terça-feira, 8 de março de 2011

O tal bico da McLaren

Os que viram o bico da McLaren hoje devem ter se assustado, imaginando mais um pulo do gato da equipe de Hamilton e Button. Não é. Trata-se apenas de uma cobertura mais aerodinâmica para um aparelho que mede a flexão da asa dianteira, expediente já usado no passado recente por equipes como Red Bull  etc.

Uma diferença técnica relevante para o modelo de aparelho usado pela equipe de Vettel e Webber, é que a McLaren ao invés de usar cabos de aço, que só mede a oscilação da asa para baixo, usa hastes rígidas, que acompanham também o trabalho da asa para cima quando ela, por exemplo, "sacode" nas curvas como vemos na foto (última abaixo) da Red Bull.

Outra "corrente" de informações de bastidores informa, entretanto, que embaixo dessa carapaça estaria uma aparelho que empurra as extremidades da asa dianteira para baixo, para que os sensores instalados no carro meçam quanto o comportamento do carro muda com essas alterações aerodinâmicas.

De qualquer modo torna-se claro que a McLaren está testando soluções para uma asa dianteira flexível nos moldes do carro da Red Bull, mas estudando até quanto ela verga nas pontas em velocidades específicas sem entretanto infringir as regras mais rígidas (desculpem o trocadilho) que a FIA implementou nos testes que visavam coibir esse tipo de prática desde a temporada passada.

Esse bico especial só será usado nos testes, e ainda assim não será em todas as voltas.
         

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