No inicio de sua derradeira temporada de 1994 pela equipe Williams,
Ayrton Senna testou uma rara versão do capacete da fabricante
Bell. Esse modelo, conhecido como
Feuling, já começava a ser usado por pilotos da Fórmula Indy nas pistas ovais de maior velocidade e tinha como grandes diferenciais uma larga aba inferior dianteira, que direcionava o ar para cima e para as laterais, ao mesmo tempo ajudando manter a posição do capacete. Além disso a sua parte de trás era mais quadrada, de modo a ajudar no apoio traseiro da cabeça nas retas e no fluxo de ar na transição da traseira da peça para a carenagem do carro, mas atrapalhava um pouco nos circuitos mais travados, onde os pilotos giravam mais a cabeça para os lados.
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Nessa outra imagem pouco conhecida ao lado vemos ao famoso projetista então da Williams
Adrian Newey dando seus pitacos sobre o desenho do capacete para o representante do fabricante Bell.
Esse modelo de "casco", pelo que me lembro, só passou a ser utilizado de forma regular em corridas da Fórmula 1 anos depois em 1996 por
Michael Schumacher quando este já estava correndo pela Ferrari (foto abaixo).
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Será que o Senna teria sobrevivido ao impacto da barra de suspensão da batida em Ímola se ele estivesse correndo esse modelo?", alguém certamente irá perguntar.
E a resposta não saberemos jamais, já que as variáveis são muitas, mas que é um modelo que teria ficado muito bonito de se ver nas pistas com a pintura do tricampeão, ah isso é inegável! Aliás, onde será que esses dois raros exemplares das fotos foram parar?
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