segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Humor: Ferrari cobra Webber pela carona

Numa bem humorada montagem que circula pela internet, um fã de F1 criou uma salgada fatura fictícia da Ferrari cobrando de Mark Webber pelo "serviço de taxi" que seu amigo Fernando Alonso lhe prestou após a volta final do GP de Singapura, com direito a gorjeta de 10% e tudo.

Na verdade esse passeio saiu bem mais caro ao australiano do que mostra a brincadeira, já que ele perderá 10 posições no grid coreano por ser sua terceira infração no ano...

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

GP de Singapura - a corrida

Na calorosa noite de Singapura deu Vettel com facilidade, que assim fez seu terceiro grand chellen da carreira (quando um piloto consegue a pole position, volta mais rápida, todas as voltas lideradas e vitória de uma mesma corrida). Vamos agora a "análise equipe-por-equipe" do GP de Singapura!

RED BULL: Incontestavelmente a melhor dupla carro-piloto da pista, com muita sobra, Vettel chegou a abrir em média 2,3 segundos por 10 voltas ininterruptamente sobre seus adversários após a saída do Safety-car. Ganhou a corrida com um pé nas costas e deixou claro o recado para as rivais: esqueçam, o título desse ano já é meu. Webber como sempre não foi tão exuberante e apesar de alguns bons momentos e disputas não teve o mesmo ritmo avassalador de seu companheiro, No fim ainda teve um azar duplo: seu carro quebrou na última volta e ao pegar carona de forma perigos no carro de Alonso (veja o vídeo AQUI) acabou conseguindo uma reprimenda, como era sua terceira nesse ano, perderá 10 posições no grid do GP da Coreia.

Di Resta manteve Massa sob controle, mas não seu próprio carro
FERRARI: Alonso fez uma largada sensacional de 7º para 3º e de lá pouco pode fazer, pois não tinha ritmo para passar Rosberg e menos ainda para alcançar Vettel. Na estratégia de box conseguiu o 2º posto e administrando o consumo de pneus chegou nesse posto ao fim da corrida. Felipe Massa e sua equipe optaram por outra estratégia de box menos feliz, com uma parada a mais e assim ele chegou na mesma posição que largou: 6º, apesar de ter herdado 3 posições de gente que abandonou corrida à sua frente (Grosjean, Di Resta e Webber). Fez uma boa corrida, com alguns momentos agressivos, mas não brilhou como poderia - ou deveria.

LOTUS: Outro que fez uma corrida sensacional, Kimi Raikkonen largou em 14º e chegou em 3º, mostrando exatamente por que a Ferrari o contratou de volta. Esses pontos que ele marca trazem alegria e amargor para a Lotus. Alegria porque cada ponto os dão mais certeza de terminar o campeonato em quarto lugar, ruim porque a cada ponto a dívida da equipe com o finlandês, que ganha bônus por eles, aumenta. Mas tenho certeza que eles preferem os pontos ganhos. Grosjean fazia uma boa corrida, mas problemas mecânicos o jogaram pra fora da disputa e depois da corrida em si, uma pena.

Com problemas no carro, Bottas pena com as Caterham
MERCEDES: Depois das Red Bull pareciam ter um bom ritmo de corrida, mas as paradas de box não ajudaram muito Rosberg, que perdeu o lugar no pódio e teve que fazer uma parada a mais que Alonso, com quem brigava. Hamilton se deu melhor na primeira parada, mas no fim não conseguiu passar o companheiro de equipe em renhida disputa, onde suplantavam em dupla carros mais lentos da Sauber e McLaren. continuam a fustigar a Ferrari na pontuação do campeonato de construtores.

McLAREN: Ainda sem a velocidade das rivais, foram pela estratégia da parada a menos de box, o que lhes valeu uma perda de desempenho nas voltas finais mas ainda assim os dois carros na zona de pontos, ampliando a vantagem sobre a Force Índia na disputa pela 5ª posição na tabela de construtores. Button esteve o tempo inteiro melhor que Perez, ainda que no final tenha sido pressionado pelo mexicano.

Essa carona custou caro a Webber. Veja o VÍDEO
SAUBER: Hulkenberg, sempre ele, terminou uma vez mais nos pontos. Ele marcou todos os pontos da equipe esse ano e agora já está na frente de Ricciardo e Vergne, que pilotam um carro mais equilibrado, e ainda teve que devolver injustamente a posição para Perez, que o expremeu. É bom mesmo esse alemão. Gutierrez foi aguerrido, mas não conseguiu segurar suas posições tão bem como deveria, mérito de um carro que esse ano não nasceu muito bom e de sua natural inexperiência, mas estar zerado não é lá muito bacana...

FORCE ÍNDIA: Di Resta fazia uma belíssima corrida para o carro que tinha e largando de onde largou (17º) mas se atrapalhou e passou reto sozinho a poucas voltas do fim quando estava à frente de Massa e saiu da corrida, ele que precisa fazer bonito pois quer ir para uma equipe melhor ou mesmo se garantir na atual. Sutil foi menos feliz nas estratégias de pit-stop e tentou passar Hulkenberg nas voltas finais, mas acabou se satisfazendo com o 10º posto ao perceber que seus pneus também já não lhe garantiam a aderência para arriscar manobras mais arrojadas.

