terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Bruno Senna fecha com Aston Martin e sai da F1

Bruno Senna acaba de ser confirmado como piloto titular da equipe Aston Martin para a temporada 2013 de endurance da FIA. Ele correrá ao lado do francês Frédéric Makowiecki e Com isso acaba o suspense em torno da participação do brasileiro na categoria máxima do automobilismo, a Fórmula 1, que agora é página virada.

O futuro da carreira de Bruno na Fórmula 1 já estava correndo risco de acabar após ser dispensado da Williams, visto que as negociações dele com as demais equipes não estavam, fluindo como o desejado e as vagas disponíveis (Force Índia já não era uma delas) não lhe davam perspetivas de lutar por pontos - no fim, o capítulo dos monopostos foi superado em sua biografia e outro se abre no Turismo

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Sobre a mudança de ares, Bruno declarou: "Até 2009, sempre conquistei vitórias e pódios nas categorias por onde passei. Desde então, por uma série de circunstâncias fora do meu controle, não tive a mesma chance na Fórmula 1. As propostas que me foram oferecidas nesta temporada também não me davam essa possibilidade"

Boa sorte ao Bruno em sua nova morada, vou torcer para que ele se consolide na nova categoria e sua carreira deslanche, de modo que consiga alcançar vitórias, sucesso e a estabilidade que não conseguiu na Fórmula 1, onde as coisas nunca encaixaram bem pra ele nas 3 equipes em que correu.

Alguém ha de me perguntar: "será que ele volta ano que vem"? Duvido. Pergunte ao Lucas Di Grassi, Sebastien Buemi, Jaime Alguersuari...

Testes de Jerez - Dia 1

Esses são os resultados finais do 1º dia de testes da temporada 2013 da Fórmula 1 na pista de Jerez de la Frontera na Espanha. A  Mercedes de Rosberg andou muito pouco pois enfrentou problemas elétricos (veja aqui). Quem mais andou hoje foi a Force Índia. Amanhã os carros voltam à pista (veja programação completa aqui):

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Pos. Piloto Equipe Tempo/Diferença Voltas
1  J. Button McLaren  1m18.861s 37
2  M. Webber Red Bull  1m19.709s  +0.848 73
3  R. Grosjean Lotus  1m19.796s  +0.935 54
4  P. di Resta Force India  1m20.343s  +1.482 89
5  D. Ricciardo Toro Rosso  1m20.401s  +1.540 70
6  F. Massa Ferrari  1m20.536s  +1.675 64
7  N. Hulkenberg Sauber  1m20.699s  +1.838 79
8  N. Rosberg Mercedes  1m20.846s  +1.985 11
9  P. Maldonado* Williams*  1m20.864s  +2.003 84
10  G. van der GardeCaterham  1m21.915s  +3.054 64
11  M. Chilton Marussia  1m24.176s  +5.315 29
                                              (*) carro antigo




Rosberg em chamas

Parece que a Mercedes ainda precisa de alguns ajustes no seu escapamento. Nico Rosberg saiu de manhã para algumas voltas no circuito de Jerez e pouco depois seu escapamento direito começou a despejar grandes labaredas, obrigando-o a parar na pista. O carro não sofreu maiores danos visíveis (vai saber os internos), mas ficou o resto da manhã dentro dos boxes, completando assim apenas 11 voltas até a pausa da hora do almoço, sendo o segundo carro que menos andou até agora, atrás da McLaren que registrou míseros 3 giros no período matutino

ATUALIZADO: A Mercedes informa que o causador do fogo foi um problema no cabeamento elétrico e a troca desses fios vai impedir que o carro volte para a pista ainda hoje. Esse tipo de problema é normal num primeiro dia de testes de um carro novo, mas querendo ou não, é um precioso tempo de pista que está perdido.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1




