex Tagliani        Herta DW12-Honda                  + 8.2543s
13.  Graham Rahal         Ganassi DW12-Honda                + 8.7539s
14.  JR Hildebrand        Panther DW12-Chevy               + 11.3423s
15.  James Jakes          Dale Coyne DW12-Honda            + 13.4494s
16.  Simon Pagenaud       Schmidt DW12-Honda               + 14.1382s
17.  Takuma Sato          Rahal DW12-Honda                  + 1 Volta
18.  EJ Viso              KV DW12-Chevy                     + 1 Volta
19.  Michel Jourdain Jr   Rahal DW12-Honda                  + 1 Volta
20.  Sebastien Bourdais   Dragon DW12-Chevy                 + 1 Volta
21.  Ed Carpenter         Carpenter DW12-Chevy              + 1 Volta
22.  Katherine Legge      Dragon DW12-Chevy                 + 1 Volta
23.  Ana Beatriz          Andretti/Conquest DW12-Chevy    + 10 Voltas

Retirements:

     Piloto               Equipe/Motor                  Na volta
     Marco Andretti       Andretti DW12-Chevy                187
     Josef Newgarden      Fisher DW12-Honda                  161 
     Sebastian Saavedra   AFS/Andretti DW12-Chevy            143 
     Ryan Hunter-Reay     Andretti DW12-Chevy                123 
     Will Power           Penske DW12-Chevy                   79 
     Mike Conway          Foyt DW12-Honda                     78 
     Bryan Clauson        Fisher DW12-Chevy                   46 
     Wade Cunningham      Foyt DW12-Honda                     42 
     Jean Alesí           Fan Force DW12-Lotus                10 
     Simona de Silvestro  HVM DW12-Lotus                       9 

GP de Mônaco - Análise "equipe-por-equipe" e Resultados

Mais um GP de Mônaco se foi e como é tradição, poucas ultrapassagens ocorreram e algumas escapadas. Como todos já sabem, ganhou o 6º piloto diferente em 6 etapas, embaralhando a disputa pelo campeonato de vez. A corrida em si foi marcada por carros mais lentos (seja porque o carro era de fato pior, seja por desgaste dos pneus, seja estratégia de quem vinha à frente) segurando os mais rápidos sem se fazerem ultrapassar.

RED BULL
: Mark Webber, que semana passada criticou o excesso de diferentes ganhadores queimou a língua pra valer nesse GP, já que é mais um entre esses vitoriosos.  Correu bem o fim de semana inteiro e na corrida sobe aproveitar-se da “inultrapassalidade” da pista para se manter na ponto quando já parecia não ter pneu no fim do GP. Sebastian Vettel não se achou em nenhum dia e na corrida, graças a uma estratégia de Box muito eficiente conseguiu voltar numa razoável a 4ª posição, saindo da liderança do campeonato.
MERCEDES: Rosberg fez uma bela classificação e fez sua lição de casa na corrida, não perdendo posições nem errando, merecendo o pódio. Schumacher perdeu posições na espremida que levou de Grosjean e mais ainda com a batida do mesmo logo em seguida. Lá pelas tantas abandonou com problemas mecânicos, reforçando a má fase que enfrenta nessa que vai se desenhando como sua última temporada na F1.
FERRARI : Alonso mais uma vez tira leite de pedra e num circuito onde velocidade máxima não é tão importante, capitalizou mais um pódio com sua Ferrari, assumindo por sua regularidade uma outrora improvável liderança do campeonato em que vai despontando como favorito apesar do carro deficiente. Massa fez uma corrida bem melhor que as anteriores e andou bem forte no começo, pressionando um previdente Alonso. Infelizmente tanto Vettel como Hamilton conseguiram voltar à sua frente nos pit-stops, apesar do dele ter sido muito rápido, mostrando que talvez devesse ter sido um pouco mais rápido nesse momento crucial, mas de qualquer maneira marcou bons 8 pontos e respira mais aliviado da pressão que (ainda) tem nos ombros.
McLAREN: Equipe mais forte nas apostas de inicio de ano, continua decepcionando... Hamilton fez um trabalho decente e depois da confusa largada e de trabalho de boxes chegou em 5º lugar, 2 posições atrás de onde largou, se afastando dia-a-dia da disputa pelo título. Button em mais uma corrida para esquecer fez figuração e se atrapalhou com Kovalainen, supondo que o finlandês lhe facilitaria uma ultrapassagem. Caiu do cavalo.

FORCE-ÍNDIA
: Paul Di Resta largou atrás, mas chegou à frente de Hulkenberg em parte graças à carambola de Grosjean. Hulk chegou logo atrás em ritmo igual. O melhor é que ambos chegaram à frente de Kimi Raikkonen, único representante da Lotus e vão tentando se aproximar da Sauber na pontuação.