Vettel já pode comprar o "Silvo" para polir o troféu do tetra
WILLIAMS: Com os abandonos de Webber, Di Resta e Grosjean, quase chegam aos pontos, mas não chegaram, de novo. Maldonado guiou forte, mas as limitações de seu equipamento são gritantes. Bottas com problemas de câmbio na largada e com detritos atrapalhando a aerodinâmica de sua asa dianteira no resto da corrida lutava para sair de trás das Caterham e no fim ainda passou o capenga Vergne num fim de semana que começou razoável, largando à frente de seu companheiro.

TORO ROSSO: Com o erro de Ricciardo, que estava bem posicionado, as chances de pontos diminuíram sensivelmente, já que Vergne não largou muito bem e enfrentou desgaste prematuro de seus pneus, mesmo parando três vezes. No fim ainda teve que levantar um pouco mais o pé por problemas de super aquecimento no motor.

CATERHAM e MARUSSIA: Mais do mesmo, só que Chilton já não leva mais aquele banho de Bianchi nas classificações e hoje terminou a corrida na frente.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pos  Piloto               Equipe                        Dif.       
 1.  Sebastian Vettel     Red Bull-Renault      1h59m13.132s                
 2.  Fernando Alonso      Ferrari                   +32.627s                
 3.  Kimi Raikkonen       Lotus-Renault             +43.920s                
 4.  Nico Rosberg         Mercedes                  +51.155s                
 5.  Lewis Hamilton       Mercedes                  +53.159s                
 6.  Felipe Massa         Ferrari                 +1m03.877s                
 7.  Jenson Button        McLaren-Mercedes        +1m23.354s                
 8.  Sergio Perez         McLaren-Mercedes        +1m23.820s                
 9.  Nico Hulkenberg      Sauber-Ferrari         +1m24.2261s                
10.  Adrian Sutil         Force India-Mercedes    +1m24.668s                
11.  Pastor Maldonado     Williams-Renault        +1m28.479s                
12.  Esteban Gutierrez    Sauber-Ferrari          +1m37.894s                
13.  Valtteri Bottas      Williams-Renault        +1m45.161s                
14.  Jean-Eric Vergne     Toro Rosso-Ferrari       +1m53.512                
15.  Mark Webber          Red Bull-Renault          +1 volta                
16.  Giedo van der Garde  Caterham-Renault          +1 volta                
17.  Max Chilton          Marussia-Cosworth         +1 volta                
18.  Jules Bianchi        Marussia-Cosworth         +1 volta                
19.  Chales Pic           Caterham-Renault          +1 volta                
       
                                                                         
Volta mais rápida: Sebastian Vettel, 1m48.574s                             
                                                                            
Abandonos:                                         
                                                                            
Piloto        Equipe                         Volta                
Grosjean      Lotus-Renault                    38                           
Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari               24
Di Resta      Force India-Mercedes             56                           
                                                                            
Pontuação após a 13ª etapa:                             
                                                                            
Pilotos:                      Construtores:                          
 1.  Vettel        247        1.  Red Bull-Renault          377             
 2.  Alonso        187        2.  Ferrari                   274             
 3.  Hamilton      151        3.  Mercedes                  267             
 4.  Raikkonen     149        4.  Lotus-Renault             206             
 5.  Webber        130        5.  McLaren-Mercedes           76             
 6.  Rosberg       116        6.  Force India-Mercedes       62             
 7.  Massa          87        7.  Toro Rosso-Ferrari         31             
 8.  Grosjean       57        8.  Sauber-Ferrari             19             
 9.  Button         54        9.  Williams-Renault            1             
10.  Di Resta       36                                                      
11.  Sutil          26                                                      
12.  Perez          22                                                      
13.  Hulkenberg     19                                                      
14.  Ricciardo      18                                                      
15.  Vergne         13                                                      
16.  Maldonado       1 

Webber quase foi atropelado na carona de Alonso

Lewis Hamilton comentou sobre o episódio da carona de Alonso a Webber e foi bem claro:

"Eu estava na minha volta de retorno aos boxes quando de repente eu faço uma curva e lá está o carro de Fernando parado" e acrescenta: "Eu acho legal o público ver essas caronas, como a de Nigel a Senna (em 1991), mas desde que seja dadas de maneira segura e que o carro não pare na linha de corrida".

O outro piloto da Mercedes, Nico Rosberg também teve que desviar, jogando seu carro para fora da curva para não bater na Ferrari estacionada que já era alcançada por Webber. No fim os 2 pilotos envolvidos na carona levaram uma reprimenda da FIA e como era a 3ª do australiano esse ano, como mandam as regras, ele perderá 10 posições no próximo GP que alinhar, no caso o GP da Coreia. Confira abaixo o vídeo da perigosa manobra que poucos viram:

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1