
Na calorosa noite de Singapura deu Vettel com facilidade, que assim fez seu terceiro
grand chellen da carreira (quando um piloto consegue a pole position, volta mais rápida, todas as voltas lideradas e vitória de uma mesma corrida). Vamos agora a "
análise equipe-por-equipe" do GP de Singapura!
RED BULL: Incontestavelmente a melhor dupla carro-piloto da pista, com muita sobra, Vettel chegou a abrir em média 2,3 segundos por 10 voltas ininterruptamente sobre seus adversários após a saída do Safety-car. Ganhou a corrida com um pé nas costas e deixou claro o recado para as rivais: esqueçam, o título desse ano já é meu. Webber como sempre não foi tão exuberante e apesar de alguns bons momentos e disputas não teve o mesmo ritmo avassalador de seu companheiro, No fim ainda teve um azar duplo: seu carro quebrou na última volta e ao pegar carona de forma perigos no carro de Alonso (veja o vídeo
AQUI) acabou conseguindo uma reprimenda, como era sua terceira nesse ano, perderá 10 posições no grid do GP da Coreia.
 |
Di Resta manteve Massa sob controle, mas não seu próprio carro |
FERRARI: Alonso fez uma largada sensacional de 7º para 3º e de lá pouco pode fazer, pois não tinha ritmo para passar Rosberg e menos ainda para alcançar Vettel. Na estratégia de box conseguiu o 2º posto e administrando o consumo de pneus chegou nesse posto ao fim da corrida. Felipe Massa e sua equipe optaram por outra estratégia de box menos feliz, com uma parada a mais e assim ele chegou na mesma posição que largou: 6º, apesar de ter herdado 3 posições de gente que abandonou corrida à sua frente (Grosjean, Di Resta e Webber). Fez uma boa corrida, com alguns momentos agressivos, mas não brilhou como poderia - ou deveria.
LOTUS: Outro que fez uma corrida sensacional, Kimi Raikkonen largou em 14º e chegou em 3º, mostrando exatamente por que a Ferrari o contratou de volta. Esses pontos que ele marca trazem alegria e amargor para a Lotus. Alegria porque cada ponto os dão mais certeza de terminar o campeonato em quarto lugar, ruim porque a cada ponto a dívida da equipe com o finlandês, que ganha bônus por eles, aumenta. Mas tenho certeza que eles preferem os pontos ganhos. Grosjean fazia uma boa corrida, mas problemas mecânicos o jogaram pra fora da disputa e depois da corrida em si, uma pena.
 |
Com problemas no carro, Bottas pena com as Caterham |
MERCEDES: Depois das Red Bull pareciam ter um bom ritmo de corrida, mas as paradas de box não ajudaram muito Rosberg, que perdeu o lugar no pódio e teve que fazer uma parada a mais que Alonso, com quem brigava. Hamilton se deu melhor na primeira parada, mas no fim não conseguiu passar o companheiro de equipe em renhida disputa, onde suplantavam em dupla carros mais lentos da Sauber e McLaren. continuam a fustigar a Ferrari na pontuação do campeonato de construtores.
McLAREN: Ainda sem a velocidade das rivais, foram pela estratégia da parada a menos de box, o que lhes valeu uma perda de desempenho nas voltas finais mas ainda assim os dois carros na zona de pontos, ampliando a vantagem sobre a Force Índia na disputa pela 5ª posição na tabela de construtores. Button esteve o tempo inteiro melhor que Perez, ainda que no final tenha sido pressionado pelo mexicano.
 |
Essa carona custou caro a Webber. Veja o VÍDEO |
SAUBER: Hulkenberg, sempre ele, terminou uma vez mais nos pontos. Ele marcou todos os pontos da equipe esse ano e agora já está na frente de Ricciardo e Vergne, que pilotam um carro mais equilibrado, e ainda teve que devolver injustamente a posição para Perez, que o expremeu. É bom mesmo esse alemão. Gutierrez foi aguerrido, mas não conseguiu segurar suas posições tão bem como deveria, mérito de um carro que esse ano não nasceu muito bom e de sua natural inexperiência, mas estar zerado não é lá muito bacana...
