quarta-feira, 4 de maio de 2011

Programa "José Inácio Falou" pré-GP da Turquia

O programa de hoje falou sobre o GP de São Paulo de Formula Indy, das possíveis mudanças de pilotos da F1 para 2012, das mudanças internas na Williams, novidades da Ferrari, respondi muitas perguntas de internautas e caí da cadeira...


Programa José Inácio Falou - 04/05/2011 - allTV from inacio on Vimeo.

Rosberg na Ferrari, Massa na Red Bull?

Pode ser que sim, pode ser que não. A combinação acima é apenas uma variante da mais recente da onda de rumores que anualmente alimenta os bastidores da F1. O que se fala é que Felipe Massa (entenda-se seus representantes) já estaria conversando com agentes da Red Bull para assumir a vaga de Mark Webber, que pode sair da equipe no fim do ano, quando vence seu contrato, ou mesmo se aposentar.

"Puxa, então Massa vai mesmo pra Red Bull!?" perguntará alguém. Não. Ele poderá ir pra Red Bull, o que é bem diferente de afiramr que irá, pois assim como ele conversa com a equipe dos energéticos, muitos outros agentes de pilotos do grid também o fazem e a equipe poderá decidir calmamente dentre as opções que tem disponíveis um bom piloto para acompanhar Vettel a partir do ano que vem, Massa, Rosberg e o próprio Webber entre eles, mas ha mais.

No verso dessa moeda, a Ferrari que sabe que seu piloto brasileiro está desencantado com a equipe depois da chegada de Alonso e que ele está procurando opções (Além da Red Bull ele está falando com outras, Mercedes inclusive), então fazem o mesmo, lembrando que a própria Ferrari, dizem, também não o quer mais depois do pífio 2010 e discreto início de 2011, ainda que melhorzinho que Alonso (o clima interno seria de desencantamento mutuo). Mark Webber e agora Nico Rosberg, cujos emissarios já manteriam conversas com os italianos, são algumas das alternativas que seriam bem vistas internamente. Sérgio Perez, piloto mexicano da Sauber, tem um pré-contrato com o time italiano e também é uma opção, embora menos provável pois só terá um ano de experiência. Nesse campo, Sutil nunca escondeu que adoraria ir para uma equipe melhor que a atual...

E na Mercedes? Antes de seguir com essa boataria, lembro que Rosberg tem contrato com eles até o fim de 2012, mas caso ele o rompa e realmente saia, o escocês Paul di Resta seria um nome considerado pelos alemães, já que o piloto que vem fazendo um bom início de ano pela Force Índia é apoiado pela montadora da estrela ha anos e ganhou para eles o concorrido campeonato da DTM no ano passado.

Muita coisa ainda vai surgir no falatório da F1, muitas vezes impulsionados por agentes de pilotos que soltarão notícias falsas na tentativa de valorizar o passe de seus clientes, então aguardemos de ouvidos atentos e criteriosos.

Nico Rosberg e Ross Brawn e a aerodinâmica da F1

Nada realmente revelador ou que eu já não tenha falado em meus post ou programas de TV, mas é sempre melhor ouvir de quem realmente vive nesse meio: