sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Site alerta sobre possível colapso da Force Índia - e some!



Segundo o site Italiaracing, a equipe Force Índia pode estar, silenciosamente, passando por um momento gravíssimo e que ameaçaria até sua permanecia na Fórmula 1.

Segundo essas informações que não me parecem totalmente confiáveis, Vijay Mallya , cuja companhia aérea está endividada na casa do bilhões de dólares e que teve recentemente seu avião particular arrestado judicialmente, estaria enfrentando graves problemas financeiros também em suas outras empresas, a United Spirits e Force Índia entre elas.

Segundo o site, Bernie Ecclestone teria ativado um plano de emergência para salvar a equipe e nomes como o de Colin Kolles, ex-chefe de equipe de Jordan e HRT e até Flávio Briatore estariam entre os ventilados pelas fontes italianas para assumir a liderança da equipe em caso de "intervenção".

Porque prego cautela na leitura dessas informações? Bom, concordo que esse silêncio da equipe para anunciar seus pilotos é demasiado, mas isso pode ser apenas por uma real indecisão sobre que piloto (e pacote comercial) escolher, só que também é muito importante salientar que dentre as empresas problemáticas citadas pela matéria italiana está a United Spirits e esta teve sua maioria acionaria recentemente comprada pela gigante de bebidas Diageo por mais de 2 bilhões de dólares, tirando de Mallya o controle da lucrativa empresa, informações importantes não mencionadas pela reportagem.

Mesmo que a maior parte desse dinheiro tenha sido destinado para saldar parte das dividas de Vijay mundo afora, alguma parcela pode ter sobrado para dar o mínimo de paz sua equipe. Além disso, o próprio Vijay Mallya anunciou no fim do ano passado um investimento de mais de 100 milhões de dólares na equipe.

Além disso, a equipe tem outro sócio de peso, o também bilionário indiano Subrata Roy Sahara, cujo papel de relevo é igualmente ignorado pela matéria. Por fim, suprema das pulgas atrás da orelha: se você tentar ler a matéria original no site, pelo menos por enquanto, ela sumiu completamente! Veja o link original pelo qual eu li a informação: http://italiaracing.net/notizia.asp?id=38492&cat=1 Indicio de uma tremenda "barrigada" ou pressão política da equipe e/ou Bernie?

Tirando isso, a equipe está em algum tipo de crise? Sim, ela não tem patrocinadores reais, algo que mostrei AQUI no ano passado, pois depende de empréstimos e dinheiro direto de seus donos para funcionar e nesse sentido creio que nada mudou de lá para cá.

Williams perderá 1ª sessão de testes

A equipe Williams anunciou que seu novo carro, o FW35, ficará pronto apenas no dia 19 de Fevereiro e assim perderá a primeira das três sessões de testes coletivos da Fórmula 1, que se passará entre os próximos dias 5 e 9 do mês entrante.

Com isso, a equipe inglesa começará o ano usando o modelo FW34 do ano passado, usando peças adaptadas do carro novo visando a coleta de dados para a temporada de 2013. O antigo carro a ser guiado por Pastor Maldonado e Valteri Bottas já usará, entretanto, a nova pintura dessa temporada.

A perda da primeira sessão pela equipe certamente significa um revés no desenvolvimento do novo carro, já que os testes são muito restritos esse ano (apenas 3 sessões de 4 dias cada) e toda experiência de pista acaba sendo muito valiosa, sobretudo para se entender a relação do novo chassis e estilo de pilotagem de seus pilotos com os novos pneus e diferentes ajustes, além de entender eventuais problemas de confiabilidade. Por outro lado, com a relativa estabilidade de regras entre 2012 e 2013, não foi criado nenhum desafio técnico gigantesco para essa temporada.