sábado, 12 de maio de 2012

Treinos das 500 Milhas de Indianápolis - AO VIVO

Para assistir ao vivo a cronometragem e a transmissão pela TV das sessões de treinos livres das 500 Milhas de Indianápolis com Helio Castroneves, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Bia Figueiredo, e o veterano francês Jean Alesí entre outros (das 13:00 às 19:00hs, horário de Brasília), clique AQUI!

GP da Espanha - Classificação (ATUALIZADO)

Abaixo segue minha breve análise sobre quem saiu ganhando e perdendo nessa classificação do GP da Espanha da F1. No fim a tabela com os tempos:

Quem saiu ganhando:
  • Lewis Hamilton, o pole position;
  • Pastor Maldonado, num ótimo 2º lugar;
  • A Williams que volta a mostrar alguma força;
  • Fernando Alonso, num sólido 3º lugar;
  • A Ferrari, mostrando que ao menos em classificação seu carro evoluiu um pouco;
  • As Lotus, bem colocadas no Q3;
  • As Sauber, com seus dois carros dentro do Q3;
  • Schumacher, que não levou lavada de Rosberg;
  • A F1, que volta a ver McLaren, Williams, Ferrari e Lotus nas primeira posições.
Quem saiu perdendo:
  • Jenson Button, brigando com a frente de seu carro e eliminado do Q3;
  • Bruno Senna, que errou na sua volta rápida e larga lá atrás na 18ª posição, 16 atrás de seu companheiro e terá que remar muito amanhã;
  • Felipe Massa, 14 posições atrás de Alonso e com outra remaria pela frente;
  • Ferrari, que soltou Felipe no meio do tráfego (se bem que os outros carro nesse tráfego melhoraram);
  • Red Bull, largando de posições apagadas;
  • Caterham, que continua isolada num limbo entre as nanicas e as demais equipes;
  • Narain Karthikeyan da HRT, que ficou fora dos 107%, mas deve conseguir autorização para correr;
  • Lewis Hamiltom e a McLaren por perder a pole position e largar em último.

ATUALIZADO:
Lewis Hamilton foi punido por não ter quantidade suficiente de combustível no tanque para a análise da FIA e largará da última posição. Ele até abandonou o carro na pista após registrar sua volta rápida mas a tática não funcionou e a FIA ainda não gostou nada da tentativa malandra da McLaren em alegar "problemas técnicos" e os puniu com mais rigor. Com isso todos ganham um lugar e a Williams larga na pole, com Alonso em 2º e o inglês terá muuuuuuuuuuuito trabalho pela frente. Com isso as chences de uma vitória da Lotus crescem mais.



Pos  Piloto                Equipe               Tempo     Diferença   
 1.  Pastor Maldonado      Williams-Renault     1m22.285s   + 0.578 
 2.  Fernando Alonso       Ferrari              1m22.302s   + 0.595 
 3.  Romain Grosjean       Lotus-Renault        1m22.424s   + 0.717 
 4.  Kimi Raikkonen        Lotus-Renault        1m22.487s   + 0.780 
 5.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari       1m22.533s   + 0.826 
 6.  Nico Rosberg          Mercedes             1m23.005s   + 1.298 
 7.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault     Sem tempo
 8.  Michael Schumacher    Mercedes             Sem tempo
 9.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari       Sem tempo

Q2 Tempo de corte: 1m22.904s                               Diferença
10.  Jenson Button         McLaren-Mercedes     1m22.944s   +  0.839
11.  Mark Webber           Red Bull-Renault     1m22.977s   +  0.872
12.  Paul di Resta         Force India-Mercedes 1m23.125s   +  1.020
13.  Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes 1m23.177s   +  1.072
14.  Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Ferrari   1m23.265s   +  1.160
15.  Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari   1m23.442s   +  1.337
16.  Felipe Massa          Ferrari              1m23.444s   +  1.339

Q1 Tempo de corte: 1m24.362s                               Diferença
17.  Bruno Senna           Williams-Renault     1m24.981s   +  2.398
18.  Vitaly Petrov         Caterham-Renault     1m25.277s   +  2.694
19.  Heikki Kovalainen     Caterham-Renault     1m25.507s   +  2.924
20.  Charles Pic           Marussia-Cosworth    1m26.582s   +  3.999
21.  Timo Glock            Marussia-Cosworth    1m27.032s   +  4.449
22.  Pedro de la Rosa      HRT-Cosworth         1m27.555s   +  4.972
23.  Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth         1m31.122s   +  8.539
24.  Lewis Hamilton PUNIDO McLaren-Mercedes     1m21.707s  
 
Tempo máximo dentro dos 107%: 1m28.363s

Ferrari estreia novo difusor e carenagem em Barcelona

Uma das novidades que a Ferrari trouxe para a pista espanhola e que pode explicar em parte a relativa melhora do ritmo do F2012 é um novo difusor traseiro, peça final do assoalho do carro, o modelo perdeu um par de letas internas e teve parte de seu lay-out redesenhado.

Além disso a asa inferior traseira também sofreu modificações em sua base e terminações, além do já conhecido "banco de macaco" que foi incorporado e pode ficar ou sair conforme o tipo de pista.  Repare como também há uma nova cobertura de motor com fendas para a melhor dispersão de ar (marcadas com as flechas).

Por fim também é visivel que o novo formato das pequenas asas que compõem o conjunto próximo às rodas traseira que após serem modificadas, se tornaram mais curvas na busca de um pouquinho mais de pressão aerodinâmica até na região dos freios traseiros!

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1