segunda-feira, 28 de abril de 2014

20 anos, 2 mortes




Nessa semana completam 20 anos das mortes do tricampeão Ayrton Senna e também do novato menos lembrado Roland Ratzenberger. Eles se foram na ordem vista na foto acima, primeiro o austríaco, na classificação do sábado, depois foi a vez do brasileiro na corrida do domingo. E na sexta-feira do mesmo triste fim de semana, é bom reavivar, quase que Rubens Barrichello se foi também...

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Nessa semana estarei colocando no ar uma série de pequenas matérias sobre esse fim de semana fatídico. Não vou comentar sobre a imensa importância de Ayrton Senna para os brasileiros, para o automobilismo ou para o ganho de segurança da própria Fórmula 1, pois muito já foi escrito sobre isso por gente que o fez muito bem, nem tenho a pretensão de trazer fatos novos ou escrever peças fantásticas sobre esse tão conhecido e esmiuçado tema, então falarei mais sobre os três acidentes em si e como eles foram vistos por nós a 20 anos atrás.

Simona de Silvestro pilota a Sauber

A pilota suíça de 25 anos Simona de Silvestro, que correu de Fórmula Indy pelos últimos 4 anos completou sua primeira experiência com um carro de Fórmula 1 sendo bem elogiada! Após dar 180 voltas em dois dias de testes com o modelo 2012 da Sauber na pista particular da sua fornecedora de motores e câmbio, a Ferrari em Fiorano, a capacidade de aprimorar ajustes e o bom ritmo das voltas de Simona foram elogiados pela equipe. Ela conta que adorou a experiência a bordo do carro, ainda equipado com os motores 2.4L V8.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Abaixo vemos um vídeo com uma volta onboard da piloto no carro repintado com as cores do seu patrocinador principal. Ela deverá testar novamente o carro nos dias 25, 26 e 27 de Junho. Quem sabe com mais bons resultados nesses testes a piloto não consegue mais apoio financeiro necessário para garantir uma vaga de titular em 2015? Tomara!


O raro capacete de testes de Senna


No inicio de sua derradeira temporada de 1994 pela equipe Williams, Ayrton Senna testou uma rara versão do capacete da fabricante Bell. Esse modelo, conhecido como Feuling, já começava a ser usado por pilotos da Fórmula Indy nas pistas ovais de maior velocidade e tinha como grandes diferenciais uma larga aba inferior dianteira, que direcionava o ar para cima e para as laterais, ao mesmo tempo ajudando manter a posição do capacete. Além disso a sua parte de trás era mais quadrada, de modo a ajudar no apoio traseiro da cabeça nas retas e no fluxo de ar na transição da traseira da peça para a carenagem do carro, mas atrapalhava um pouco nos circuitos mais travados, onde os pilotos giravam mais a cabeça para os lados.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Nessa outra imagem pouco conhecida ao lado vemos ao famoso projetista então da Williams Adrian Newey dando seus pitacos sobre o desenho do capacete para o representante do fabricante Bell.

Esse modelo de "casco", pelo que me lembro, só passou a ser utilizado de forma regular em corridas da Fórmula 1 anos depois em 1996 por Michael Schumacher quando este já estava correndo pela Ferrari (foto abaixo).

"Será que o Senna teria sobrevivido ao impacto da barra de suspensão da batida em Ímola se ele estivesse correndo esse modelo?", alguém certamente irá perguntar.

E a resposta não saberemos jamais, já que as variáveis são muitas, mas que é um modelo que teria ficado muito bonito de se ver nas pistas com a pintura do tricampeão, ah isso é inegável! Aliás, onde será que esses dois raros exemplares das fotos foram parar?

Clique nas imagens para ampliá-las!