Nova Marussia MR02

Por fim a penúltima equipe a apresentar seu carro de 2013 foi a Marussia (a última será a Williams, no dia 19), que tem ao volante Max Chilton, enquanto o brasileiro Luiz Razia ainda não confirmado oficialmente. O carro tem linhas bastante peculiares, sobretudo na sua tampa do motor, atrás da cabeça do piloto, bastante volumosa e fluida. O motor permanece sendo o Cosworth (única equipe ainda a utilizá-los) e esse ano estreiam o uso do KERS, fornecido pela Williams.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Esse é o primeiro carro da equipe russa desde os tempos que ainda se chamava Virgin, a ser gerado com o auxilio de um túnel de vento, não apenas com computação gráfica e simulador de fluidos dinâmicos computadorizados como nos anteriores. Além disso eles contam com a consultoria da McLaren.

Assim como no seu modelo 2012, o carro manteve um degrau mínimo, quase imperceptível no bico, que é levemente mais baixo que os dos rivais. Clique nas imagens para ampliá-las:

Leia: "GUIA Como entender os testes de inverno da Fórmula 1"




Nova Caterham CT-03

Como se esperava, o novo carro da Caterham CT-03 é uma evolução de seu modelo anterior, com os devidos refinamentos aerodinâmicos e o mesmo conjunto de KERS e motor Renault, como também já ocorria no ano passado, e com o conjunto traseiro câmbio e suspensão ainda fornecidos pela Red Bull.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Ao volante do carro estão os lucrativos novatos Charles Pic e Giedo van der Garde, todos com polpudos patrocinadores nos bolsos. O carro da equipe malaio-inglesa ganhou uma coloração verde levemente mais clara e metalizada, perdendo parte dos tons amarelos, sobretudo na dianteira, onde se vê que o feioso degrau no bico foi mantido. Clique nas imagens para ampliá-las.


Leia: "GUIA Como entender os testes de inverno da Fórmula 1"


Testes da F1 2013 - Programação Parte 1

Esse é o cronograma das equipes e pilotos para os 4 dias de testes que seguem em Jerez de la Frontera, na Espanha. Com a exceção da Williams, que usará seu FW34, o carro do ano passado com algumas adaptações, todas as equipes deverão usar seus carros de 2013.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Observando essas informações, venho com duas perguntinhas: Uma é que a Marussia ainda não oficializou o brasileiro Luiz Razia numa de suas vagas, ficando com seus dois últimos dias de testes com o nome à confirmar. Porque será? ATUALIZADO: Luiz Razia já foi oficialmente confirmado e apresentado.


A outra é que na Force Índia a segunda vaga de piloto titular ainda permanece em aberto, com os reservas James Rossiter e Jules Bianchi revezando com Paul Di Resta ao volante do novo carro da equipe: quem vai ser o companheiro do escocês nessa temporada...?

Leia: "GUIA Como entender os testes de inverno da Fórmula 1"


Equipe Carro Terça Quarta Quinta Sexta
Red Bull RB9 M. Webber M. Webber S. Vettel S. Vettel
Ferrari F138 F. Massa F. Massa F. Massa P. de la Rosa
McLaren MP4-28 J. Button S. Perez J. Button S. Perez
Lotus E21 R. Grosjean R. Grosjean K. Raikkonen K. Raikkonen
Mercedes W04 N. Rosberg L. Hamilton N. Rosberg L. Hamilton
Sauber C32 N. Hulkenberg N. Hulkenberg E. Gutierrez E. Gutierrez
Force Índia VJM06 P. di Resta P. di Resta/
J. Rossiter
J. Rossiter/
P. di Resta
J. Bianchi
Williams FW34* P. Maldonado P. Maldonado V. Bottas V. Bottas
Toro Rosso STR8 D. Ricciardo D. Ricciardo J. Vergne J. Vergne
Caterham CT03 G. van der Garde G. van der Garde C. Pic C. Pic
Marussia MR02 M. Chilton L. Razia M. Chilton L. Razia