LOTUS:
Depois de largar mal e desastrosamente espremer Schumacher e depois atravessar em plena reta, Grosejan saiu da corrida e se despediu da grande oportunidade de tentar um pódio. Kimi também não fez grande coisa, marcando 2 míseros pontos numa corrida sem grandes notas. Esperava mais deles.
WILLIAMS: comparada à vitória de semana retrasada, essa corrida foi quase irrelevante, mostrando quão imprevisível está a F1 atual. Maldonado largando em último após a justa punição por jogar o carro em cima de uma Sauber no 3º treino livre ainda perdeu mais 5 ao trocar o câmbio e logo abandonou logo na primeira volta ao acertar de La Rosa num erro tolo. Bruno ganhou boas posições na largada, ficando na zona de pontos, e no final quando já não estava mais na zona de pontos, voltou à ela graças ao abandono de Schumacher e a estratégia bisonha de Vergne, marcando um pontinho bem vindo – mas ainda muito magrinho.

SAUBER: Kobayashi abandonou quando estava no pelotão do meio e tinha reais chances de pontuar, Perez ansioso como só, cortava zebras, fritava pneus e até passou reto numa dividida com Kovalainen mas no fim também não pontuou.

TORO ROSSO: Ricciardo abandonou quando já estava fora da zona de pontos e Vergne arriscou colocar pneus intermediários contando com uma chuva que não veio, virando cerca de 10 segundos mais lento por volta no final e se despediu dos pontos que certamente marcaria. Se a corrida tivesse mais voltas ficaria atrás até das nanicas.

CATERHAM: Graças à “inultrapassabilidade” monegasca e a uma pilotagem combativa, Kova conseguiu ficar várias voltas à frente da McLaren, Sauber e Toro Rosso, mas no fim Button tentou onde não cabia e se estrepou e Perez, (cortando zebra, acredito) o passou. Ainda assim foi o melhor resultado da Caterham esse ano garantindo-lhes a importante 10ª posição no campeonato de construtores. Petrov vinha em ritmo parecido mas perdeu o bico na confusão da largada e depois abandonou.

MARUSSIA e HRT: Figuração, como sempre, com as Marussia à frente.


Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Pos  Piloto        Equipe                           Tempo
 1.  Webber        Red Bull-Renault           1h46:06.557
 2.  Rosberg       Mercedes                   +     0.643
 3.  Alonso        Ferrari                    +     0.947
 4.  Vettel        Red Bull-Renault           +     1.343
 5.  Hamilton      McLaren-Mercedes           +     4.101
 6.  Massa         Ferrari                    +     6.195
 7.  Di Resta      Force India-Mercedes       +    41.500
 8.  Hulkenberg    Force India-Mercedes       +    42.500
 9.  Raikkonen     Lotus-Renault              +    44.000
10.  Senna         Williams-Renault           +    44.500
11.  Perez         Sauber-Ferrari             +   1 Volta
12.  Vergne        Toro Rosso-Ferrari         +   1 Volta
13.  Kovalainen    Caterham-Renault           +   1 Volta
14.  Glock         Marussia-Cosworth          +   1 Volta
15.  Karthikeyan   HRT-Cosworth               +  2 Voltas

Volta mais rápida: Perez, 1:17.298

Abandonos:

Piloto        Equipe                    Na volta
Button        McLaren-Mercedes             71
Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari           66
Pic           Marussia-Cosworth            65
Schumacher    Mercedes                     64
Petrov        Caterham-Renault             16
Kobayashi     Sauber-Ferrari               6
De la Rosa    HRT-Cosworth                 1
Maldonado     Williams-Renault             1
Grosjean      Lotus-Renault                1


Pontuação dos campeonatos após a 6ª etapa:                

Pilotos:                    Construtores:                     
 1.  Alonso        76        1.  Red Bull-Renault          146
 2.  Vettel        73        2.  McLaren-Mercedes          108
 3.  Webber        73        3.  Ferrari                    86
 4.  Hamilton      63        4.  Lotus-Renault              86
 5.  Rosberg       59        5.  Mercedes                   61
 6.  Raikkonen     51        6.  Williams-Renault           44
 7.  Button        45        7.  Sauber-Ferrari             41
 8.  Grosjean      35        8.  Force India-Mercedes       28
 9.  Maldonado     29        9.  Toro Rosso-Ferrari          6
10.  Perez         22       
11.  Di Resta      21       
12.  Kobayashi     19       
13.  Senna         15       
14.  Massa         10       
15.  Hulkenberg     7       
16.  Vergne         4       
17.  Schumacher     2       
18.  Ricciardo      2