terça-feira, 15 de novembro de 2011

Williams testa escapamentos de 2012

O teste dos novatos é, como disse ontem, uma fonte para várias equipes reforçarem um pouquinho os seus caixas. Mas além disso é também uma valiosa oportunidade para as equipes testarem elementos que pretendem usar no carro de 2012, como asas dianteiras, asas traseiras e escapamentos, uma das maiores modificações para o ano que vem, com a obrigatoriedade deles serem em "posição de periscópio", mais elevada e parecido com os vistos até 2009.

O objetivo dessa mudança de regras é evitar que os escapamentos sejam utilizados como forma artificial de de aumentar o fluxo de ar (e assim, carga aerodinâmica) no difusor traseiro, como ocorre hoje.

A primeira equipe a testar a solução (destaques em verde) que deverá ser a base para 2012 foi a Williams conduzida por seu piloto de testes o finlandês Valtteri Bottas.

Para medir o exato impacto dessa mudança no fluxo de ar e comportamento da traseira do carro ela entupiu a asa traseira com diversos sensores e usou a tradicional antena maior para melhorar a transmissão dos dados para os boxes (destaques em amarelo), veja:
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VEJA TAMBÉM:

Teste dos novatos e um monte de sensores




Teste dos novatos e um monte de sensores

Esses foram os tempos registrados pelos novatos nos testes de Abu Dhabi hoje. Além dos tempos, é importante notar também o número de voltas completadas por cada equipe (dependendo do caso, há mais de um piloto dirigindo no mesmo dia por uma mesma equipe), pois significa mais dados coletados para serem analisados.
Como direi (a essas alturas já disse) no próximo post sobre a Williams, as equipes aproveitam esses três dias para testar e modificações e estabelecer parâmetros visando os carros de 2012, como os diversos sensores espalhados pelos carros deixam evidente (Cabos atrelados a sensores aparentemente para medir a flexibilidade da asa dianteira, no carro da Red Bull, entre outros sensores, e uma grade com dezenas de sensores para medir o fluxo de ar atrás da roda dianteira esquerda no carro da Ferrari).

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Pos. Piloto Equipe Tempo           Voltas
1 Jean-Eric Vergne Red Bull 1m40.011s 83
2 Jules Bianchi Ferrari 1m40.960s 85
3 Robert Wickens Renault 1m42.217s 78
4 Fabio Leimer Sauber 1m42.331s 67
5 Gary Paffett McLaren 1m42.912s 41
6 Max Chilton Force India 1m43.016s 81
7 Valtteri Bottas Williams 1m43.118s 71
8 Oliver Turvey McLaren 1m43.502s 35
9 Sam Bird Mercedes 1m43.548s 51
10 Rodolfo Gonzalez Lotus 1m44.022s 87
11 Stefano Coletti Toro Rosso 1m45.278s 87
12 Dani Clos HRT 1m45.329s 68
13 Charles Pic Virgin 1m46.930s 30
14 Adrian Quaife-Hobbs Virgin 1m47.292s 32