quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Kartodromo do Beto Carrero com Barrichello

Conheça o novíssimo Kartodromo do Beto Carrero World projetado por Hermann Tilke a bordo do capacete de Rubens Barrichello:

O novo regulamento técnico da F1 2012

Como muitos sabem, a FIA divulgou ontem as novas regras técnicas da Formula 1 para a temporada 2012. Com base na explicação do diretor técnico da equipe Renault (Lotus em 2012) James Allison, que eu ampliei, mostro agora quais as mudanças importantes em relação ao regulamento técnico de 2011 para que você já se prepare para iniciar o novo ano informado e preparado para entender as principais mudanças. São elas:

Bicos mais baixos: Os bicos dos carros tiveram sua altura máxima rebaixada dos atuais 62,5cm para 55,0 cm para garantir que todos os bicos sejam mais baixos que as proteções laterais dos cockpits dos pilotos, minimizando os riscos para os pilotos na eventualidade de uma batida lateral em "T". Repare que não falo da ponta do bico apenas, mas de todo ele desde sua junção com o chassis.

Paineis: Os chassis dos carros de Formula 1 são construídos com determinados tipos de painéis de fibra de carbono que são homologados pela FIA para que tenham determinados padrões de resistência e absorção a impacto. Esses "painéis homologados" tiveram sua altura mínima lateral elevadas para 55,0cm, exatamente a altura máxima dos novos bicos de F1, com o mesmo intuito de proteger os pilotos na eventualidade de um impacto lateral.

Aberturas e aerodinâmica: Havia uma ambiguidade no artigo 3.8.5 do regulamento técnico que permitia às equipes trabalharem além do permitido na aerodinâmica do carro. Agora está categoricamente claro que para cada braço de suspensão que emerge da traseira do carro só é permitida apenas uma abertura. ante as equipes faziam superfícies onduladas e diversas aberturas, agora isso não será mais possível.

Distribuição de peso: Em 2011 as equipes concordaram que houvesse apenas uma limitada possibilidade de distribuição de peso entre a frente e traseira dos carros. Essa limitação se provou eficaz e ela foi estendida até 2013.

Ancoragem dos cabos das rodas: Desde 2011 as rodas dos carros de F1 tem não 1, mas 2 cabos de segurança para evitar que as rodas se soltem numa colisão (nada tem a ver com rodas soltas por má fixação nos pit-stops). Havia a obrigatoriedade de que cada cabo tivesse um diferente ponto de ancoragem (fixação) no carro, para garantir a redundância do sistema, só que a redação desse artigo era confusa e agora foi reescrita para evitar interpretações erradas e soluções ineficazes.

Câmeras onboard: Em 2011 foram vistas várias equipes recolocando as câmeras do bico do carro entre as hastes de fixação claramente para obter ganhos aerodinâmicos (foto à esquerda) ao invés de garantir boas imagens de TV. Para evitar que a localização das câmeras seja desvirtuada, os locais de fixação delas ganharam regras mais rígidas, bem como as das câmeras acima da entrada do "Santo Antônio", para que não sejam rearranjadas para ganhos de pressão aerodinâmica (foto à direita).

Escapamentos: Depois da popularização dos escapamentos "sopradores" de ar em 2011, fica proibido escapamentos com saída na região do assoalho do carro. Agora eles obrigatoriamente terão saídas acima da carenagem traseira, aproximadamente um pouco antes mas na mesma altura do topo dos pneus traseiros (foto ao lado) e a inclinação do tubo de escape tem uma variação de ângulos que oscila no máximo 30º, mas cujo exato local pode variar um pouco conforme o gosto da equipe, desde que dentro dos padrões mínimos estabelecidos pela FIA.
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