A FIA aprovou agora há pouco a asa traseira da Mercedes, que usaria um sistema parecido com o duto frontal, só que da maneira passiva, isso é, independe de ações do piloto ou do acionamento de qualquer mecanismo específico a mais.
Ninguém tem certeza exatamente de como funciona o sistema, já que ele é um segredo, de como ele é alimentado de ar, mas especula-se 2 alternativas:
1- O ar viria da segunda entrada de ar superior do carro (essa atrás da câmera de TV em cima do carro) e correria pelas laterais verticais da asa traseira até ser "descarregado" no elemento principal horizontal da asa através de duas aberturas laterais (imagem acima), que só ficariam visíveis e em funcionamento quando o DRS estivesse aberto ou dos sairia pelos orifícios na sessão horizontal da asa (imagem abaixo).
2- A outra alternativa seria mais simples: O ar entraria pelos pequenos orifícios existentes na base da asa principal traseira e seria direcionado internamente até essas aberturas laterais que já mencionei acima.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1 Como abertura desse duto seria acionada peldeslocamento da asa-móvel/DRA para cima, o efeito seria a diminuição do arrasto aerodinâmico naquele momento auxiliando na melhora de velocidade final do W03. Com a asa fechada a passagem também ficaria impedida e portanto o carro não sofreria nenhum tipo de efeito positivo ou negativo nesse momento.
Será que é "só isso" mesmo? Será que o duto no bico tem relação com esse na asa traseira? Vamos aguardar, em breve as outras equipes deverão vir com suas versões do invento.
Ninguém tem certeza exatamente de como funciona o sistema, já que ele é um segredo, de como ele é alimentado de ar, mas especula-se 2 alternativas:
1- O ar viria da segunda entrada de ar superior do carro (essa atrás da câmera de TV em cima do carro) e correria pelas laterais verticais da asa traseira até ser "descarregado" no elemento principal horizontal da asa através de duas aberturas laterais (imagem acima), que só ficariam visíveis e em funcionamento quando o DRS estivesse aberto ou dos sairia pelos orifícios na sessão horizontal da asa (imagem abaixo).
2- A outra alternativa seria mais simples: O ar entraria pelos pequenos orifícios existentes na base da asa principal traseira e seria direcionado internamente até essas aberturas laterais que já mencionei acima.
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Será que é "só isso" mesmo? Será que o duto no bico tem relação com esse na asa traseira? Vamos aguardar, em breve as outras equipes deverão vir com suas versões do invento.