segunda-feira, 29 de julho de 2013

GP da Hungria - Resultados

Nesse GP da Hungria onde muitos (inclusive eu) acharam que a pole de Hamilton se esfarelaria junto com seus pneus no calor abrasador, deu o inglês numa vitória com autoridade da Mercedes. Vamos agora à análise "equipe-por equipe" da corrida:


MERCEDES: Lewis Hamilton largou bem do lado limpo da pista e conseguiu se livrar da ameaça de Vettel, sobretudo quando este percebeu que ficar colado no encalço do inglês lhe danificaria os pneus, depois Hamilton foi auxiliado por Button, que segurou Vettel muitas voltas.  Hamilton estava muito inspirado na pista e fez duas belas ultrapassagens por fora em cima de Webber. No fim dedicou a vitória à sua ex-namorada Nicole Sei-lá-o-que, numa triste demonstração de quanto ainda se abala pela cantora... Rosberg foi tocado por Massa na primeira volta num lance de corrida, despencando, depois abandonou com seu motor indo para o espaço.

LOTUS: Kimi correu muito bem, escalando o pelotão depois de largar abaixo do que gostaria, terminou em segundo segurando Vettel no braço e reclamando que a equipe joga vitórias fora com essas fracas classificações. Grosjean foi duplamente punido na corrida, por bater de leve em Button, que ao meu ver, foi um lance de corrida mas entendo quem ache que ele foi duro e merecia punição de mais 20 segundos ao tempo final de corrida. O outro lance que lhe rendeu uma punição foi a belíssima ultrapassagem sobre Massa, onde até o brasileiro saiu em defesa do francês, que acabou tomando um drive-trough exagerado.

RED BULL: Vettel não se destacou nessa corrida, sobretudo quando apanhou como um miserável para ultrapassar Button, o que lhe custou a chance de brigar pela vitória. Hamilton, entretanto, em similar situação, passou a McLaren com muito mais facilidade. Webber tentou uma estratégia diferente, largando com pneus duros. Funcionou? Definitivamente sim, visto que da 10ª posição do grid terminou em 4º, ao contrário de Vettel que largou em 2º terminou em 3º, mas os passões que levou de Hamilton também foram marcas da sua corrida.

FERRARI: O carro de Alonso não tinha ritmo. Só se aproximou de Vettel e Grosjean quando os dois ficaram atrás de um mais lento Button. Não tivesse Rosberg e Grosjean enfrentado problemas externos, chegaria em 7º. A Ferrari não conseguiu progresso com as novidades que trouxe para a pista (e que já mostrei AQUI) e com isso equipe e o piloto perderam suas vices-lideranças dos campeonatos. A paciência do espanhol vai acabando... Massa largou bem, mas o toque em Rosberg era evitável, ainda que num lance normal de corrida. Com um carro que não avança e os danos na asa, correu como pode o GP inteiro para alcançar o GP uma corrida apagada...

McLAREN: Parece que, aos poucos, a equipe inglesa vai reagindo. O "aos poucos" é uma novidade para um time conhecido pela eficiência e poder de reação, mostrando o quanto sua parte técnica está carente de criatividade, parte por causa da perda de nomes importantes para as rivais Mercedes e Ferrari no passado recente. Button e Perez terminaram na zona de pontos, mas nada que os anime a disputar posições de relevo num futuro próximo.

WILLIAMS: Escatabum!!!! Escatabum!!! Escatabum-bum-bum!!!! Fogos de artifício, glória e júbilo pelo fantástico resultado histórico: marcaram UM ponto! Uau!!! Que beleza, que venha o título! Merecem um desfile em cima do carro de bombeiro no estacionamento da equipe... Ironias à parte, foram necessárias DEZ etapas para a equipe marcar seu mísero primeiro ponto e muito provavelmente somente graças aos abandonos de Rosberg e Sutil e à punição de Hulkenberg, evidenciando a draga que continua a equipe. O novo contratado Pat Symmonds tem uma tarefa hercúlea pela frente para reconduzir a cada vez mais limitada equipe para o protagonismo de outrora. Maldonado marcou o ponto salvador numa corrida correta de três paradas e Bottas, mais pagadinho, abandonou quando estava bem longe da zona de pontos.

SAUBER: Outro carro que não evoluiu. Gutierrez abandonou com problemas no câmbio do carro quando não fazia nada demais e Hulkenberg foi punido quando passou pelo pit-lane com velocidade acima da permitida, sepultando as chances de superar Maldonado na disputa pelo ponto solitário.

