quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Fox Sports quer tirar F1 da SporTV

Segundo a jornalista Keila Jimenes da Folha de S. Paulo o canal a cabo Fox Sports, que já transmite a Formula 1 nos países que está presente na América Latina, estaria tentando tirar a atração da SporTV, canal do grupo Globosat.

Duvido que aconteça. O evento é da Rede Globo e a Sportv como canal que também é dela não perderia o evento se a emissora mãe não quiser. E ela não há de querer, pois municiaria um futuro canal esportivo rival ao seu com uma atração valiosíssima (e por isso disputada).

O fato é que Rede Globo é uma valorosa e antiga aliada de Bernie Ecclestone, detentor mundial dos direitos de transmissão e imagem da F1, prova disso é que seriam sócios no GP Brasil de Formula 1 não só no televisonamento mas também na organização e direitos do evento em si e não seria fácil para a Fox seduzir Bernie para conseguir essa troca.

Kubica, Senna e Barrichello, pragmaticamente

Com base no que leio e sem enrolações, certezas nem fantasias assim vejo as possibilidades dessa trinca em 2012:

Robert Kubica: Anunciou que não correm "pelo menos o inicio da temporada" de 2012. Sabe que voltar a correr no meio da temporada é um risco bem grande, pois estará sem ritmo. Pelo que se fala, é o único dos 3 que realmente tem convites para o futuro. Além da Renault ele poderia voltar em 2013 pela Ferrari e até mesmo Red Bull. Se eu fosse ele escolhia uma dessas duas equipes TOP e me dedicaria a um programa de recuperação ao longo de todo o ano de 2012, usando o carro de 2010 para testes (carros de 2 anos antes são liberados para testes) e estreando em 2013 depois de também participar dos testes de inverno da pré-temporada.

Bruno Senna: Pelo que se fala aposta todas as suas fichas de 2012 numa renovação com a Renault (rebatizada de Lotus em 2012) e segundo sua mãe Viviane, já teria 3 patrocínios (Embratel, Gillete, OGX) fechados para ajudar a garantir isso, caso a equipe se dicida por ele, mas sua luta para ficar é árdua pois seus resultados são bons, mas não maravilhosos como muitos fantasiavam, esquecendo que ele tem pouca experiência e que seu carro não é tão bom como a equipe quer que acreditemos.

Rubens Barrichello: Negocia abertamente com Williams, que por usa vez negocia com Kimi Raikkonen e Adrian Sutil e até mesmo o novato Valteri Bottas. O bom pra Barrichello é que as negociações com Kimi teriam travado depois que ele teria batido o pé em querer ser sócio do grupo Williams (dona não só da equipe de F1). Já com Sutil, o piloto que é rápido mas não sabe bem porquê, as negociações teriam esfriado um pouco. Barrichello por sua vez continua atrás de amealhar patrocinadores para a equipe inglesa (já teria conversado com Mapfre, Nestlé...). Paralelamente a isso ele estaria negociando com a Renault, que com a notícia de Kubica poderia se valer de sua experiência para desenvolver o carro do ano que vem ao lado de um piloto mais jovem (Petrov, o falastrão, Grosjean o queridinho ou Senna).

Adicione a isso:

  • O tal patrocínio do Qatar para a Williams ainda não saiu e não se sabe se Kimi é peça importante nessa negociação, mas diz-se que ele tomaria metade desse dinheiro. Além disso o patrocínio-salvador da PDVSA está a perigo no médio prazo, sendo questionado por congressitas Venezuelanos e com seu avalizador (Hugo Chavez) mais preocupado em esconder um cancêr em estado avançado.
  • Dizem que Barrichello é o preferido da área técnica da Williams. Essa mesma área técnica foi toda reformulada recentemente, e em tese não faz sentido um dirigente de equipe contratar gente nova e não lhe dar ouvidos, mas em se tratando de Adam Parr, vai saber.
  • Na semana passada Kimi disse que não sente falta da F1, e que seu futuro está em aberto e tem aquele rumor (são tantos e tão variados) dele conversando com a Renault, isso pra não entrarmos de novo naquele papo da motivação dele.
  • Petrov teve aquele acesso de verborragia desancando a Renault e seus patrocinadores estariam atrasando alguns pagamentos, mas tem a seu favor o interesse de Bernie e Putin em ter um piloto russo na categoria, que correrá por la em 2013.

Agora vamos ver como todas essas possibilidades com tantas variáveis vão se arranjar nas vagas que restam no grid, mas uma coisa é certa: não tem lugar pra todo mundo.