quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Lotus estreia com escapamento "torto"


Uma coisa que chamou a atenção das pessoas mais atentas que acompanham os testes coletivos da Fórmula 1 2014 no Bahrein é o escapamento do novo carro da Lotus. Depois de lançar um carro com dois bicos assimétricos, a equipe inovou ao ser a primeira a usar um escapamento central com angulação igualmente assimétrica, pendendo para um dos lados do carro (no caso, o esquerdo, como vemos na foto acima).

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Não se sabe se essa será a solução definitiva para essa peça do carro de Romain Grosjean e Pastor Maldonado para toda a temporada ou apenas uma adaptação temporária para algum teste mais específico, mas muitos engenheiros de equipes rivais já devem estar coçando suas cabeças para entender que ganhos esse posicionamento heterodoxo traria para seus carros. Clique na imagem para ampliá-la!


Testes do Bahrein - 2º dia


E no segundo dia de testes coletivos no Bahrein a McLaren de Kevin Magnussen sobrou sobre os adversários, virando 1,5 segundo mais rápido que Hulkenberg. com a ajuda dos pneus supermacios, claro. Esse tempo é 2 segundos mais rápido do que a melhor volta da corrida do ano passado, mas ainda 2,6s distantes do tempo da pole do mesmo ano.

Então a McLaren será campeã? Claro que não. Digo, não necessariamente, pois não podemos dizer que as outras equipes tentaram ser rápidas também - ou mesmo que a McLaren deu tudo de si. Simular classificação, então, menos ainda. Outro destaque do dia foi a Williams, que após as pífias 5 voltas de ontem conseguiu compensar e completar impressionantes 116 giros com Bottas hoje, acumulando valiosa quilometragem para análise de dados. Amanhã Massa deve reassumir o volante

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Outras equipes que andaram bem foram Fernando Alonso, com 97 voltas em sua Ferrari e Nico Rosberg com 85 em sua Mercedes. Lotus e Marussia ficaram na lanterna tanto nos tempos como na quilometragem acumulada no dia, ao passo que Red Bull e Toro Rosso registraram seus recordes pessoais de voltas desde o inicio do ano: importantes 59 e 58 voltas e a Caterham segue como equipe "líder" dos motores Renault: é  a que mais andou hoje e a que fez o melhor tempo. O que disse em Jerez continua valendo: os tempos de volta pouco importam nesses testes, ainda é cedo para saber como será o jogo de forças entre as equipes dessa temporada. Abaixo segue a tabela completa:

Michelle Alboreto, primeira e última

Michelle Alboreto foi um piloto milanês e grande promessa do automobilismo italiano no fim dos anos 70 e inicio dos 80. Ele entrou na Fórmula 1 em 1981 pela Tyrrell, onde correu por 3 anos até se transferir para a poderosa Ferrari, onde ficou por mais 5 anos. Depois disso, já como um piloto experiente, acabou sendo acolhido por equipes menores, como novamente a Tyrrell e a Larousse em 1989, Footwork entre 1990 e 1992, Lola em 1993 e finalmente a Minardi em 1994, seu derradeiro ano na categoria.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Seu melhor resultado numa temporada foi o vice-campeonato de 1985 pela famosa equipe italiana. Na Fórmula 1, ele também conseguiu 5 vitórias, 5 voltas mais rápidas, 2 pole positions e 23 pódios nos 215 GP´s que esteve presente (em mais de 20 não conseguiu se classificar, quando já estava em equipes fracas). Alboreto morreu num acidente em 2001 enquanto testava o protótipo de Le Mans da Audi, o R8 na pista alemã de Lausitzring.