FORCE ÍNDIA: Di Resta fazia uma belíssima corrida para o carro que tinha e largando de onde largou (17º) mas se atrapalhou e passou reto sozinho a poucas voltas do fim quando estava à frente de Massa e saiu da corrida, ele que precisa fazer bonito pois quer ir para uma equipe melhor ou mesmo se garantir na atual. Sutil foi menos feliz nas estratégias de
pit-stop e tentou passar Hulkenberg nas voltas finais, mas acabou se satisfazendo com o 10º posto ao perceber que seus pneus também já não lhe garantiam a aderência para arriscar manobras mais arrojadas.
 |
Vettel já pode comprar o "Silvo" para polir o troféu do tetra |
WILLIAMS: Com os abandonos de Webber, Di Resta e Grosjean, quase chegam aos pontos, mas não chegaram, de novo. Maldonado guiou forte, mas as limitações de seu equipamento são gritantes. Bottas com problemas de câmbio na largada e com detritos atrapalhando a aerodinâmica de sua asa dianteira no resto da corrida lutava para sair de trás das Caterham e no fim ainda passou o capenga Vergne num fim de semana que começou razoável, largando à frente de seu companheiro.
TORO ROSSO: Com o erro de Ricciardo, que estava bem posicionado, as chances de pontos diminuíram sensivelmente, já que Vergne não largou muito bem e enfrentou desgaste prematuro de seus pneus, mesmo parando três vezes. No fim ainda teve que levantar um pouco mais o pé por problemas de super aquecimento no motor.
CATERHAM e MARUSSIA: Mais do mesmo, só que Chilton já não leva mais aquele banho de Bianchi nas classificações e hoje terminou a corrida na frente.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Pos Piloto Equipe Dif.
1. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1h59m13.132s
2. Fernando Alonso Ferrari +32.627s
3. Kimi Raikkonen Lotus-Renault +43.920s
4. Nico Rosberg Mercedes +51.155s
5. Lewis Hamilton Mercedes +53.159s
6. Felipe Massa Ferrari +1m03.877s
7. Jenson Button McLaren-Mercedes +1m23.354s
8. Sergio Perez McLaren-Mercedes +1m23.820s
9. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari +1m24.2261s
10. Adrian Sutil Force India-Mercedes +1m24.668s
11. Pastor Maldonado Williams-Renault +1m28.479s
12. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari +1m37.894s
13. Valtteri Bottas Williams-Renault +1m45.161s
14. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari +1m53.512
15. Mark Webber Red Bull-Renault +1 volta
16. Giedo van der Garde Caterham-Renault +1 volta
17. Max Chilton Marussia-Cosworth +1 volta
18. Jules Bianchi Marussia-Cosworth +1 volta
19. Chales Pic Caterham-Renault +1 volta
Volta mais rápida: Sebastian Vettel, 1m48.574s
Abandonos:
Piloto Equipe Volta
Grosjean Lotus-Renault 38
Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 24
Di Resta Force India-Mercedes 56
Pontuação após a 13ª etapa:
Pilotos: Construtores:
1. Vettel 247 1. Red Bull-Renault 377
2. Alonso 187 2. Ferrari 274
3. Hamilton 151 3. Mercedes 267
4. Raikkonen 149 4. Lotus-Renault 206
5. Webber 130 5. McLaren-Mercedes 76
6. Rosberg 116 6. Force India-Mercedes 62
7. Massa 87 7. Toro Rosso-Ferrari 31
8. Grosjean 57 8. Sauber-Ferrari 19
9. Button 54 9. Williams-Renault 1
10. Di Resta 36
11. Sutil 26
12. Perez 22
13. Hulkenberg 19
14. Ricciardo 18
15. Vergne 13
16. Maldonado 1