domingo, 13 de maio de 2012

Incêndio na garagem da Williams

Acaba de ser controlado um incêndio na garagem da Williams no circuito de barcelona. Reportes dão conta de danos materiais e algumas pessoas intoxicadas pela fumaça, mas nada de informações sobre eventuais feridos.

Relatos NÃO CONFIRMADOS dizem que o carro de Bruno Senna poderia ter explodido e/ou sido destruido pelo fogo, possivelmente por algo relacionado ao KERS. Mais notícias aqui, volte em instantes.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


ATUALIZADO 2
: O fogo já foi controlado e ainda não há confirmação da causa do incêndio, ninguém confirma que um carro tenha sido destruido.Fala-se que o fogo teria começado numa sala no fundo do box, não na região dos carros. Aguardem

ATUALIZADO 3: Nada ainda sobre carros e KERS estarem envolvidos no fogo (já apagado), agora falam que a causa teria sido combustível. Muita calma nessa hora pra não criarmos fantasias, vamos aguardar mais notícias creditáveis.

ATUALIZAÇÃO 4: No total 31 pessoas foram afetadas pelo fogo, sendo 4 mecânicos da Williams, 4 da Caterham e 1 da Force Índia, a maioria por intoxicação por fumaça e um deles com um ferimento mais grave na mão. Nenhum corre risco de morte.

GP da Espanha - a corrida e análise

Em uma corrida emocionante do começo ao fim, com disputas em todos os segmentos do pelotão, batidas, ultrapassagens por fora, erros, e consagrações, o GP da Espanha é palco da 5ª vitória de um piloto e equipe diferente esse ano, mostrando que os pneus tem um peso importante a favor da competitividade da categoria, ainda que impeça os pilotos de tirar tudo do carro o tempo todo (algo que já acontecia mais antigamente) e com isso tudo o grande vencedor com méritos é Maldonado e a Williams. Segue agora a tradicional "análise equipe-por-equipe"

WILLIAMS: Pastor Maldonado foi bem o fim de semana inteiro, mas na corrida mostrou uma maturidade que muitos não esperavam dele (eu inclusive), sem cometer erros e andando forte sempre que necessário, com a Williams fazendo uma estratégia de parada de boxes correta, sempre 1 ou duas voltas antes de Alonso para garantir-lhe voltas rápidas e a liderança. Que bom é ver a Williams vencer depois de 8 anos! Bruno Senna não se achou na corrida e ao defender sua posição com um pouco mais de entusiasmo do que Schumacher esperava, foi acertado pelo carro prateado do inflamado alemão, que dirigiu-lhe vitupérios. Um fim de semana para esquecer e já pensar em Mônaco, onde em tese não deve ceder lugar a Bottas no primeiro treino de sexta-feira, o que lhe ajudará a apegar melhor a mão do carro na pista.

FERRARI: Alonso largou muito bem e tomou a ponta, mas no fim das contas parece que seu carro ainda não tem o ritmo necessário para vencer. No final, sem pneus, foi alcançado por Kimi e adminstrou -se atrás de Maldonado, de olho nos 18 pontos do já-de-muito-bom-tamanho 2º lugar, tirando tudo que podia do seu carro, que melhorou um pouco com as evoluções. Felipe Massa fez uma ótima largada, como de costume, mas durante a corrida perdeu ritmo, também como já vem se tornando costume e com um drive-trough de penalização por não respeitar bandeira amarela viu-se ainda mais para trás, na 15ª posição onde ficou até o fim, só à frente das 3 equipes pequenas. No final ainda tomou volta do companheiro. Alonso é co-líder com 61 pontos e Massa só tem 2, dureza... Isso não ajuda nada no campeonato de contrutores.

LOTUS: Esperava mais da equipe, mas no fim até se pensarmos bem, terminaram onde largaram (assim como todos os 4 primeiros) e Kimi ainda deu canseira em Alonso e provavelmente o passaria se a corrida tivesse mais 2 voltas. Grosjean fez uma boa corrida e apesar de uns toques lá e acolá, terminou bem marcando bons pontos para a equipe que já é 3ª no campeonato.

SAUBER: No dia em que todos pensaram que Perez brilharia, foi Kobayashi quem roubou o foco na Sauber. Perez teve um pneu furado logo na primeira volta e assim sepultou suas chances na corrida até abandonar, ao passo que o japonês, aguerrido como sempre, veio passando todo mundo que podia até o fim, mostrando que o carro se acertou bem nessa pista e embolando a luta pelo 5º lugar no campeonato de construtores.

