terça-feira, 17 de julho de 2012

Hamilton na Lotus?

Parte da imprensa, sobretudo inglesa, tem especulado que Lewis Hamilton poderia trocar a McLaren pela equipe Lotus.

Embora essa possibilidade seja real e haja alguns poucos elementos para se pensar nisso, não acredito que vá ocorrer por alguns fatores:

  • A Equipe McLaren é mais estruturada e rica que a Lotus, de modo que as chances de construir um carro melhor são maiores, bem como de reagir com melhorias caso o carro não nasça lá muito bem, e Hamilton sabe disso.
  • Se a McLaren quer reduzir o salário de Hamilton à patamares cerca de 20% menores que o atual, mais parecidos com os números de Button, por exemplo, não seria na Lotus que vem acumulando prejuízos nos últimos anos e que levou o calote do patrocinador principal (Lotus) que ele conseguiria manter ou ampliar seu grande salário, pelo menso não sem afetar o orçamento do equipe para desenvolver o carro.
  • Ainda que Kimi não esteja em sua melhor forma, apanhando eventualmente de Grosjean em ritmo de classificação e com alguns pequenos problemas de adaptação à direção hidráulica da equipe, a Lotus está longe de estar mal servida ou com pilotos ruins: a atual dupla deles é forte, regular e deve continuar.
  • O clima entre Hamilton e a Mclaren já está um pouco desgastado e novos ares poderiam sim fazer bem ao piloto, mas com as portas da Red Bull, Mercedes e Ferrari praticamente fechadas por uma razão ou outra, para quem diz querer correr numa equipe que lhe permita ser campeão Lewis assumiria um risco muito grande de dar um passo atrás (ou no mínimo um passo no escuro) ao ir para a Lotus.
  • As indiretas de Hamilton, "piscando o olho" para a Lotus deve ter muito mais a ver com pressionar a McLaren para conseguir condições contratuais melhores do que propriamente um desejo de ir para lá ano que vem.
  • A McLaren sabe o valor de Hamilton e não deve esticar demais a corda por muito tempo (Hamilton quer definir a situação até o fim de agosto), devendo chegar a um acordo intermediário entre as partes, lembrando que a foi sua atual equipe que o bancou desde o Kart, havendo uma relação muito profunda para ser quebrada.
Posso até estar enganado, mas essas me parecem razões bastante razoáveis para não acreditar que Hamilton deva realmente se transferir para a Lotus em 2013, sobretudo para quem vem batendo na tecla que o principal é ter um carro competitivo e nesse sentido a McLaren continuaria sendo a aposta mais segura.