domingo, 26 de setembro de 2010

Balanço de Cingapura

Corrida boa, mas longe de ser emocionante como o narrador da Rede Globo quis vender. Alonso dominou a corrida inteira e Vettel atrás mostrava ter mais carro em alguns momentos, mas nada que o colocasse em vantagem em relação à Ferrari de Alonso, que quando precisava apertava o ritmo e tolhia qualquer pretensão mais atrevida do alemão da Red Bull.

Alias, a Red Bull desperdiçou a sua maior possibilidade (mas não certeza) de passar Alonso quando resolveu mandar Sebastian entrar junto com Fernando nos boxes ao invés de ficar mais uma ou duas voltas na pista e tentar aproveitar a pista livre. Mas, isso não aconteceu eu Vettel chegou em segundo, seguido por Webber que ousou um estratégia acertada de adiantar seu pit stop aproveitando-se da presença do Safety-car no começo da corrida, assim como vários outros carros do pelotão intermediário para trás.

Depois dele vieram Button em 4º, numa corrida conservadora mas correta, Rosberg que se aproveitou de uma boa largada e conseguiu manter o ritmo chegou em 5º seguido de Rubens Barrichello, 6º, que largou mal perdendo duas posições e não tinha carro para acompanhar os carros a sua frente, mas conseguiu adiar seu pit-stop até outra vez o safety-car entrar na pista e se deu bem, correndo com a cabeça ja que a Williams aparentemente não é tão boa de ritmo de corrida como em classificações.

Kubica, que estava a frente de Barrichello até faltar umas 12 voltas para o fim, teve que trocar de pneus porque um deles furou, mas quando voltou à pista passou a turma que estava com pneus velhos, Buemi, Petrov, Massa, Hulkenberg e Sutil, não chegando a Barrichello porque o brasileiro com pneus mais novos a essa altura ja tinha um ritmo melhor e abrira grande vantagem para esse pelotão.

Sutil com uma apática Force-India chegou em 8º, pressionado por Hulkenberg, o 9º, que era seguido por um resignado Felipe Massa, que marcou um pontinho graças também a uma troca prematura de pneus e o providencial primeiro safety-car.

Aparte a isso, houve os erros de Schumacher, que o fez chegar lá atrás, depois de se envolver em toques com as Sauber de Kobayashi e Heidfeld (esse último, tirado da disputa) e a Lotus de Kovalainen que logo a seguir pegou fogo, erro de Kobayashi que passou reto numa curva fechada e foi acertado em seguida pela charrete de Bruno Senna e erro, esse sim importante, de Hamilton, que tentou ultrapassar com infantil otimismo e  afobação Webber por fora e acabou quebrando a suspensão num toque e assim se afastando mais da liderança do campeonato. Lá atrás, alem de Schumacher Di Grassi terminou a corrida em último, o que pode ser encarado como algo positivo ante à falta de confiabilidade das Virgin.

Noves fora, a Ferrari mostra estar mais viva do que nunca com Alonso, e a Red Bull terá que se esforçar mais se quiser que Webber ou mesmo Vettel leve a taça no fim do ano. A Mclaren, aparentemente, ficou mais distante dessa disputa, mas um resultado bem encaixado poderia reverter isso, embora isso soe pouco provável pelo desempenho deles nas ultimas corridas. Que venha o Japão!