TORO ROSSO: Seus dois pilotos não tiveram um bom ritmo de corrida, Vergne terminou à frente de Ricciardo, mas isso não altera o fato de que a corrida deles foi abaixo da média do ano vista até agora em parte porque o carro mostra não se adaptar bem à corridas em clima quente, sofrendo para acompanhar os rivais do meio do pelotão.

FORCE ÍNDIA Sutil e Di Resta abandonaram com problemas hidráulicos, possível efeito do calor abrasador dessa corrida. Di Resta não fazia uma corrida muito boa, com a Force Índia repetindo a falta de desempenho vista em Nurburgring. Sutil largou mal mas até que vinha se recuperando só que seu carro também pediu arrego. Com esses abandonos e a segunda prova sem pontuar, a McLaren já está na iminência de passar os indianos na lucrativa pontuação do campeonato.

CATERHAM e MARUSSIA: A melhor corrida de Van der Garde do ano, à frente de seu companheiro e de seus rivais da turma do fundão, ainda que 2 voltas atrás do, líder. Na Marussia Bianchi ficou à frente como sempre, mas mesmo ele não pareceu conseguir brigar com os carros verdes. Agora os dois times são os únicos sem pontos esse ano. Na verdade desde que estrearam na F1.


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Pos. Piloto               Equipe                  Tempo/Dif.
 1.  Lewis Hamilton       Mercedes              1h42m29.445s
 2.  Kimi Raikkonen       Lotus-Renault             +10.938s
 3.  Sebastian Vettel     Red Bull-Renault          +12.459s
 4.  Mark Webber          Red Bull-Renault          +18.044s
 5.  Fernando Alonso      Ferrari                   +31.411s
 6.  Romain Grosjean      Lotus-Renault             +52.295s*
 7.  Jenson Button        McLaren-Mercedes          +53.819s
 8.  Felipe Massa         Ferrari                   +56.447s
 9.  Sergio Perez         McLaren-Mercedes          +1 volta
10.  Pastor Maldonado     Williams-Renault          +1 volta
11.  Nico Hulkenberg      Sauber-Ferrari            +1 volta
12.  Jean-Eric Vergne     Toro Rosso-Ferrari        +1 volta
13.  Daniel Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari        +1 volta
14.  Giedo van der Garde  Caterham-Renault         +2 voltas
15.  Charles Pic          Caterham-Renault         +2 voltas
16.  Jules Bianchi        Marussia-Cosworth        +3 voltas
17.  Max Chilton          Marussia-Cosworth        +3 voltas
 -   Paul di Resta        Force India-Mercedes     abandonou
 -   Nico Rosberg         Mercedes                 abandonou


Abandonos:

     Valtteri Bottas      Williams-Renault           42 laps
     Esteban Gutierrez    Sauber-Ferrari             28 laps
     Adrian Sutil         Force India-Mercedes       19 laps

* 20 segundos de punição adicionados ao tempo final da corrida

Pontuação após a 10ª etapa:

Pilotos:                      Construtores:                    
 1.  Vettel        172        1.  Red Bull-Renault          277
 2.  Raikkonen     134        2.  Mercedes                  208
 3.  Alonso        133        3.  Ferrari                   194
 4.  Hamilton      124        4.  Lotus-Renault             183
 5.  Webber        105        5.  Force India-Mercedes       59
 6.  Rosberg        84        6.  McLaren-Mercedes           57
 7.  Massa          61        7.  Toro Rosso-Ferrari         24
 8.  Grosjean       49        8.  Sauber-Ferrari              7
 9.  Button         39        9.  Williams-Renault            1
10.  Di Resta       36
11.  Sutil          23
12.  Perez          18
13.  Vergne         13
14.  Ricciardo      11
15.  Hulkenberg      7
16.  Maldonado       1

Novo escapamento da Ferrari fracassa

Além do novo difusor traseiro que já mostrei AQUI, a Ferrari trouxe para a etapa da Hungria um novo conjunto de escapamentos, com seu desenho diferente e mais recuado (repare no espaço maior entre a saída de ar e os pneus traseiros), com a carenagem "mais gorda" na parte do patrocinador UPS em busca de reduzir a desvantagem para as Red Bull, mas ao contrário do que previram a peça (ao menos ainda) não surtiu o efeito desejado, pelo menos não na escala em que precisavam, já que em nenhum momento disputaram a ponta da prova e mesmo o pódio foi uma meta distante com base no ritmo de corrida apresentado, que em circunstâncias normais não fariam frente às Mercedes e às Lotus. Compare as peças abaixo. Clique na imagem acima para ampliá-la:
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