domingo, 28 de fevereiro de 2010

Barrichello e a evolução da Williams


Hoje vou abordar especificamente a equipe Williams F1.Desde o lançamento do carro, em 1º de fevereiro, o carro da equipe inglesa se mostrou confiável, sem nenhuma quebra mecânica, nem problemas crônicos, apenas pequenos problemas "cosméticos" natural de carro novo em início de testes.

Mas se compararmos seu desempenho atual com o dos primeiros testes, notamos que ele está "da metade pra cima" nas folhas de tempo, ao passo que antes era o oposto. Isso signifiva que a equipe de Grove estará, necessariamente, entre as mais rápidas? Não. Porque? Por que com tanta diferença de peso de gasolina, fica difícil pontificar quem é quem na ordem de forças da F1 2010. Depreeende-se entretanto que a equipe está sim evoluindo, graças em parte aos aprimoramentos do motor da Cosworth, que como sabemos, tem seu desenvolvimento liberado até antes do GP do Bahrein e vem evoluindo em consumo, potência e dirigibilidade (ele não entrega a potência toda de uma vez, desequilibrando o carro).

Ontem, entretanto, Barrichello me disse por meio de seu "twitter" que do começo dos testes até o dia de hoje, que encerra os testes de inverno, a área em que o carro mais teve ganhos foi a aerodinâmica, uma área em que nós mortais mal percebemos as evoluções menos óbvias, devido à sutileza dessas alterações, não captadas pelas fotos que correm o mundo (com excessão da foto principal acima, da barbatana testada pela Williams). Sam Michael, Diretor técnico da Williams creditou uma parte dessa evolução às informações que o brasileiro passa ao mecânicos sobre, por exemplo, comportamento dos pneus, outro ponto fundamental no desempenho do carro.



Ainda sobre a evolução do bólido, quando perguntei-lhe sobre o seu equilíbrio, Barrichello respondeu: "já está bem... com tanque cheio precisamos melhorar". E essa melhora pode, ao menos em parte já ter chegado, pois segundo o ex-piloto de F1 e seu amigo Luciano Burti, Rubens testou um novo pacote aerodinâmico hoje, último dia de testes. E o resultado vocês viram: Barrichello, declaradamente sem forçar tudo do carro, fechou a 0,398 do melhor tempo dos testes e seu companheiro foi ainda melhor, mostrando que a Williams não está na disputa por título, mas poderá beliscar alguns pódios.

Como uma curiosidade final, ainda ontem, quando lhe perguntaram se pensava em mudar o visual de seu capacete devido à semelhança com o de seu companheiro Nico Hulkenberg, Barrichello falou: "
tenho alguma coisa em mente mas na primeira (corrida) vou original"!


Clique nas imagens para ampliá-las