sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O capacete de Barrichello

Durante o Barrichello Kart Day, Rubens contou-me algumas curiosidades do seu dia-a-dia na F1, como por exemplo detalhes funcionais do capacete que usa na Williams, que agora destrincho aqui para vocês. O capacete da fabricante Arai é feito de camadas de fibra de carbono e Kevlar, pesa aproximadamente 1,25 quilos e que além de ser submetido a variados testes de impacto com objetos pesados e pesados em altas velocidades, ele tambem tem que resistir a chamas de 800 graus centígrados por até 45 segundos (foto A ). Anatomicamente, como vemos na foto B, ele é equipado com 3 entradas de ar indicadas pela seta 1 (a terceira está do outro lado do capacete) e tem a função de refrescar a cabeça do piloto.


Essas entradas são abertas ou fechadas conforme o piloto aperta pequenos botõezinhos pretos no topo dessas estruturas translúcidas. A seta 2 indica um suporte de função aerodinâmica, que graças a seu desenho funciona com o ar pressionando a frente do capacete para baixo. Sem isso o capacete acabava "subindo" na frente e atrapalhando o piloto. A seta 3 indica outra função aerodinâmica, o estabilizador traseiro, que devido a seu desenho ajuda o capacete não oscilar para os lados quando submetido aos fortes ventos nas retas ou curvas de alta velocidade. Embaixo desse estabilizador transparente, vemos um pequeno furinho preto, (na verdade são dois, com o segundo do outro lado) que tem a função de escoar o ar que foi recebido pelas entradas de ar (1) quando estas estão abertas, mantendo a circulação interna do capacete de Rubens Barrichello. A seta 4 indica a pequena alavanca que o piloto empurra para abrir a viseira, feita de policarbonato e com uma camada interna de material químico anti-embaçante. 
Internamente o capacete é de polietileno deformável (para absorver impactos) e acolchoado com material anti-chamas e ainda ha o rádio, que fica com o fone acoplado na sua orelha (mas que não faz parte da estrutura do capacete) e o microfone com qual ele fala com a equipe, que fica na balaclava anti-chama (aquela "toquinha" que o piloto põem na cabeça antes de vestir o capacete) em frente a boca, Além disso existe um pequeno cano por dentro do capacete que vem até a boca do piloto (por um furo na balaclava) para o piloto repor os seus líquidos. Esse cano está conectado a uma garrafinha especial no próprio carro.
(clique na imagem para ampliá-la)