sexta-feira, 25 de junho de 2010

Os novos escapamentos

Hoje Mercedes e Ferrari estrearam seus novos sistemas de escapamento, baseados no modelo bem sucedido da Red-Bull. Abaixo vemos o modelo original da equipe austríaca  e como ele funciona: Jogando os gases quentes expelidos em alta velocidade pelo motor acima do assoalho, fazendo com que ele percorra a "rampa" do difusor traseiro, dando mais pressão aerodinâmica à parte traseira do carro
A baixo, vemos as soluções obtidas por Ferrari e Mercedes, que tentarão (e devem conseguir) um efeito similar. A grande incógnita desse sistema é saber quais os efeitos que gases tão quentes terão sobre as barras de suspensão traseira e assoalho, podendo desgastá-los e danifica-los com a exposição prolongada a essas longas temperaturas (sobretudo nas corridas, que duram cerca de uma hora e quarenta minutos ou mais).  E justamente para poder acompanhar visualmente o eventual desgaste na estrutura do carro, que durante os treinos que Ferrari usa essas "listras coloridas", que lhes permite analisar os efeitos da continua propagação do calor nas partes expostas a ele e com isso definir a densidade dos materiais a serem empregados nesta área, pois as cores das listas se alteram com o uso sob calor, o que lhes dá base para tais cálculos estruturais: (Clique nas imagens para ampliá-las)
No próximo GP, em Silverstone daqui a duas semanas, Williams e Mclaren estrearão as suas próprias versões desse escapamento.