quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Red Bull: Asa dianteira é só uma parte do segredo...

Segundo o sites especializados ingleses, aqueles que acreditam que somente as extremidades da asa dianteira da Red Bull estão se mexendo podem estar errando o verdadeiro alvo. 

A pressão da Mclaren, Mercedes e talvez das outras rivais da equipe dos energéticos resultou em um novo teste de flexibilidade das asas dianteiras a ser realizada pela FIA no GP da Bélgica.

Informações indicam que o novo testes envolverá o uso do dobro do peso usado originalmente para a finalidade, passando de 50Kg para 100kg, em meio às suspeitas que Red Bull e Ferrari teriam desenvolvido uma asa que verga nas suas extremidades quando submetidas à maiores pressões aerodinâmicas na pista.

Mas no caso da Red Bull, uma história muito mais complexa poderá vir a tona.

"É muito inteligente" disse o piloto da Mclaren Jenson Button, enquanto se preparava para correr o Triatlon de Londres. "Nós apenas temos que entender isso, e o quanto antes" disse ao jornal The Thelegraph.

Depois de Hockenheim, onde a Ferrari finalmente se aproximou da Red Bull nesse desenvolvimento, os fotógrafos especializados começaram circular e a tirar muitas fotos dessas asas.

E antes da Ferrari andar com sua F10 alguns dias depois, o chefe de engenharia da equipe italiana Chris Dyer disse que a equipe estava considerando "algumas opções diferentes de asa dianteira" na Hungria


Os rumores sobre a asa flexível também na Ferrari começaram logo em seguida e o foco no carro da Red Bull se intensificou.

O que agora está sendo sugerido nos círculos internos da F1 é que as asas flexíveis seriam apenas uma parte da história da Red Bull

"Não parece que são apenas as asas que se flexionam" disse Button na Hungria.

De fato, uma análise mais apurada dos próprios fotógrafos que registraram imagens dela em Hockenheim e na Hungria parecem mostrar todo o bico do carro da Red Bull - e não apenas as extremidades - muito mais próximas ao chão do que as de suas rivais, inclusive a Ferrari.

Como a equipe está conseguindo isso ainda é incerto, mas a maneira que o bico-protótipo de Sebastian Vettel quebrou em plena na reta de alta velocidade em Silverstone durante os treinos (e depois lhe deram a de Webber gerando uma confusão interna) pode ser uma pista.

Outra teoria que circula é que, na pista, toda a parte da frente do assoalho do carro se inclinaria para baixo, enquanto a traseira se levantaria. Acreditam ainda que essa inclinação (para cima) da parte de trás do assoalho teria um efeito radical na altura da asa dianteira.

"Ouvi rumores de todos os tipos, incluindo o de assoalho móvel" disse o comentarista da BBC e ex-piloto de F1 Anthony Davidson na Hungria. (Clique na imagem para ampliá-la)

Para ler a reportagem original em inglês, clique aqui.

As equipes saem de férias - Quais e quando

Como muitos de vocês sabem, as próximas semanas serão de férias para a F-1. Todas as equipes tem que, obrigatoriamente, dar 2 semanas de férias para todos os seus funcionários, exceto aos da faxina, manutenção de prédios e marketing.

Mas nem todas as equipes fecham na mesma data. Algumas preferem aproveitar as informações ainda frescas logo após o GP da Hungria para trabalhar um pouco mais e fechar mais tarde, já outras preferem fechar logo e abrir mais cedo para se prepararem com mais tempo antes do GP belga. Veja o cronograma completo de cada uma delas:

Segunda-Feira 2 de Agosto: Williams, Mercedes, McLaren e Sauber
Terça-feira 3 de Agosto: Cosworth
Quarta-feira 4 de Agosto : Hispânia
Sábado 7 de Agosto: Virgin
Domingo 8 de Agosto : Ferrari, Toro Rosso
Segunda-feira 9 de Agosto : Red Bull, Renault e Force India