RED BULL: Vettel foi bem, conseguindo lutar por posições que Webber não conseguia. Apesar da punição (a mesma razão da de Massa) chegou num razoável 6º lugar andando forte, o suficiente para manter-se na liderança do campeonato, empatado com Alonso. O australiano, mesmo sem punição alguma, foi apagado e não pontuou. De qualquer forma o carro da equipe parece estar devendo em desempenho.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
MERCEDES: Como sempre o carro não é grande coisa em ritmo de corrida, mas também como vem sendo padrão, coube a Rosberg somar os pontos da equipe (41 a 2 entre ele e o heptacampeão) ao correr melhor. Schumacher se embananou na tentativa de ultrapassagem em Senna e aqui vale mais detalhes: Senna mudou a trajetória? Sim. Isso atrapalhou Schumacher? Sim, mas com todo o respeito o alemão errou feio e passaria reto naquela curva de qualquer jeito, se alguém tem culpa é ele. E A FIA concorda comigo: ele foi funido com a perda de 5 posições no grid da próxima corrida.

McLAREN: Esperava muito mais dessa equipe. Button não se encontrou desde a classificação e na corrida só viu mais do mesmo: ficou apagado, levando passão de Sauber e Red Bull. Hamiltom, largando de último, fez uma bela corrida e terminou a frente do companheiro, mas ficou perceptível que não conseguiria fazer muito mais com esse equipamento. Se a McLaren não se achar rapidinho, periga ficar mais e mais distante da Red Bull no campeonato de construtores. No de piloto idem.

FORCE ÍNDIA: Fez uma corrida um pouco melhor que as últimas, mas nenhum salto colossal foi dado: continua no meião sem grande viço, pontuando magramente quando pode (hoje marcou 1 pontinho). Hulkenberg se deu melhor que Di Resta, ficando 3 carros à frente dele, inclusive com uma Red Bull em seu encalço.

TORO ROSSO: Mostrou-se mais competitiva hoje. Seus carros deram algum trabalhão para as McLaren de Hamilton e Button e muito para a Ferrari de Massa, que estancou atrás da dupla em duas ocasiões.Como esse pelotão do meio é bem disputado, pode pontuar de novo em breve, caso se acertem em alguma pista.

CATERHAM, MARUSSIA e HRT: Continuam no fundão, mas a Caterham de Kovalainen dessa vez fiou por méritos próprios à frente de Bruno Senna por muito tempo, e não estava com estratégias diferentes, mostrando que houve alguma evolução do carro. As outras duas continuam no fundão, com a equipe russa também sempre a frente da espanhola.



Pos  Piloto        Equipe                     Tempo      
 1.  Maldonado     Williams-Renault           1h39:09.145
 2.  Alonso        Ferrari                    +     3.195
 3.  Raikkonen     Lotus-Renault              +     3.884
 4.  Grosjean      Lotus-Renault              +    14.799
 5.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +  1:14.641
 6.  Vettel        Red Bull-Renault           +  1:17.576
 7.  Rosberg       Mercedes                   +  1:27.919
 8.  Hamilton      McLaren-Mercedes           +  1:28.100
 9.  Button        McLaren-Mercedes           +  1:25.200
10.  Hulkenberg    Force India-Mercedes       +   1 volta
11.  Webber        Red Bull-Renault           +   1 volta
12.  Vergne        Toro Rosso-Ferrari         +   1 volta
13.  Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari         +   1 volta
14.  Di Resta      Force India-Mercedes       +   1 volta
15.  Massa         Ferrari                    +   1 volta
16.  Kovalainen    Caterham-Renault           +   1 volta
17.  Petrov        Caterham-Renault           +   1 volta
18.  Glock         Marussia-Cosworth          +  2 voltas
19.  De la Rosa    HRT-Cosworth               +  3 voltas

Volta mais rápida: Grosjean, 1:26.250

Abandonos:

Piloto        Equipe                       Na volta
Perez         Sauber-Ferrari                 38
Pic           Marussia-Cosworth              36
Karthikeyan   HRT-Cosworth                   23
Senna         Williams-Renault               13
Schumacher    Mercedes                       13


Pontuação no campeonato após a 5ª etapa:                

Pilotos:                     Construtores:                    
 1.  Vettel        61        1.  Red Bull-Renault          109
 2.  Alonso        61        2.  McLaren-Mercedes           98
 3.  Hamilton      53        3.  Lotus-Renault              84
 4.  Raikkonen     49        4.  Ferrari                    63
 5.  Webber        48        5.  Williams-Renault           43
 6.  Button        45        6.  Mercedes                   43
 7.  Rosberg       41        7.  Sauber-Ferrari             41
 8.  Grosjean      35        8.  Force India-Mercedes       18
 9.  Maldonado     29        9.  Toro Rosso-Ferrari          6
10.  Perez         22       
11.  Kobayashi     19       
12.  Di Resta      15       
13.  Senna         14       
14.  Vergne         4       
15.  Hulkenberg     3       
16.  Schumacher     2       
17.  Massa          2       
18.  Ricciardo      2