terça-feira, 20 de março de 2012

Pesquisa da Autosprint "pede" Barrichello na Ferrari

Uma pesquisa feita pela famosa (e passional) revista italiana de automobilismo Autosprint para saber quem deveria ocupar o lugar de Felipe Massa, caso ele saia, curiosamente indica que dentre as opções disponíveis, os italianos gostariam (até o momento) de Rubens Barrichello na equipe do cavalo rampante, seguido na preferência por Sérgio Perez e Jarno Trulli.

Antes de mais nada, vamos lembrar que as chances de Felipe Massa sair da Ferrari durante essa temporada são praticamente nulas, visto que ele tem um contrato em andamento com clausulas de rompimento milionárias e na história recente vimos que as equipes que trocaram de piloto durante o ano não ganharam muito com isso.

Além disso, a temporada 2012 está só começando, o carro deles é ruim e seria muito, mas muito pouco recomendável avaliar toda a futura temporada de Felipe Massa com base numa única corrida, por mais que suas temporadas 2011 e 2010 não tenham sido das melhores.

Também é bom lembrar que a Ferrari já anunciou a troca do chassis do carro de Massa, que poderia estar avariado e com isso prejudicando o ritmo dele na corrida e treinos.

Williams estreia "banco de macaco"

A equipe Williams de Bruno Senna e pastor Maldonado estreou em seu FW34 uma asa "banco de macaco", como é informalmente chamado aquela segunda e pequena asa traseira dentro da principal já utilizada por McLaren e Force Índia como vimos nesse outro post que mostrei aqui.

A diferença é que o modelo da Williams é suspenso por uma haste á frente, enquanto as rivais usam uma estrutura diretamente ligada à asa inferior.

O objetivo do assessório é, é claro, ganhar mais pressão aerodinâmica na traseira do carro.

Pelo que vimos no GP da Austrália, o novo carro da equipe parece ser bem mais eficiente que o péssimo FW33 que Barrichello e Pastor usaram durante a temporada 2011, vamos ver se essa impressão inicial se confirma no GP da Malásia.

Clique na imagem para ampliá-la:

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Alonso vs Massa - Números

Abaixo vemos os tempos de voltas de Alonso e Massa ao longo do GP da Austrália enquanto ambos estiveram na pista ao mesmo tempo. Fica evidente que o ritmo de Felipe Massa era mais lento, seja porque ficou mais tempo retido atrás de adversários no meio do pelotão, seja porque seus pneus se desgastaram mais rapidamente, seja porque simplesmente era mais lento por não se acertar com essa carroça que a Ferrari produziu.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Para entender as legendas, a cor vermelha indica volta mais lenta que a do companheiro, a verde volta mais rápida e em amarelo está indicado o período em que o Safety-Car estava na pista, que não foi comparado, obviamente.